sexta-feira, 4 de abril de 2008

Aniversário de Robertino Braga

Olá amigos,
Gostaria de pedir-lhes desculpas pela falta de organização no nosso flog. A postagem passada saiu sem texto, por causa de problemas técnicos no servidor flogao.com.br, e por isso estamos com tantos problemas.

Lutando contra esses problemas, cá estamos nós, para falar do aniversário de uma das pessoas mais importantes na vida de Roberto Carlos: seu pai Robertino Braga.

Robertino Braga nasceu dia 27 de março de 1896, e morreu em janeiro de 1980, aos 83 anos. Decidimos fazer aqui uma pequena homenagem ao homem que deu o primeiro violão ao futuro rei. Você sabia disso?

Em 1971, seu Robertino participou de uma reportagem especial sobre o filho, na revista Cartaz Especial, onde falou sobre várias coisas até então desconhecidas dos fãs de seu filho. Disponibilizamos a parte de Seu Robertino, para leitura, abaixo:

O pai de Roberto Carlos é um homem muito alegre, está sempre sorrindo. A maior parte de seu tempo ele passa em São Paulo, na casa de Norma, sua outra filha. Adora fazer compras no mercado, assistir à televisão e jogar cartas. Baralhos ele tem aos montes: uma das primeiras preocupações de Roberto quando viaja é comprar um de presente. E ele já tem baralhos de quase todos os lugares do mundo.
Sua vida é muito pacata e os únicos passeios que dá são com as netas, filhas de Norma. Fala muito e empolga-se com facilidade, principalmente quando o assunto é Roberto Carlos. Os programas sofisticados de seu Robertino acontecem somente quando o filho faz temporadas. Últimamente, quando Roberto Carlos fez show na boate Di Monaco, lá estava ele, pelo menos três vezes por semana.
Uma das coisas que conta com mais orgulho é a história do primeiro violão de Roberto Carlos, dado por ele:
- Saímos um dia e, no Largo da Carioca, entramos numa loja de instrumentos musicais e compramos o violão mais caro. Zunga tinha 17 anos e um ouvido muito especial. Deu um trabalhão, porque experimentou todos os violões, até escolher aquele que queria. Foi com esse violão que compôs seus primeiros sucessos. Hoje ele está rachado, mas mesmo assim, quando Roberto visita a mãe, de vez em quando dedilha um pouquinho.
- Desde pequeno, gostava de música, mais estudar, que é bom, nada. Vivia fazendo travessuras. Eu quase não o via, mas à noite, quando chegava em casa, tinha um relatório de suas artes.
- Ele levava a bicicleta do irmão para o alto de um barranco e eu falava pra Laura: o dia que o Roberto cair, o pé vai fazer as vezes do joelho. E foi dito e feito. Também era fácil adivinhar: ele era pequenininho e o pé não alcançava os pedais.
- Ele sempre foi apaixonado por doce. De vez em quando sumia e nós ficávamos malucos de procurar, até que voltava pra casa com cara de anjinho. Mas um dia o mistério foi desvendado: ele tinha um amiguinho lá perto, cuja mãe adorava fazer doces. Depois, quando ele sumia, nem nos preocupávamos mais: era só ir até a casa do menino para encontrar o Roberto se empanturrando.
- Depois começou a ficar mais independente e, com oito anos, já saia para pescar com o Edinho e Francisco, seus amiguinhos. Uma vez, junto com o Edinho, comprou umas tábuas numa serraria perto de casa e fez um bote. Mas quando o colocaram no Rio Itapemirim, o bote encheu d'água e afundou. Acho que foi uma das maiores caras de decepção que vi nele.- Quando Roberto errava, eu era muito severo com ele. Dava broncas, me esquentava. Mas Laura sempre o salvava de levar umas palmadinhas. Roberto sempre gostou de carros. Fazia aqueles carrinhos formados por uma tábua, 4 rodinhas e uma espécie de volante. Saia correndo pelas ruas que não eram calçadas e chegava em casa todo sujo de terra.
- A fisionomia de Roberto mudou muito. Ele tinha o rosto mais redondo, gordinho, e era um moreno muito bonito. Agora ele não está tão bonito assim. Também pudera, essa mania de regime, não sei pra quê, que ele tem hoje, abate qualquer um.
- Mas o regime vai embora quando ele vê gelatina. E capaz de comer uma tigela toda, do tanto que gosta.
- Desde cedo aprendeu a assobiar. Foi o primeiro instrumento que ele tocou. Mas depois começou a aprender violino, violão e bongô, além dos 4 anos de piano.

Hoje, seu Robertino está aposentado. E não tem vergonha de dizer que Roberto Carlos lhe dá uma mesada da três mil cruzeiros.- Eu não pedi nada. Mas Roberto, desde que começou a ganhar dinheiro, não quis que eu trabalhasse mais. Mas não é só a mim que ajuda todos os parentes mais chegados recebem alguma coisa dele. E esse coração mole já o fez ser muito explorado: no princípio, quando ainda não sabia direito o valor do dinheiro, várias pessoas aproximaram-se dele para tentar levar alguma coisa.

E conseguiram. E isso não era difícil: bastava ter ou não capacidade de comovê-lo. Isso, sem falar nos parentes que apareciam, como que por encanto, gente de quem nunca tínhamos ouvido falar. Pediam casa, carro e até uma chatice para serem artistas de cinema.- A fase mais violenta foi a da Jovem Guarda Agora, o número diminuiu muito. Mas de vez em quando temos o prazer de conhecer gente nova da família. E como a nossa é grande...- Lá no Rio, até hoje Laura não tem sossego. Todos os dias, muitas pessoas batem na porta para pedir coisas. Ela nem atende mais e faz de conta que não está...

Uma das reportagens (se não a mais) envolvendo o querido Robertino.
A foto que aqui está é de 1979, ano também da música que você está ouvindo. "Meu querido, meu velho, meu amigo" foi feita em homenagem ao seu Robertino, e é com ela que você fica agora...
Espero que dessa vez o texto saia direitinho hehehe...
Um forte abraço a todos.

Meu querido, meu velho, meu amigo (1979)
Roberto Carlos - Erasmo Carlos

Esses seus cabelos brancos, bonitos
Esse olhar cansado, profundo
Me dizendo coisas num grito
Me ensinando tanto do mundo
E esses passos lentos de agora
Caminhando sempre comigo
Já correram tanto na vida
Meu querido, meu velho, meu amigo

Sua vida cheia de histórias
E essas rugas marcadas pelo tempo
Lembranças de antigas vitórias
Ou lágrimas choradas ao vento
Sua voz macia me acalma
E me diz muito mais do que eu digo
Me calando fundo na alma
Meu querido, meu velho, meu amigo

Seu passado vive presente
Nas experiências contidas
Nesse coração consciente
Da beleza das coisas da vida
Seu sorriso franco me anima
Seu conselho certo me ensina
Beijo suas mãos e lhe digo
Meu querido, meu velho, meu amigo

Eu
Já lhe falei de tudo
Mas tudo isso é pouco
Diante do que sinto

Olhando seus cabelos tão bonitos
Beijo suas mãos e digo
Meu querido, meu velho, meu amigo

Olhando seus cabelos tão bonitos
Beijo suas mãos e digo
Meu querido, meu velho, meu amigo

Olhando seus cabelos tão bonitos
Beijo suas mãos e digo
Meu querido, meu velho, meu amigo

16 comentários. Clique aqui para comentar!:

Paula (Portugal) disse...

Lindo Mascote!...
Adorei esta homenagem ao pai do nosso Roberto. Deu para ficar a saber mais pormenores que desconhecia àcerca daquele que deu a vida e "o primeiro violão ao futuro rei...". Além disso fico feliz por saber que Robertino Braga é mais um dos do "nosso clube", o dos Arianos!... Tudo boa gente, como não podia deixar de ser (rsrsrsrs).
Maravilhosa esta canção.
Parabéns, um beijo da madrinha.

04/04/2008 - 07h:20

Leda Martins disse...

Lindíssima reportagem! Fiquei emocionada.
Tenho esse clipe da foto; onde o Rei e seu filho Dudu aparecem cantando a música citada.
E no especial de 1980; ele canta Lady Laura e Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo; momentos maravilhosos.
Um abraço, James.

05/04/2008 - 10h:54

Everaldo Farias disse...

Ok James, seja bem vindo, já tava na hora viu? Valeu a lembrança do Sr. Robertino e o oferecimento da data de aniversário dele, que acredito que poucos sabiam!
Um forte abraço!

05/04/2008 - 06h:24

Vinícius Faustini disse...

Está aí um dos responsáveis pela estada do Roberto na bela estrada da Música Popular Brasileira. Seu Robertino certamente é o querido, velho e amigo que todos nós parabenizamos e agradecemos pela existência... Ótima reportagem, James, um dia eu consigo ser tão bom quanto você. Ah, avisando a todos: agora o fotolog Emoções de Roberto Carlos virou blogue, e o link está aí entre os favoritos do James.

06/04/2008 - 09h:06

Fabiano Cavalcante disse...

merecida homenagem.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

08/04/2008 - 01h:11

Felipe Moura disse...

Bela Reportagem, Bicho!
Parabéns, pela fiel transcrição!
Felipe Moura
Blog El Rey RC

11/04/2008 - 11h:35

EDSON ALVES disse...

Belíssima reportagem, vê-se na foto que seu ROBERTINO já está bem abatido,
mas o que marca a família do nosso REI é a longevidade, seu ROBERTINO viveu até os 83 anos, Dona LAURA completou 95 no dia 10/04, e o nosso REI passa dos 100 se DEUS quiser.

15/04/2008 - 09h:58

Anônimo disse...

Belissima reportagem, adoro o ROBERTO CARLOS ele é o melhor cantor e imterprete que este Pais ja teve.

19/04/2008 - 12h:21

ROSELI MARQUES disse...

Belissima repotagem, adoro oROBERTO CARLOS, é o maior cantor e interprete que este Pais ja teve.

19/04/2008 - 12h:25

Glória disse...

Legallllllllllll Gostei muito!

08/06/2008 - 01h:45

Rita disse...

linda e emocionante reportagem ...como tudo que envolve o Rei é lindo... foto muito bonita tb ele com muito carinho com seu pai...abraços

16/06/2008 - 10h:30

Rosa disse...

Adore saber mais curiosidade do nosso querido Rei e saber também do carinho dele com o pai. Emocionante a reportagem parabéns.

17/06/2008 - 11h:45

roberto carlos cover disse...

sou de maceio , e queria saber mais informações sobre sosso rei da terra roberto c. braga..............entre em roberto carlos cover maceio .... q . vc verá meu orkut....................
...

07/03/2009 - 19h:54

Carmem disse...

adorei a homenagem mais que merecida pois sou fã incondicional do RobertCarlos bjs........

20/04/2009 - 19h:54

Katia Maria disse...

Maravilhoso seu Blog, esa foto então, é novidade prá mim !!
Amo Roberto e saber mais sobre seu pai é muito gratificante !!!
Abraços mineiros de uma fã do Rei !!!

13/05/2009 - 14h:36

india color disse...

roberto é lindo em tudo que faz.

12/07/2009 - 12h:59