Ouça o novo CD "Primera Fila", de Roberto Carlos, completo!

O Spotify disponibilizou o álbum completo na versão em português, e você pode ouvir todas as faixas aqui! Confira!

Roberto Carlos Especial 2015

Confira a audiência e todas as emoções do programa, revendo duetos com Thiaguinho, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos e muitos outros!

Novo CD e DVD de Roberto Carlos 2015!

Confira capa, repertório, ouça faixas e saiba onde comprar! Ao vivo nos famosos estúdios de Abbey Road, em Londres.

Roberto Carlos é homenageado como Persona Del Año no 16º Grammy Latino!

Vídeos, fotos, reportagens e toda a apresentação do Rei no Grammy Latino 2015. O Rei foi homenageado em um evento de gala, cantou na premiação do Grammy e chamou a atenção no tapete vermelho! Confira!

PROJETO EMOÇÕES EM ALTO MAR 2016

Saiba como participar do próximo Cruzeiro do Rei, no Navio Costa Pacífica, de 20 a 24 de janeiro de 2016.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Eduardo Lages - Nossas Canções


Olá súditos !

Hoje, cá estamos, depois de TRÊS (!!!) matérias no fim de semana passado (44 Anos Da Jovem Guarda, Cobertura de Show do Rei em São Paulo - por Rafael Avena-, Lançamento do disco Elas Cantam Roberto) para divulgar o mais novo lançamento do maestro Eduardo Lages.

O disco novo possui 12 músicas e se chama
Nossas Canções. Há alguns meses o maestro já tem conversado com os fãs através do seu blog, pedindo sugestões de músicas e de arranjos, o que nós, fãs, gostamos de fazer ! E o maestro, como sempre, segue nossos conselhos. Nesse CD, ele gravou "Canzone Per Te", que eu (James) sugeri, e que Diego Bachini, coautor deste blog, sugeriu ano passado.

O repertório do novo disco:
• Além do Horizonte
• Outra Vez
• O Portão
• Não se esqueça de mim
• Nossa Canção
• Negro Gato
• Não quero ver você triste
• Canzone per te
• O Tempo vai apagar
• Falando Sério
• Custe o que custar
• Confissão

Em breve teremos link para compra do novo CD do maestro !
Acesse www.eduardolages.blogspot.com para ouvir trechos do novo disco !


E você? O que achou do repertório e da capa do novo CD do maestro Eduardo Lages? Deixe seu comentário !

Um Forte Abraço !
James Lima
Equipe RCB
Teresina - Piauí - Brasil

PÓS ESCRITO: Morreu ontem (28 de agosto de 2009) o cantor que era ídolo de Roberto Carlos, quando menino: Bob Nelson. Próxima sexta, nossa matéria será sobre ele !.


PROMOÇÃO !
O comentário mais criativo sobre o novo CD do maestro nessa matéria vai ganhar este CD, de graça, pelo correio ! Tá esperando o que pra participar? Prazo: De 23:30 do dia 28 de agosto de 2009 às 07:00 do dia 04 de setembro de 2009.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Elas Cantam Roberto Carlos


Elas Cantam Roberto Carlos !
CD duplo em pré venda !
www.livrariasaraiva.com.br

Capa do CD !

Repertório:


Disco 1
1. Você Não Sabe - Hebe Camargo
2. Canzone Per Te - Luiza Possi / Zizi Possi
3. Proposta - Zizi Possi
4. Sua Estupidez - Alcione
5. Desabafo - Fafá de Belém
6. A Distância - Celine Imbert
7. Se Você Pensa - Daniela Mercury
8. Você Vai Ser o Meu Escândalo - Wanderléa
9. Nossa Canção - Rosemary
10. Todos Estão Surdos - Fernanda Abreu
11. 120… 150… 200 Km Por Hora - Marilia Pera

Disco 2
1. As Curvas da Estrada de Santos - Paula Toller
2. Como Dois e Dois - Marina Lima
3. As Canções que Você Fez para Mim - Sandy
4. Só Você Não Sabe - Mart’nália
5. No Fundo do Meu Coração - Adriana Calcanhotto
6. Falando Sério - Claudia Leite
7. Não Se Esqueça de Mim - Nana Caymmi
8. Força Estranha - Ana Carolina
9. Olha - Ivete Sangalo
10. Emoções - Roberto Carlos
11. Como É Grande o Meu Amor Por Você - Rc & Divas


Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

domingo, 23 de agosto de 2009

Roberto Carlos no Ibirapuera (São Paulo)


Olá Súditos !

Ontem à noite tivemos um repórter especial, Rafael Avena, no show de Roberto Carlos no Ginásio do Ibirapuera. Hoje, às 6 da manhã, ele me enviou um texto por email, para publicar no blog. Você pode ler o texto abaixo.

Meu irmão James aqui estou para falar como foi o dia 22 de agosto de 2009, o dia em que assisti a turnê “50 anos de musica” fomos eu minha namorada Pamella e meus grandes amigos e irmãos Tico e Madruga

Bom contar o antes nem é preciso, pois é bem óbvio: não consegui dormir, comer também não foi fácil, pois estava muito ansioso!!! Normal para um súdito!! Ah e claro a compra do meu presente para dar ao Rei: Uma cesta de chocolates com uma garrafa de vinho junto, pois sei que são duas coisas que o Rei ADORAAA!! Rsrsr

Bom cheguei ao Ginásio do Ibirapuera às 19:15 já tinha um certo movimento de pessoas chegando, alguns ônibus também desembarcando suas caravanas vindas de todo estado, pelo que pude ver, tinha caravana de Guaratinguetá, Cruzeiro e Campinas, se eu não me engano. Aí como sempre ficamos um pouco do lado de fora e aí vimos passando o Grande Wanderley que foi muito simpático e nos desejou um bom show!!

Quando entramos, pudemos ver já muitas pessoas nas arquibancadas e nas cadeiras de anel, mas nas cadeiras azuis que era nosso setor, pouca gente havia chegado, e o tempo não passava .... a ansiedade aumentava!!! Uma coisa que me marcou nesses momentos pré show foi o fato de ser um show aonde não havia cortinas no palco, fato inédito pra mim, pois sempre no extinto Olympia e no Credicard Hall haviam as cortinas, e no pacaembu cheguei muito em cima da hora então pude ver nesse show a orquestra se aquecendo, se ajeitando, foi quando gritei o nome do Paulinho e ele me cumprimentou!! E depois no fim do show deu uma palheta pro Tico.Muito simpático!! Outra pessoa maravilhosa que conversei foi o grande Osmar!! Ele mesmo: o motorista do Rei!! Que cara simples e maravilhoso, realmente um grande Cara não é à toa que há tantos anos tem esse cargo de confiança do Rei, ele até riu quando perguntei se ele tinha vindo com o famoso Escort hehe

Quando eram 21:25 as luzes se apagaram e um membro da equipe posicionou o pedestal do Rei, fez um nó no fio do microfone e deixou daquele jeito famoso do Rei !! Aí começou o vídeo com imagens antigas com o fundo musical de “Meu pequeno Cachoeiro” chega a emocionar essa musica com as imagens, ao fim, entrou o Competentíssimo maestro Eduardo Lages e entoou com o RC9 “Como é grande o meu amor por você” quase num karaokê com a platéia, enfim, pudemos dizer em alto e bom som o quanto amamos o senhor Roberto Carlos Braga!!

Então começou a abertura instrumental: Fantástica, empolgante, linda mesmo!! Parabéns maestro... aí o Ibirapuera veio abaixo com a famosa voz entoando: “Senhoras e Senhores com vocês RRROOOBBBBBEEEEERRRTTTOOOO CAAAARRRLOOOSS!!! E claro, os primeiros versos de “Emoções”, um Rei feliz e emocionado entrou no palco deu seu famoso suspiro e disse: “Quando eu estou aqui....” Enfim, começava a minha participação nessa turnê fantástica...

“Que prazer rever vocês, mais uma vez em São Paulo, aqui no Ibirapuera aonde eu já estou acostumado a cantar há muito tempo... mais um pouco eu moro aqui no Ginásio, mas vocês têm que morar comigo aqui porque isso aqui sem vocês é totalmente diferente!” Nossa quase chorei e me mudei pro Ginásio essa hora! Então ele disse que queria dizer muitas coisas nesse show, mas que o negócio dele era cantar...”Tanto tempo longe de você” era a deixa para Eu te amo, te amo, te amo uma daquelas musicas que nunca podem faltar num show, pois esquentam a galera que sempre grita “eu também”

A terceira música da noite foi “Alem do Horizonte” aonde um Rei assanhado fez aquela dancinha no “porque você vem comigo...” e “viajou” ao amar na relva escutando o canto dos pássaros levando a galera ao delírio. Em “Amor Perfeito”, antes de cantar ele disse que havia gravado há muito tempo, mas o grande sucesso foi com Claudinha Leite como sempre muito modesto o Rei... no fim da 1ª parte da musica a platéia cantou: “ sem você eeee eee eee “ e o Rei disse “ainda não” ... hehhe

Em seguida veio a clássica “Detalhes” no banquinho e violão como ele tem feito do acústico pra cá... Em “Outra Vez”, ao fim da música, ele disse: “ Eu sempre digo que ninguém nunca ta sozinho numa dessa, o seu vizinho ou colega de quarteirão ou seu amigo sempre estão juntos na mesma situação... então vamos terminar juntos essa canção. Sinto você bem perto de mim... Outra vez!!!!” Demmaaaiiisss!!!

No 1º Pout Pourri da noite ele falou que estava distraído e alguém o avisou que estava fazendo 50 anos de carreira, mas que ele achava impossível, pois nem tinha isso de idade!! E cantou”Aquela casa simples”, “Meu querido meu velho meu amigo” e Lady Laura”.

Em “Nossa Senhora” uma linda cascata de fogos caiu sobre o palco bem no fim da musica, muito lindo mesmo! Aliás que show de luzes e som esse dos 50 anos! Com “Mulher Pequena” voltou o Rei assanhado, ehehe dizendo: “ Pelos pêlos do meu peito e dentro da minha camisa” colocando a mão por dentro da camisa e a mulherada gritando.

Depois ele falou que sempre via os caminhões chegando em Cachoeiro sujos de barro, só tinham o rastro do limpador no pára-brisa e ele desde aquela época adorava essas grandes máquinas, e que sempre que lhe perguntam o que ele seria se não fosse cantor, ele responde que queria ser caminhoneiro....”Todo dia quando eu pego a estrada” era a grande “Caminhoneiro” sumida do repertorio, apenas entrava no pout pourri de carros e agora completinha pra gente... emocionante.

Antes de cantar “Do fundo do meu coração” disse um texto bem próximo com o do maracanã dizendo que a “coisa tava brava” aliás grande sacada do Rei recuperar essa musica pra essa turnê !!

Chegou então a hora de falar sobre “as coisas que nos dão prazer” já que “a vida tem de tudo” então” Eu te proponho nós nos amarmos...” era a proposta do Rei para falarmos de temas mais sensuais... mas como o 1º passo já havia sido dado o 2º foi mais fácil “No seu corpo é que eu encontro...” e aí como no especial de 2007 ele disse “Sem comentários” foi a deixa para “Os seus botões” muito aplaudida pelo público e cantada verso a verso em coro! Mas aí veio à noite e à noite a gente faz os planos pro dia seguinte ( com aquela carinha marota do Rei) “Amanhã de manhã ....” e para encerrar, o bloco sensual do show a sempre apoteótica “Cavalgada” que sempre dispensa comentários: que regência do Lages, que show de luzes e claro que interpretação do Rei, e sem contar na fim da música quando literalmente nasce um sol no ginásio FANTÁSTICO! (Ao lado, Roberto apresenta o maestro Eduardo Lages, no show do dia 22. Foto: Rafael Avena)

Em seguida quando ele foi apresentar o RC9 que nunca é RC9 e mais os músicos da Orquestra sinfônica de SP o público já se levantou e foi para a beirada do palco sendo que ainda faltavam 4 números pro fim do show, então peguei meu presente pro Rei e corri também! Fiquei bem encostado ao palco no canto aonde fica o maestro... e dali pude ver a descontração do Rei com a orquestra e as coisas que ele fala que são “impublicáveis” hauahuahau mas que mostra que o Rei está voltando a se divertir no palco literalmente....

Então ele disse” hoje 22 de agosto fazem 44 anos que nós fizemos o 1º programa Jovem Guarda aqui mesmo em SP, então...” começou o fantástico pout pourri com “É proibido Fumar”, “Namoradinha de um amigo meu”, “Quando”, “ E por isso estou aqui” e “Jovens tardes de domingo” com aquela parte declamada de “Cenário” “Dramas, romances, comédias, paixões, um entrar e sair de ilusões sem saber se é pra rir ou chorar, durante 50 anos.( assim mesmo invertido do maracanã)... Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi!!!”

Depois foi a vez do Rei declarar o seu amor por nós em “Como é grande o meu amor por você” e dizer que “É preciso saber viver”.

O show terminou com Jesus Cristo e aí chegou o tão aguardado momento da Rosas, aonde eu tentaria entregar o meu presente... o Rei foi primeiro para o outro lado ficou um bom tempo lá o que já me deixou preocupado, mas depois ele veio para o meu lado e como num momento único da minha vida ele olhou pra mim, pegou meu presente deu aquela “ouvidinha” , olhou nos meus olhos e disse: “Obrigado, obrigado” sorrindo e me deu uma rosa na minha mão!!! Dizendo outra vez obrigado, que momento único na minha vida, meu ídolo, meu exemplo de vida, o maior artista desse pais, a pessoa em quem me inspiro todos os dias da minha vida, olhou nos meus olhos e disse obrigado! Eu é que deveria agradecer a esse cara que me ensina a cada dia como amar uma mulher, meu pai meu querido meu velho e meu amigo, minha mãe uma Lady, meus amigos de fé e irmãos camarada, a amar a Deus, Jesus Cristo, Nossa Senhora, enfim a ser um ser humano! Pois por mais que ele seja chamado de Rei ele é um ser humano simples que vive os mesmos problemas, angustias, alegrias e emoções que todos nós, mas tem a grande humildade de olhar pra mim, um simples súdito e dizer “obrigado”! Parabéns ao rei por esses 50 anos!!! Ele merece mais 500 anos de musica, porque ele é insubstituível.

Portanto, fim de show... tentei por mais de uma hora convencer alguém pra eu tirar uma foto com o rei, deixei meu contato no presente, mas ninguém me procurou, avisei quem eu pude que o rapaz da cesta de chocolate não tinha ido embora e que não iria embora enquanto houvesse esperança, mas o Rei não receberia mais ninguém. Tudo bem, ele já tinha olhado nos meus olhos e visto o quanto ele é importante pra mim tenho certeza.

Então descobri por onde o ele sairia e corri, lá estava a postos o famoso Escort e o Grande Osmar esperando o Rei, foi uma longa espera, um frio danado, mas não arredei o pé e então saíram a Carminha, o Genival e o Guto para então surgir o HOMEM já com seu jeans mais descontraído e ele mais uma vez acenou, sorriu e partiu!!!

Bom resumindo esse texto, foi um show fantástico, senti uma grande organização pois eles pegam cada gesto do rei para por no telão, enfim, tudo muito ensaiado e sincronizado dando 100% de acerto, um repertorio muito bacana, fazendo uma viagem por todas as fases, e principalmente a volta de um Rei que eu não via há 10 anos!!! Feliz, alegre, brincalhão, enfim, com vontade de estar no palco sem querer sair dali... Fantástico!!
Espero ter passado um pouco das emoções do show e desculpem pelo texto imenso, mas são muitos “Detalhes” hehehe

Obrigado pelo espaço e espero que tenham gostado!!

Obs: Não estava no show a Ana Lucia Heringer, a Lucinha do Coral, estavam apenas o Ismail e a Jurema!!!

Segue abaixo o roteiro do show:

1.Vídeo com Meu Pequeno Cachoeiro (Instrumental)
2.Como é grande o meu amor por você (Instrumental)
3.Abertura Instrumental
4.Emoções
5.Eu te amo, te amo, te amo
6.Além do Horizonte
7.Amor Perfeito
8.Detalhes
9.Outra Vez
10.Medley: Aquela casa simples
Meu querido meu velho meu amigo
Lady Laura
11.Nossa Senhora
12.Mulher Pequena
13.Caminhoneiro
14.Do fundo do meu coração
15.Medley: Proposta
Seu Corpo
Os seus botões
Café da manhã
16.Cavalgada

Apresentação da orquestra

17.Medley: É proibido Fumar
Namoradinha de um amigo meu
Quando
E por isso estou aqui
Jovens tardes de domingo
18.Como é grande o meu amor por você
19. É preciso saber viver
20.Jesus Cristo

O rapaz deu um show de cobertura, né?
A namorada dele, Pamella, filmou o momento que Roberto Carlos recebeu o presente. Veja abaixo:

Foto: Roberto Carlos recebe o presente de Rafael Avena !
As fotos dessa matéria não são as que Rafael tirou, mas as do primeiro dia, 21 de agosto. As do dia 22, ainda não recebemos.

Wanderléa foi ver o Rei dia 21. O irmão do Rei, Carlos Alberto, também !


Próxima Matéria
Próxima sexta estaremos de volta, dando destaque ao novo disco do maestro Eduardo Lages, Nossas Canções.

Um Forte Abraço
James Lima e Rafael Avena
Equipe RCB
Teresina - Piauí - Brasil
São Paulo - São Paulo - Brasil

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

sábado, 22 de agosto de 2009

Que Onda, Que Festa De Arromba ! - Os 44 Anos Da Jovem Guarda


Olá Súditos !

Hoje, cá estamos nós para comemorar, uma semana depois, os 44 anos da Jovem Guarda e, aproveitando a onda das comemorações pelos 50 anos de carreira do Rei, e o Projeto RC 50 Anos, que temos realizado no blog desde janeiro deste ano, relembraremos mais uma importante fase da carreira daquele a quem chamamos de Rei.

O que ocorre é que, ano passado, no aniversário de 43 anos do movimento, escrevemos uma matéria bastante complexa a respeito do início do programa, que você pode reler aqui, e esse ano não queremos repetir o que falamos no ano passado. Por isso, fomos atrás de detalhes bem pequenos, bem pequenos mesmo, mas que são bem grandes para serem esquecidos, sobre a Jovem Guarda, que não abordamos na matéria do ano passado, e que são pouco conhecidos pelos fãs de hoje. Vamos viajar no tempo ? (Na foto ao lado, Roberto Carlos e o presidente da TV Record nos anos 60, Paulinho Machado de Carvalho)

Pois bem, depois de toda a procura pelos apresentadores, pelos patrocinadores e por um bom nome para o programa (fatos já narrados na matéria do ano passado), estava tudo pronto para o programa estrear. A data já estava definida: 22 de agosto, 16:30.

Ao longo da semana, a chamada para o programa mostrava Roberto Carlos sentado num banquinho, com um violão, tocando "Não quero ver você triste". "Olá, pessoal, aqui é Roberto Carlos. Estarei com vocês na TV Record a partir deste domingo, às quatro e meia da tarde, no programa Jovem Guarda. Espero contar com todos vocês."

Na época, Roberto Carlos tinha apenas um Volkswagen, mas no dia da estreia do programa, um amigo emprestou-lhe um Impala, para que ele chegasse à Record como um ídolo. E ele chegou lá 3 horas antes da estreia. Alisou o cabelo e penteou-os cuidadosamente por 10 minutos. Tomou duas taças de vinho Saint Raphael, relaxando e preparando a garganta. Agora sim, tudo pronto.
O Teatro Record. Palco das Jovens Tardes de Domingo.

Pontualmente às 16:30, as cortinas do Teatro Record foram levantadas, e Roberto apareceu com os cabelos à moda dos Beatles, botas, calça justa, paletó sem gola, pulseira de prata e anéis de ouro e jade. O cantor agradeceu a presença de todos, saudou o público de casa, e começou a cantar Parei na contramão. A primeira música executada em um programa Jovem Guarda. Depois da canção, chegou a hora de Roberto chamar o amigo Erasmo ao palco, e fez um gesto sugerido pelo amigo Jair de Taumaturgo. Curvou o corpo, abaixou a cabeça até a altura dos joelhos, apontou o dedo e disse: "E agora, com vocês, o meu amigo Erasmo Carlos !". Os dois se abraçaram e Erasmo cantou Festa De Arromba. Logo em seguida, chamou a maninha Wanderléa, que veio de calça preta justa, e que estreou no programa cantando Exército Do Surf. Desde o primeiro programa, Wandeca já mostrava uma dança bem sensual.

O trio ficava no centro do palco. Cantavam muito e falavam pouco. Chamavam os convidados que entravam pela direita e saíam pela esquerda. O programa era exibido ao vivo para São Paulo, e em videoteipe em outras capitais. Roberto relembra que teve sua camisa rasgada no primeiro programa, e que ficou impressionado, pois não sabia que era "exatamente assim".

Aos poucos, o elenco do programa foi se formando. Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, The Fevers, Prini Lorez, Jerry Adriani, Os Incríveis, Ed Carlos, Trio Esperança, Silvinha, Rosemary...

O programa era apresentado da forma mais natural possível, trazendo, inclusive, gírias que os cantores ouviam nas ruas e achavam interessantes, levando-as para o programa. "É uma brasa, mora?" e "Barra limpa" eram algumas das gírias usadas durante o programa. É importante ressaltar que o uso de gírias na TV daquela época não era comum. O primeiro programa a usar isso foi o "Jovem Guarda".

Roberto e Erasmo, durante o programa, faziam algo também interessante: liam cartas de alunos que reclamavam dos diretores de suas escolas, pois eles não deixavam que os estudantes cabeludos entrassem na escola. O Teatro Record inteiro vaiava o diretor que, quase sempre, na segunda feira, era entrevistado pela televisão. Aquelas granadas fictícias que Roberto atira com as mãos no filme Roberto Carlos Em Ritmo De Aventura (enquanto canta Você Não Serve Pra Mim), Roberto já usava no programa, atirando granadas fictícias no rumo da plateia, e tapando os ouvidos, em seguida. (Na foto ao lado, a logomarca da turnê de Roberto Carlos em 1966)

Pouco tempo depois da estreia do programa, saiu o novo disco de Roberto Carlos, o LP Jovem Guarda, que, com esse título, promoveria o programa, e seria promovido por ele. O LP trazia grandes canções, entre elas a bombástica Quero Que Vá Tudo Pro Inferno, que, quando lançada, explodiu no Brasil inteiro. Por mais que Parei Na Contramão e O Calhambeque tenham feito sucesso antes, Quero Que Vá Tudo Pro Inferno foi o primeiro grande hit de Roberto Carlos, e alavancou os índices de audiência do programa, que subiram de 15% (estreia em 22 de agosto) para 38% (abril de 1966).
Na foto, a prova que Elis Regina, Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Jorge Ben já estiveram no programa "Jovem Guarda".

A publicidade se apropriava dos bordões e gírias em anúncios que diziam: "Está uma brasa a nossa liquidação". Uma churrascaria de São Paulo estampava na porta de entrada: "Aqui o churrasco é feito na brasa, mora!". Isso sem falar na exploração da imagem fotográfica dos artistas e até de seus familiares. Nas bancas de jornais era comum encontrar à venda fotos de dona Laura, mãe de Roberto, ou de dona Diva, mãe de Erasmo.

Muitas empresas quiseram patrocinar o programa, e muitas, inclusive, receberam recusa, o que não as impedia de usar a marca Calhambeque ilegalmente, uma vez que a fiscalização não era tão boa. Roberto até parou de cantar a música, para não fazer propaganda. Ouça aqui, com exclusividade do blog, alguns áudios interessantes. Uma propaganda das Calças Calhambeque que alerta os fãs para que não comprem calças sem "a etiqueta dourada", que era a marca do produto original.


Roberto Carlos fala sobre o primeiro ano de aniversário do Jovem Guarda


Foi durante um programa Jovem Guarda, inclusive, que Roberto conheceu Cleonice Rossi, a Nice, sua primeira esposa.

O palco era constantemente bombardeado por flores e objetos. Estes, disputados por cantores, contrarregras, sonoplastas...


No dia 17 de abril de 1966, uma festa de arromba ! A comemoração pelo aniversário de 25 anos de Roberto Carlos, que só seria oficialmente dois dias depois, numa terça feira. Mas o programa especial não foi gravado no Teatro Record, mas no Cine Universo. Tinha 4354 lugares, e era o maior espaço possível para a gravação de um programa de auditório, em São Paulo. Todos os ingressos esgotaram-se com dias de antecedência, e foram disputados a tapa. Foram vendidos ingressos extras, e muita gente ficou de pé. Lá fora, mais de 15 mil pessoas. Um deles era Ricardo, o pai de nosso querido Rafael Avena, repórter aqui do blog. Sim, seu Ricardo tava lá no meio ! Soldados do exército e da aeronáutica foram convocados. Foi a maior histeria coletiva que já havia ocorrido por um artista na história do Brasil. Os beatnicks abriram o programa, e lembram que iam cantar Help dos Beatles. A única palavra da música que conseguiram ouvir direito foi o Help que inicia a canção. Ângela Maria, Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves também se apresentaram, sem falar em cachê. O calor chegava aos 50 graus, e o teto removível do cinema teve de ser removido, o que pouco melhorou na temperatura. Muita gente passando mal, e Roberto chorando durante todo o programa. "Foi realmente um dos momentos mais emocionantes da minha carreira. Eu jamais posso esquecer o que vivi naquela tarde de domingo no Cine Universo." Acima e aos lados, fotos da festa. Abaixo, o teto removível do cinema.


Em agosto de 1966, Roberto foi convidado pela RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) para um especial em vídeo (detalhe: esse especial completo consta em nossos arquivos). Roberto viajou para Portugal domingo à noite, logo depois do programa Jovem Guarda. Erasmo Carlos considera esse o momento mais emocionante daquele tempo. Muita gente acenando para o Rei, no aeroporto de São Paulo, e muita gente o esperando e gritando seu nome em Portugal, fato que Roberto não esperava. Ao lado, foto de Roberto Carlos com Dedé (bateria) e Bruno Pascoal (baixo), os músicos do RC-3, que acompanharam Roberto Carlos na apresentação no RTP. O Rei, na época do RC-3, além de cantar, tocava guitarra. "Pega Ladrão", "História de um homem mau", "Quero Que Vá Tudo Para O Inferno", "Parei Na Contramão", "Não Quero Ver Você Triste" e "Coimbra" foram algumas das canções presentes nesses 20 minutos de Roberto Carlos em Portugal. O programa se chamava Canção É Espetáculo.

Em dezembro de 1966, os cantores da Jovem Guarda fizeram a campanha "quero que você me aqueça nesse inverno", na qual arrecadaram agasalhos para pessoas que passariam o natal com frio. Um gesto de bondade e solidariedade daquele programa. Na foto ao lado, Roberto Carlos promove a campanha, durante um programa.

Na verdade, o Jovem Guarda foi apenas mais um - e o mais bem-sucedido - entre vários outros musicais que eram levados ao ar nas emissoras de tevê da época. E, em vez de só congraçamentos e abraços, havia também competição entre os programas e entre os artistas participantes. Ronnie Von e Eduardo Araújo, por exemplo, nunca cantaram no Jovem Guarda, pois tinham seus próprios programas. Ronnie foi contratado primeiramente pela Record, mas depois descobriu que a emissora só fez isso porque tentou anulá-lo como artista, e logo trocou a Record pela Excelsior, onde teve o programa "O Pequeno Mundo De Ronnie Von". "Era uma dificuldade conseguir alguém para vir ao meu programa, pois todos preferiam cantar no Jovem Guarda.", protesta Ronnie.

Entretanto, com o tempo, a Jovem Guarda foi criando quedas de audiência. Primeiro, por superexposição de mídia. Segundo, pela falta de organização. E terceiro, por causa de um novo programa que surgia nas tardes de domingo, e que está no ar até hoje. O Programa Sílvio Santos.

Tudo aquilo fez com que Roberto Carlos se despedisse do programa na tarde de 17 de janeiro de 1968. Na despedida, terno azul-marinho. Cantou Quando e chamou Wanderléa, que agradeceu a amizade de Roberto durante o programa, e cantou Te Amo com a voz embargada. E era assim com todos os cantores. Entravam, despediam-se de Roberto Carlos, e cantavam um número musical, quase sempre com voz embargada. Roberto cantou a sua nova música, Como É Grande O Meu Amor Por Você. Silêncio absoluto na plateia. A produção do programa tinha entregado a Erasmo Carlos um texto para ele ler no momento de despedida do companheiro. "Você, Roberto, não está deixando vago o seu trono de rei da jovem guarda para que este seu amigo tome posse dele. O trono é seu e ninguém vai ocupá-lo. O que vamos procurar fazer é continuar sua luta...", e o texto prosseguia com mensagens de agradecimentos e desejo de boa sorte na nova fase que começava para Roberto Carlos. Mas Erasmo não conseguiu ler nada na hora. Inconsolável, tirou um enorme lenço e soluçou profundamente, enquanto o parceiro o abraçava. O RC-7 tocou a Valsa da Despedida, com todo o elenco do programa no palco, cantando. Exceto Roberto, Erasmo e Wanderléa, que choravam copiosamente. Logo em seguida, RC cantou Quero Que Vá Tudo Pro Inferno, encerrando o programa.

Erasmo e Wanderléa levaram o programa adiante, até junho daquele ano, quando o programa, definitivamente, acabou. Na época, Roberto fez a seguinte declaração:

"A Jovem Guarda não acabou só porque um programa com o seu nome saiu do ar. Isto não quer dizer que o movimento acabou. O Programa Jovem Guarda cumpriu suas finalidades, e até ultrapassou a expectativa desse movimento.
Jovem Guarda quer dizer renovação, porque é sinônimo de juventude. É como uma corrida de revezamento, entende? Um vai passando o bastão para o outro, só que esta corrida não tem fim, porque a juventude é eterna, dinâmica, e, graças aos Céus, tem sempre fome de coisas novas."

Mas todos diziam (e dizem) que Roberto fez bem em sair antes da Jovem Guarda, pois reciclou sua imagem como artista e, poucos dias depois, venceu o Festival De San Remo, consolidando-se como ídolo do Brasil, e não apenas da juventude. Mandou bem, né?

Próxima Matéria
Próxima sexta, nossa matéria será relacionada à temporada que o Rei está fazendo em São Paulo. Teremos um enviado especial ao show de hoje, 22 de agosto. O repórter Rafael Avena vai mandar informações do show, que serão publicadas amanhã cedinho!

Na OUTRA sexta (28/08)
daremos destaque ao novo lançamento do maestro Eduardo Lages, Nossas Canções.

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !


Esta matéria pertence ao projetoProjeto RC 50 Anos • Blog *Roberto Carlos Braga* Leia mais sobre esse projeto clicando aqui.

PS: Matéria bem extensa, mas valeu a pena escrever, e vale a pena ler !

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Novidades !!!

Temos ótimas novidades !

• Segundo fontes seguras, o Rei escolheu a capa do novo CD / DVD "Elas Cantam Roberto" em Porto Alegre, no hotel, e já mandou para a gravadora! Em duas semanas teremos o CD e o DVD em mãos !

• Dody Sirena anunciou que o disco do final do ano será o show no Maracanã, com extras que a Rede Globo não mostrou ! (Lembrando que não foi exibida a música Caminhoneiro, por causa da chuva, e de arcodo com o co-autor Diego Bachini Lima, que estava no show, a música estava 'diferente, mais bonita que de costume.')

• A música nova que Roberto Carlos prometeu para a novela "Viver A Vida", próxima novela das oito, será a abertura da trama.

• O CD inédito também já está pronto, segundo Dody Sirena, e as músicas são muito alegres, fugindo do romantismo habitual.

PÓS ESCRITO: •
Os shows de Roberto Carlos no ginásio do Ibirapuera, que começam hoje como parte do projeto Itaúbrasil, terão quatro câmeras e oito microfones direcionados unicamente para gravar a plateia. As imagens serão usadas em um DVD sobre a turnê comemorativa dos 50 anos de carreira do cantor

Breve, mais novidades !

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Teresina Na Obra de Roberto Carlos !

Roberto Carlos canta em Teresina, durante a turnê '50 Anos De Música', no dia 08 de junho de 2009. Foto exclusiva.
Olá Súditos !

Hoje cá estamos para homanagear a cidade de Teresina pelos seus 157 anos, e mostrar a relação que esta calorosa cidade tem com o cantor mais caloroso do Brasil.

Primeiro, porque Teresina é a sede de nosso blog. Dos 5 membros da equipe, um já morou em Teresina, e dois moram atualmente, entre eles, o próprio presidente, James Lima.

Em segundo lugar, porque Teresina sempre teve um carinho especial por Roberto Carlos, e, como em toda cidade, tem algumas histórias para contar relacionadas ao maior ídolo de todos os tempos da música brasileira. Saibam que, sem dúvida alguma, essa foi a matéria que mais deu trabalho, que mais precisou de pesquisa, e que mais vai me deixar feliz ao vê-la no ar.

Pois bem, a primeira vez que Roberto Carlos esteve em Teresina foi no ano de 1964. O Rei cantou no Teatro Quatro de Setembro, tradicional Teatro da cidade desde 1894, até hoje, e cantou também no Clube Marquês de Paranaguá, que, também, até hoje é muito usado, embora não mais para shows.

A Miss Teresina 1964, Sônia Façanha. Roberto Carlos teve namoricos com ela...Nessa época, Roberto chegou a namorar a Miss da cidade, Sônia Façanha, cuja foto você vê ao lado. Ela foi também segundo lugar no concurso Miss Piauí, perdendo para a candidata de Floriano. O empresário artístico que trouxe o jovem Rei para Teresina chamava-se Raimundo Magalhães.

O show apresentado na época era baseado em canções dos discos de 63 e 64, uma vez que nem mesmo na Jovem Guarda Roberto estava ainda !

Na estreia do filme "Roberto Carlos em ritmo de aventura", no dia 03 de fevereiro de 1968, uma tia minha, tia Rita, e muitos outros tios, estiveram presentes. Até hoje eles lembram da gritaria e dos choros no Cine Royal.

Durante a Jovem Guarda, não sabemos se Roberto esteve alguma vez em Teresina, mas, muito provavelmente, sim. Voltou em 1972, com o show A 200 km por hora, que emocionou, entre outros milhares, uma jovem fã do Rei, a Conceição. Conceição é uma das mais antigas fãs de Roberto Carlos aqui em Teresina. Quando eu nasci, ela já era fã há muito tempo ! Ela foi ao show, segundo ela, como um presente pelos seus 15 anos de idade. É fã do Rei desde 1968, mas segundo ela, é fã "desde que nasceu", e ela foi uma das melhores fontes de pesquisa para esta matéria ir ao ar.

Depois de 1972, o Rei voltou a Teresina, em 1977, com o show Concerto, e lá estava a Conceição de novo. Roberto desceu do avião e pegou um carro para ir até o hotel. Muitos fãs o aguardavam no aeroporto, e 4 deles correram para um táxi, ordenando que o motorista seguisse o carro de Roberto. Detalhe: Os 4 não se conheciam, e uma deles era a Conceição, da qual estamos falando. O táxi seguiu e, enquanto estava parado num sinal, viu o carro de Roberto Carlos passar à frente, cruzando-os. Correram tanto que, depois de pagar o táxi, a Conceição torceu o pé, e desistiu. Estava ali, dentro do hotel, mas não sabia onde estava Roberto Carlos. Entrou no elevador e, adivinha quem estava dentro do elevador? Ele mesmo ! Roberto, com um repórter, para quem estava dando entrevista, e com a Conceição, para quem deu um autógrafo, que ela tem plastificado até hoje.

Roberto Carlos canta em Teresina, no Estádio Alberto Silva, promovendo o 'Projeto Emoções', em 1983.Em 1980, o Rei apresentou o show Palhaço, e em 1983, voltou com o Projeto Emoções, cantando no Estádio Alberto Silva, o Albertão, que até hoje é palco de fortes emoções nos jogos daqui. Temos, no nosso acervo, alguns vídeos (esses são tão raros, que dá medo de comentar kkkk) dessa apresentação, que também foi destaque no Fantástico. Antes do Rei cantar, os fãs teresinenses já cantavam suas canções no hotel.

Depois de uma apresentação que lavou a alma dos piauienses em 1983, Roberto passou um longo tempo sem vir à cidade, voltando em 1992, com o show Coração. A partir daqui, meu pai e minha mãe viram todos os shows de Roberto Carlos em Teresina (assim como a Conceição, que viu todos desde 1972). Meu pai mora em Teresina desde 1981, e minha mãe, desde 1962. O show ocorreu no Ginásio do Verdão, e meu pai lembra, como se fosse hoje, da apresentação de "Robertinho" com "Robertão." Não sabe do que estamos falando? Releia a matéria do show "Coração", que você vai entender...

Roberto Carlos de boné, na mesma época em que o Ginásio Verdão desabou.Em 1996, Roberto Carlos tinha outra apresentação do show Luz (o "Amor" não tinha estreado ainda) marcada em Teresina, para o dia 22 de janeiro de 1996, no Ginásio do Verdão. Roberto esteve no Ginásio à tarde para passar o som. 15 minutos depois da saída de Roberto Carlos do local, o teto do Ginásio desabou. Roberto, por pouco, escapou de algo mais trágico, mas os equipamentos da banda e da equipe do cantor foram completamente destruídos. O assunto foi destaque em vários telejornais, incluindo Jornal Hoje e Jornal Nacional. Roberto até abriu uma exceção, e concedeu entrevista à TV local sobre o fato ocorrido. Um dos que entrevistou Roberto Carlos se chama Amadeu Campos, e até hoje é um importante jornalista no Piauí. O show foi remarcado em outro local, para o dia 01 de fevereiro de 1996, no Pavilhão de Eventos Guilherme Melo.

Em 1997 e 1998 o Rei voltou a Teresina, com os shows Amor e Romântico. E em 25 de novembro de 2003, apresentou o show Acústico aqui. Esse foi o primeiro show que eu quis ir de Roberto Carlos. Em relação aos outros, ou eu não era nascido, ou era muito pequeno. E esse foi justamente o motivo de eu não ir ao show de 2003. Chorei, esperneei, mas não deixaram. Meu pai e minha mãe foram sozinhos.

Mas ele voltou ! Dia 25 de maio de 2006 ele trouxe Orquestra e Coral pra cá, e eu fui ! Levei um cartaz, vi o Wanderley bem de perto, mas fiquei muito longe de Roberto, e peguei uma chuva impressionante. Eu tinha medo de dar um ataque, ou de ficar louco, ou até mesmo de desmaiar ao vê-lo. Graças a Deus não aconteceu, mas a primeira vez que o vi, entrando no palco, chovendo, e eu ali, chorando e suando... Aquilo foi demais pra mim. Eu berrava, berrava alto mesmo. E ainda levei um cartaz que, infelizmente, só serviu para nos proteger da chuva. O Roberto não chegou a ver.

Roberto traz o show 'Orquestra e Coral', em 27 de agosto de 2007. Foto exclusiva, na qual RC olhou pra nossa câmera !Em 2007 ele veio mais uma vez com Orquestra e Coral, ainda na primeira fase. Não cheguei a assistir a segunda fase ao vivo. Desta vez, fiquei mais próximo do palco, em uma mesa. Chorei muito e gravei o show inteiro em áudio. A gravação é muuuito ruim, mas sempre que escuto, tenho vontade de chorar, ao lembrar das emoções que vivi naquele dia. Por pouco não vou ao camarim, e peguei uma rosa branca. Neste show, o governador do Piauí, Wellington Dias, esteve presente, indo ao camarim cumprimentar Roberto Carlos ao fim do show. Disse que entrou acompanhado da esposa e do pediatra Telmo Freitas que, empolgado, começou a cantar um iê-iê-iê. Roberto Carlos olhou para o médico e disse: "Qual é, cara! Isso deve ser do meu avô!", provocando risadas entre os presentes.

James Lima e Roberto Carlos, após show realizado no dia 08 de junho de 2009.Em 2009 ele trouxe a turnê atual, a 50 Anos De Música, e foi o show mais lindo dos três que já vi de Roberto Carlos. Além disso, depois do show, consegui entrar no camarim, eu e a Conceição, que já havia entrado duas vezes. A narrativa do meu encontro, você já leu, mas se quiser reler, clique aqui.

E, se Deus quiser, Roberto Carlos continuará, por muitos e muitos anos, cantando e encantando os Teresinenses.

Um Forte Abraço
James Lima
Equipe RCB
Teresina - Piauí - Brasil

Parabéns, Teresina, pelos seus 157 anos !
Roberto Carlos durante show da turnê '50 Anos De Música', em Teresina. 08 de junho de 2009.
Esta matéria pertence ao projetoProjeto RC 50 Anos • Blog *Roberto Carlos Braga* Leia mais sobre esse projeto clicando aqui.

Perdoem algum erro de data ou de informação nessa matéria. Deu muito trabalho fazê-la. Algumas das fotos dessa matéria são exclusivas do Blog RCB.

*Atenção !!! Sexta que vem não teremos matéria ! Nossa matéria será sobre o show de Roberto Carlos em SP, sábado, e será publicada no domingo

*Atenção !!! A matéria que seria publicada sexta (21) sobre a Jovem Guarda foi adiada para o dia 28/08, o que não vai tirar o brilho. Aguarde

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Roberto Carlos agita festinha, em Playground de prédio no Rio.

Por essa você não esperava !
Roberto Carlos, nosso ídolo, foi convidado pela secretária Carmosita Silva, a Carminha, para ir à festa de aniversário de Stella, nora dela. O Rei saiu da Zona Sul do Rio, onde mora (na Urca), e foi até a Zona Oeste da cidade. Roberto fez fotos com alguns convidados, e chorou (literalmente) de rir quando viu Carminha perder a pose na brincadeira de strip-tease do neto.

Roberto foi à festa com uma camisa azul nova. Eu, pelo menos, nunca tinha visto essa camisa nele antes. Por sinal, muito bonita.

Fotos (O Fuxico):






Momentos de descontração do Rei? Você só vê aqui !

Divulgada a camisa VIP !
Foi finalizada e divulgada a camisa VIP do show que Roberto Carlos fará em Barretos-SP, dia 23. A camisa será distribuída entre 600 convidados VIPs, e não estampa a imagem do cantor. Foi desenvolvida por Alexandre Herchcovitch.
Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Os Pais Na Obra De Roberto Carlos


Olá Súditos !

Hoje cá estamos para celebrar o dia dos pais, data tão importante para todos os filhos do Brasil. Os pais são seres fantásticos, maravilhosos, incríveis,que nos ensinam a dignidade, a paz e o amor. Aproveito a matéria, como fiz no dia das mães, para mandar um beijo especialíssimo para o meu pai, James. (Eu sou James Segundo). Nikholay Ullianov e Samuel Felipe, outros integrantes da nossa equipe, fazem o mesmo com seus pais, Djalma e Augusto, respectivamente. Diego Bachini Lima, com seu pai Marcos, e Rafael Avena, com o seu Ricardo.

Pois bem, os pais... Que seres maravilhosos, não? Na carreira de Roberto Carlos eles já estiveram presentes por diversas vezes. Em À Janela, por exemplo, o pai
dava conselhos. Em Acalanto, Roberto cantou que "papai vai lhe ninar". Em Aquela Casa Simples, o nome do pai tinha de ser honrado, e o eu-líico da música (o próprio Rei) levava de amor coragem, as bênçãos de seu pai, a fé e um violão.

Em O Divã, o pai, sempre de volta, trazia o suor no rosto. Nenhum dinheiro no bolso, mas trazia esperança. Em Traumas, o pai um dia falou para que o filho nunca mentisse, mas ele também se esqueceu de lhe dizer a verdade. Ainda na mesma música, o pai tentou encher de fantasias, e enfeitar as coisas que o eu-lírico via. E sentia o que o eu-lírico sente agora, depois que cresceu.

Em Fim De Semana, a outra disse "papai já vem vindo". Como vai ser lindo esse fim de semana, não? E em Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo, Roberto demonstrou tudo o que seu pai, Robertino Braga, representava, e representa, pra ele.

Robertino Braga, o pai de Roberto Carlos, nasceu em 27 de março de 1896, e foi morar em Cachoeiro Do Itapemirim logo depois de se casar com a senhora
Dona Laura. Foi o responsável pelo primeiro violão de Roberto Carlos, e pela primeira apresentação dele na TV (Roberto Carlos apareceu na TV no Rio de Janeiro, pela primeira vez, quando viajou à cidade, com o pai).

O Blog *Roberto Carlos Braga* deseja a todos os pais um feliz dia dos pais, e que Deus abençoe sempre esses seres fantásticos.

Já falamos do Sr. Robertino Braga aqui, em abril de 2008, por ocasião do aniversário dele. Você relê a matéria clicando aqui.

Lembremos ainda que Roberto Carlos não é só filho, mas também é pai. Pai de 2 rapazes maravilhosos, Dudu Braga, que é jornalista e apresentador, e de Rafael Torres Braga, que mora em São Paulo. Pai de 2 moças lindas, Luciana Braga, que mora em Londres e estuda moda lá, e de Ana Paula, que é casada com Paulinho, guitarrista da banda do cantor, e trabalha com o pai.

Ana Paula casou-se recentemente com o guitarrista da banda do pai. Luciana veio ao Brasil recentemente, de surpresa, assistir ao show que o pai fez no Maracanã. Dudu Braga apresenta o programa As Canções Que Você Fez Pra Mim, pela Nativa FM.


Bem, amigos, é isso.
Agradeço o carinho que sempre temos recebido de vocês !

Um Forte Abraço
James Lima
Equipe RCB
Teresina - Piauí - Brasil



Próxima Matéria
Dia 16 de agosto é aniversário da cidade de Teresina, na qual nosso presidente, James Lima, reside. Faremos uma homenagem à cidade, mostrando a sua relação com Roberto Carlos.