domingo, 18 de dezembro de 2011

Os Filhos De Roberto Carlos

Esta matéria contém:

  • Os Filhos De Roberto Carlos
  • Cabelos ao vento.
Foto: Arquivo Blog RCB
Olá Súditos!

Hoje, estamos de volta, com um dia de atraso, para dar continuidade ao Blog RCB. Como é do conhecimento de nossos internautas, estamos promovendo, durante o ano de 2011, o Projeto 70 Anos De Emoções, no qual estamos relembrando detalhes da vida pessoal do nosso maior artista. Entretanto, é sempre bom lembrar que o respeito à privacidade dele é muito importante, e só falamos daquilo que é público.

Durante nosso projeto, já citamos a cidade natal de Roberto Carlos, Cachoeiro de Itapemirim, e fizemos uma série sobre ela, com curiosidades sobre a relação de Roberto com a cidade. Em seguida, falamos de amigos: Erasmo (a quem dedicamos 4 matérias) e Wanderléa. Os pais do Rei, os irmãos do Rei, os carros do Rei, as casas em que ele morou... Tudo isso já foi tema de matéria esse ano por aqui.

E hoje, dando fim ao nosso projeto, vamos falar sobre os filhos de Roberto Carlos. Onde e quando eles nasceram, curiosidades sobre eles, a influência dos pequenos na carreira do pai, e sua vida hoje. Onde moram os filhos do Rei? Em que trabalham? O que fazem? É sobre isso nossa matéria de hoje! Boa leitura!

• Ana Paula Rossi Braga Ferreira
A primeira filha de Roberto Carlos, curiosamente, não é filha dele de sangue. Trata-se de Ana Paula Rossi Braga. Ela é filha de Cleonice Rossi, primeira esposa do cantor, com o primeiro marido dela, Antônio Carlos Martinelli. Nice desquitou-se do primeiro marido e, ao casar-se com Roberto, trouxe a ele um presente: a pequena Ana Paula, que logo foi reconhecida como filha de Roberto Carlos.

Relembre detalhes da "fase Nice", clicando aqui

Roberto, apesar de sempre estar viajando, convivia bem mais com Ana Paula que o pai dela, o empresário Antonio Carlos Martinelli. Por esse motivo, ficou acertado entre ambas as partes de mudar o registro da garota, e puseram Roberto Carlos como pai de Ana Paula. (Foto: Arquivo Blog RCB. Roberto e Ana Paula durante intervalo das gravações do filme Roberto Carlos a 300 km por hora.)

Ana Paula nasceu em 7 de agosto de 1965. Desde pequena, sempre foi muito inteligente e esperta. Ganhou, do pai Roberto, uma canção dedicada a ela: "Ana", de 1970. Em uma entrevista, Roberto Carlos contou que a letra não tem nada a ver com ela, já que fala de tristeza e saudade... Mas o título foi uma homenagem à querida filha. (Foto: Roberto e Ana Paula, durante o Cruzeiro Emoções em Alto Mar, em 2005. Arquivo Blog RCB)

Foi Ana Paula que, em 1977, levou Maria Rita ao encontro do pai famoso, já que elas estudavam na mesma escola, em São Paulo. Pode-se dizer que ela foi o cupido, a responsável pelo grande amor do Rei com Maria Rita. Além disso, apesar de ser filha de sangue apenas de Nice, depois da separação do casal, Ana Paula ia passar o fim de semana com Roberto, junto com os irmãos Dudu e Luciana.

Durante os anos 90, Ana Paula manteve um relacionamento com o cantor Antônio Marcos, até a morte dele, em 1992. Em março de 2008, ela casou-se com Paulinho Ferreira, guitarrista da banda do pai, com quem vivia em um apartamento no bairro de Moema, em São Paulo. Ana Paula passou a assinar "Ferreira". (Foto: Roberto e Ana Paula, no dia do casamento dela, em São Paulo). Abaixo, outra foto, do arquivo do Blog RCB, de Roberto com a filha Ana Paula no dia do casamento, desta vez com o noivo, Paulinho Ferreira.Ana Paula era uma das filhas que mais acompanhava Roberto, além de trabalhar nas empresas do pai. Ela estava sempre em vários shows, e fazia tudo para que fosse perfeito. Na foto ao lado, Ana Paula, num vestido verde, comemora o aniversário do pai, em Cachoeiro de Itapemirim-ES, cidade natal do cantor, durante um show comemorativo, em 2009. Na ocasião, 3 dos filhos do Rei subiram ao palco.

Infelizmente, em abril de 2011, ela sofreu uma parada cardíaca, e faleceu, rapidamente, na manhã do dia 16 de abril de 2011. Com certeza ela nos deixou aqui, mas seu espírito de humildade e alegria está lá no céu, olhando pelo pai, Roberto Carlos, e por todos nós.


• Rafael Torres Braga
Seguindo a linha sucessória de nascimentos, Rafael é o segundo filho de quem vamos falar. Ana Paula nasceu em 7 de agosto de 1965, e Rafael, em 5 de setembro de 1965. Rafael Carlos Torres é fruto do relacionamento de Roberto Carlos com uma fã mineira, Maria Lucila Torres. (Foto: Roberto e Rafael, no início dos anos 90. Arquivo Blog RCB)

Roberto conheceu a mãe de Rafael em uma viagem que fez a Belo Horizonte, em dezembro de 1964. Ele ficou hospedado no mesmo hotel que ela, que fazia um trabalho de divulgação de cosméticos. O empresário do show apresentou o casal, e eles ficaram juntos em uma noite naquele mês.

No início de 1965, Maria Lucila descobriu que estava grávida, e tinha certeza que o filho era de Roberto Carlos. Ela foi a São Paulo procurar o cantor, e até chegou a ter contato com alguns empregados do apartamento do Rei, na Rua Albuquerque Lins, onde ele morava na época da Jovem Guarda. Contudo, não era possível confirmar a veracidade do que aquela moça dizia. Até que, em 1968, como relatamos em nosso blog na semana passada, Roberto se mudou do apartamento da Rua Albuquerque Lins para uma mansão no Morumbi. E assim ficou quase impossível que Maria Lucila conseguisse qualquer contato com o Rei. Ela acabou, então, desistindo, e decidiu criar o filho sozinha. (Foto: Rafael e Roberto, no Cruzeiro Emoções em Alto Mar. Site Oficial RC)

Rafael foi criado como um garoto normal, e nem imaginava que pudesse ser filho daquele cantor famoso. Até que, aos 12 anos, ele descobriu que era filho de Roberto Carlos. Foi um choque grande para o garoto, que se sentia triste por não ser reconhecido. Várias foram as tentativas de chegar até Roberto, mas sempre Maria Lucila desistia, pois dizia que não era necessário. (Foto: Rafael e Roberto Carlos, após um show do cantor. Site Oficial RC)

Até que em 1989, ela descobriu que estava com câncer de mama. O próprio Rafael entrou com o processo de reconhecimento de paternidade contra Roberto Carlos, e os advogados do rapaz se prepararam para uma dura batalha judicial, pensando que o Rei iria relutar em fazer o teste de DNA. Entretanto, Roberto aceitou imediatamente. Além disso, concordou em conhecer o suposto filho antes mesmo do resultado do exame.

Quando se viram pela primeira vez, em maio de 1989, no escritório do Rei, em São Paulo, Roberto sentiu que Rafael era bastante parecido com ele, e ficou muito emocionado. Alguns meses depois, o resultado do DNA confirmou: Roberto era, realmente, o pai de Rafael. A paternidade foi oficializada dia 8 de junho de 1990.

A mãe de Rafael, Maria Lucila, faleceu em março de 1991, mas chegou a ver a nova carteira de identidade do filho, com o nome "Rafael Carlos Torres Braga". Roberto deu muita força ao novo filho nesse período. (Foto: Roberto e Rafael cantando As Curvas da Estrada de Santos, durante o Roberto Carlos especial 1996. Site Oficial RC)

Rafael teve uma pequena carreira de cantor, na qual, inclusive, gravou, um disco. Ele cantou, ao lado do pai, durante o Roberto Carlos Especial 1996, a canção As Curvas da Estrada De Santos. No disco que gravou, uma canção do pai: De tanto amor. Ao lado, a capa do disco. Arquivo Blog RCB.

Hoje, Rafael é formado em administração de empresas, e trabalha no escritório do pai, em São Paulo, como auxiliar administrativo. Ele mora em Moema, em São Paulo, e deu dois netos a Roberto Carlos: João Paulo, de 14 anos, e Maria José, de 11. Abaixo, uma foto de Rafael e Roberto com o primeiro neto, João Paulo, em 1997. A foto está no Arquivo do Blog RCB.• Dudu Braga - Roberto Carlos Braga II
O terceiro filho de Roberto Carlos é um pessoa fantástica. Trata-se de Roberto Carlos Braga II (registrado assim, em algarismos romanos), Segundinho, ou Dudu Braga, como é conhecido desde a infância, devido a uma canção de Eduardo Araújo, que ele aprendeu cedo a cantar. (Foto: Arquivo Blog RCB)

Dudu Braga nasceu dia 14 de dezembro de 1968. Desde cedo, o fato de a esposa do "Rei da juventude" estar grávida foi motivo para a imprensa acompanhar de perto a família real. Na maternidade Pro-Matre, havia um batalhão de fotógrafos, cinegrafistas, emissoras de rádio e TV, revistas e jornais... Quando o bebê nasceu, Dona Minerva, mãe de Nice, percebeu que Dudu não tinha os olhos completamente normais. O bebê sofria de Glaucoma Congênito.

Após o diagnóstico dos médicos, era necessário que Dudu fizesse uma delicada cirurgia, e não havia médicos para isso no Brasil. Foi preciso levar Segundinho até a Holanda, onde havia a melhor técnica operatória do mundo. Roberto Carlos cancelou todos os seus compromissos, e foi com Nice e Dudu para a Holanda. "A vida sempre me criou problemas. E eu sempre os venci", disse o cantor, confiante, antes de partir. (Foto: Ana Paula visita o novo irmão. Arquivo Blog RCB)

A partir daí, seguiram-se várias idas e voltas entre Holanda e Brasil, e várias cirurgias e exames. Em uma das mais perigosas cirurgias a que Dudu ia se submeter, em Amsterdã, Nice ficou no hospital, e Roberto, no hotel. Ali, o Rei desabou. Chorou, sentindo-se impotente diante do problema do filho. "Naquela noite fria da Holanda quando eu e Nice fomos tentar recuperar a visão do meu filho, envelheci quinze anos. Envelheci quinze anos numa sala de espera. Foi o maior sentimento de impotência e solidão que senti na vida. Maior mesmo que o acidente que sofri tão menino." relembraria em uma entrevista, anos mais tarde.

Naquela noite, em Amsterdã, Roberto Carlos, diante daquele sentimento, compôs uma canção em que pudesse gritar essa dor. Assim, surgiu As Flores do Jardim Da Nossa Casa: um grito de dor de um pai pela saúde de um filho.

E não foi só à medicina que ele recorreu. Roberto procurou ajuda no espiritismo, procurando o médium Zé Arigó e outros. Entretanto, pouco adiantou. Depois de várias cirurgias, vários exames e muito sofrimento depois, o problema de Segundinho foi controlado. E ele passou, desde cedo, a usar óculos de grau. (Foto: Arquivo Blog RCB)

Dudu passou a levar uma vida normal. Surfava, dirigia... Entretanto, aos 22 anos, sofreu um deslocamento de retina, e tudo se complicou novamente. Em outubro de 1992, Roberto Carlos levou o filho para ser operado no hospital Metodista, em Hilston, a maior clínica de olhos dos Estados Unidos. Muitas operações foram feitas, assim como em 1969. Entretanto, dessa vez, porém, pouca coisa pôde ser feita e hoje Dudu Braga é praticamente cego: restam-lhe apenas 5% da visão lateral do olho esquerdo. Foto: Arquivo Blog RCB. Roberto brinca com Dudu, nos anos 70.

Dudu é formado em publicidade e propaganda. Casou-se em 1996 e sua então esposa Márcia deu a ele dois filhos, mais dois netinhos do Rei: Giovanna e Gianpietro. O filho de Roberto divorciou-se de Márcia, e hoje é casado com Valeska Sostenes Silva, que além de muito simples e simpática, é considerada, pelos amigos, o anjo da guarda de Dudu. Ela mora com ele no Morumbi, acompanhados do cãozinho Pipoca. (Na foto ao lado, Dudu leva no colo a pequena Giovanna. O vovô Roberto Carlos tenta consolar a neta. Segundo relatos de Dudu, Roberto é um avô coruja, e deixa a neta fazer tudo o que ele não deixa, como pisar no sofá e bagunçar a casa. Os netos são os poucos sortudos que podem bagunçar todo o apartamento do Rei, na Urca... e ele nem liga! Foto: Arquivo Blog RCB)

Apesar dos problemas de visão, Dudu Braga tem uma vida normal. Ele toca bateria, tem programa de rádio, vai a festas, eventos... não perde um jogo do Corinthians, seu time do coração, e ainda acessa o Twitter! Através do microblog, Dudu Braga posta coisas do dia-a-dia, muitas vezes repletas de humor. Uma das grandes emoções para a gente, do Blog RCB, é que Dudu nos segue no Twitter, interage com nosso blog por lá, e sempre dá sua opinião sobre o nosso trabalho. Se você quer seguir Dudu Braga no Twitter, acesse @DuduBraga2. Já o perfil de nosso Blog por lá é o @BlogRCB.

• Luciana Rossi Braga
A filha caçula de Roberto Carlos nasceu dia 6 de março de 1971, e foi batizada como Luciana Rossi Braga. Quando acompanhada a gravidez de Nice, foi detectado que havia a possibilidade de o segundo bebê de Roberto nascer também com problemas de visão, assim como Dudu. Roberto, então, fez uma promessa para Santa Luzia, padroeira dos olhos. Se a filha nascesse saudável, ele guardaria o dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, e nunca mais trabalharia naquele dia. Luciana nasceu saudável, e até hoje, Roberto não trabalha no 13 de dezembro.

Assim que Luciana nasceu, Roberto quis fazer uma canção pra ela. E chegou, até mesmo, a compor algumas estrofes. Entretanto, depois de algum tempo, ele desistiu, e resolveu gravar uma outra canção em homenagem a ela. A canção é de autoria de Dorival Caymmi, e chama-se Acalanto. Roberto cantou várias vezes para ninar Luciana. E a música foi lançada no LP de 1972. (Foto: Arquivo Blog RCB)

Uma curiosidade: quando criança, Luciana assistiu ao filme Roberto Carlos em ritmo de aventura, e viu o pai andando na mureta, em uma cena extremamente perigosa. "Aquela cena me impressionou, me deu medo. Minha avó teve de dormir comigo, porque eu achava que meu pai ia cair", relembra. (Foto: Arquivo Blog RCB)

Luciana passou um tempo estudando moda, em Londres, na Inglaterra. Hoje, ela mora em São Paulo, com o marido, o italiano Piero Isaja. O casal teve uma filha em 2010, a pequena Ava, a 5ª neta de Roberto Carlos. Luciana também é formada em jornalismo, e trabalhou em algumas revistas de moda, inclusive no Brasil.

Uma vez, durante uma entrevista, perguntaram a Luciana se o trabalho dela com moda já havia sido usado para vestir Roberto Carlos. Ela respondeu: "Olha, tenho uma história engraçada. Outro dia, falei para ele que o blazer dele estava com ombro grande. Eu disse que ele deveria fazer um ombro fiel ao estilo dele, mas um pouquinho menor. É um problema de proporção, na verdade. Aí ele olhou para mim, e eu também estava de blazer, e falou: "Você não acha que esse blazer está um pouquinho pequeno para você?" É uma pessoa que não vai mudar. Ele tem um estilo muito próprio. Agora fui a Paris e comprei um cinto que acho que de repente ele vai até usar. É um cinto que tem umas tachas, azul cor que ele adora. Mas nunca trabalhei com o meu pai. Se trabalhasse, mudaria uns tecidos ali. Não dá para mudar o estilo." (Foto: Luciana, Piero e a pequena Ava. Site Oficial RC)

Certamente, não... rs

Com essa matéria, encerramos o Projeto 70 Anos De Emoções. Para reler todas as matérias do Projeto, clique aqui.

Próxima Matéria
Excepcionalmente, próximo sábado estaremos de volta, com o resultado da promoção de natal do Blog RCB (saiba como participar), e os votos de um feliz natal. Você não pode perder!

Esta matéria pertence ao Projeto
Saiba mais sobre esse projeto, clicando aqui.

Cabelos ao vento

O GLOBO - 23/12/11
Publicado no BlogRCB por Ana Luiza - 23/12/11 às 17:40


Foto: Exclusiva do BlogRCB - Tirada por Ana Luiza Machado

Roberto Carlos dispensou o motorista e foi para o Vivo Rio, onde fez show anteontem, dirigindo seu próprio carro, conversível. E que carro: um Audi R8 vermelho - o mais próximo que se pode chegar de uma Ferrari, segundo entendidos no assunto - avaliado em R$ 1 milhão. Um segurança foi no carro de trás.

Aliás e a propósito

Roberto estava animado e falante no show de quarta. O primeiro motivo era a recuperação de uma gripe que o fez cancelar uma apresentação, pela primeira vez em 52 anos de carreira, por problemas de saúde. O segundo era a chegada à marina de seu novo barco, de 115 pés.


Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

3 comentários. Clique aqui para comentar!:

Anônimo disse...

MUY LINDA LA NOTA SOBRE LOS HIJOS DE ROBERTO MUCHAS GRACIAS Y UN FUERTE ABRAZO¡¡¡PD...ROBERTO LO QUE TE DIJO TU HIJA DEL BLAZER''ELLA TIENE RAZON''PERO NOSOTROS TUS FANS NOS IMPORTA TU VOZ¡¡¡ASIQUE NO MUDE QUE TODO ESTA MAS QUE BIEN ASI¡¡¡BESOS¡¡¡

Linda!!! Deus te abençoe e te guarde sempre!!! Obrigada filha da Imaculada Conceição!!! disse...

Muito linda está matéria*Obrigada James lima e toda Equipe deste Blog! Um ano repleto das Graças de Deus para todos vocês."Os filhos De Roberto Carlos." Amei muito linda a matéria.* Mais uma vez, obrigada James Lima!PARABÉNS E QUE DEUS ILUMINA CADA VEZ MAIS A TODOS VOCÊS SEMPRE!

Mari Pecharki disse...

Muito legal o Blog, e bacana lermos coisas a respeito de nosso querido Rei.
Moro no exterior (Emirados Arabes) e muitas vezes usamos a internet pra matarmos a saudade de tudo que gostamos.
E incrivel ver como Roberto Carlos e uma pessoa iluminada, totalmente do bem e como consegue nos tocar com suas musicas. Nos leva a sorrir ou a chorar com extrema facilidade. E impossivel nao ama-lo. Adoro seu jeito de tratar as pessoas, os animais e tudo mais.A entrevista que ele deu ao Jo Soares tambem revela seu bom humor e a leveza de rir de si proprio. Ate o TOC nele tem la seu charme!
Continuem publicando coisas a seu respeito que as fas agradecem!