sexta-feira, 9 de maio de 2008

Casamento Roberto Carlos e Nice - 40 anos

ROBERTO CARLOS E NICE - 40 ANOS DA CERIMÔNIA DE CASAMENTO
Olá amigos,

Com o perdão de não seguir o tema proposto na matéria anterior (sinais particulares de Roberto Carlos, que fica adiado para uma outra oportunidade), cá estamos novamente para falar sobre uma data importante no calendário RobertoCarlístico, dessa vez, mais no lado pessoal que no profissional.

Amanhã, dia 10 de maio, completarão-se exatos 40 anos do casamento entre Roberto Carlos e sua primeira mulher, Cleonice Rossi. Na época, o rei da Jovem Guarda estava no auge da sua carreira, e não temia, com o casamento, perder popularidade.

Na cerimônia, Nice vestia um modelo Clodovil, de crepe branco, com gola de vison. Roberto
Carlos trajava um terno azul com calças cano de marinheiro.

Mas não faltou gente pedindo que o rei não se casasse. Tinha Erasmo Carlos, Edy Silva, e todas as garotas do Brasil inteiro sonhando que isso não acontecesse. Mas Roberto Carlos foi mais longe. Além de casar com Cleonice, uma moça desquitada, falou, em um programa de televisão da época, Quem Tem Medo Da Verdade, sobre esse polêmico casamento. O que o rei disse você confere abaixo, na íntegra.


"Eu acho que em princípio... O problema... A mulher já casada, desquitada, não tem absolutamente nada a ver com a questão amor. Porque isso aí é independente de... de qualquer coisa. Não preciso nem explicar as coisas. Eu me casei com Nice porque eu realmente me apaixonei por ela, e ela por mim, e eu senti, nós sentimos que nos completávamos e que... que devíamos nos casar, que devíamos criar uma família, que devíamos ter filhos e coisas mais. E a mim pouco importava que ela já havia sido casada, que já houvesse sido infeliz no seu casamento, isso a mim pouco importava, e eu acho que é a coisa que não deve mesmo importar a ninguém, quando se tem que tomar uma atitude de casar, é o que já tenha acontecido na vida da mulher. O importante, acima de tudo, é o amor e também o indivíduo ver se ele se completa naquela mulher, se aquela mulher tem o caráter que lhe convém, acima de tudo, também. E eu acho que eu encontrei todas essas coisas em Nice, e principalmente, o amor que eu precisava encontrar numa mulher foi o que eu encontrei em Nice. Portanto, a questão de... de... de ela ser desquitada ou não, pra mim pouco importava, e ainda que chegassem pra mim e gritassem que aquilo era importante, e que aquilo não podia acontecer na minha vida, mesmo assim eu ainda teria feito."

Foto: Portal Clube do Rei

A relação entre Roberto Carlos e Cleonice Rossi Martinelli era bastante amigável, mas contam alguns que a eleita de Roberto Carlos era muito ciumenta. Nice deu a Roberto Carlos 3 filhos: Ana Paula, filha dela com Antônio Carlos Martinelli, Dudu Braga e Luciana. Os filhos de Roberto apareceram em cenas memoráveis nos especiais dos anos 1970, assim como a própria Nice, que deu as caras por lá em 1974, antes de "El día que me quieras" e durante "Eu quero apenas".

O casal se conheceu em meados de 1966, quando o rei mantinha um relacionamento com Magda Fonseca. O pai de Nice, um influente senhor, conseguiu que sua filha levasse crianças do orfanato onde trabalhava, para ter um rápido contato com o ídolo dos brotos. O contato seria realmente rápido, se antes disso RC não se apaixonasse pela moça loira que comandava aquelas crianças.

A primeira esposa de Roberto Carlos esteve presente em momentos muito importantes na carreira do rei. Ela estava ao lado dele, quando este apresentou a música Amigo a Erasmo Carlos, o aplaudiu nos dois Festivais de San Remo que participou, foi visitar Caetano Veloso no exílio junto com o marido, visita esta que inspirou o rei a compor Debaixo dos caracóis dos seus cabelos entre vários outros momentos.

Nice também inspirou Roberto Carlos em canções muito importantes na sua carreira, como Detalhes, Amada Amante, Como é grande o meu amor por você, Rotina, só pra citar algumas.

A separação ocorreu em março de 1978. Numa entrevista, Roberto Carlos afirmou que a canção "Sua Estupidez", composta no início de seu romance com a moça "é um grito de alerta às pessoas que amam, mas vivem infelizes porque dão muito valor a detalhes insignificantes. É horrível conviver com gente que se aborrece por qualquer coisinha". Precisa dizer mais?

Na época a separação foi justificada por "incompatibilidade de gênios". Em 1977, Nice estava bastante preocupada com boatos que circulavam sobre si e o marido, falando de separação, e para "calar" esse pessoal, ela insistia em casar legalmente no Brasil, com o rei, já que a lei do divórcio no Brasil havia sido legalizada naquele ano. Um dia, depois do jantar, insistindo muito na idéia, Nice ouviu Roberto dizer que, como eles brigavam muito ultimamente, era melhor esperar, o que a irritou. Ela quebrou mesa, copos e gritou muito. Essa situação fez com que Roberto deixasse a casa somente com a roupa do corpo, e depois comunicasse-a, por terceiros, o desejo de separação.

Nice já estava há dez anos separada de Roberto Carlos quando recebeu o diagnóstico de que tinha câncer de mama. Na época, Roberto Carlos, ainda era casado com Myrian Rios, mas desde o início procurou dar toda a assistência ao tratamento da ex-mulher, e, quando da sua morte, em 12 de maio de 1990, sofreu muito.


Dedicamos essa matéria, com muito amor, à alma de Nice, que, quando viva, foi muito importante na carreira e na vida do nosso ídolo, Roberto Carlos. A matéria serviu para comemorar os 40 anos do casamento, mas também para lembrar os 18 anos de morte dela, que será celebrado dia 12 de maio, conforme já citado aqui.

ABRAÇOS

JAMES LIMA

TERESINA-PI

9 comentários. Clique aqui para comentar!:

Anônimo disse...

James, muito interessante essa matéria que postastes sobre o casamento de Roberto com Nice, onde hoje está completando quarenta anos dessa união.

O amor de Roberto para com Nice, estava acima de tudo e isso foi comprovado, através da união com uma mulher que fora casada e que levava consigo uma filha.

Acho que eles formavam um lindo casal e que dentro dessa união nasceram dois lindos filhos, Dudu e Luciana, completando assim uma família maravilhosa.

Infelizmente, não era de esperar-se por um final tão triste entre os dois. Faltou Deus, compreensão, harmonia e mais amor, para que essa união fosse mais duradora.

Excelente matéria e lindas fotos que postastes, James.

Parabéns e um grande beijo da amiga.

Mazé Silva.

Felipe Moura disse...

Falei que o Sr. James, era capaz!

Deu um show de matéria!

Parabéns!

Felipe Moura
www.reyrobertocarlos.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Mascote,
Muito oportuna esta matéria sobre Nice e Roberto para lembrar duas datas das suas vidas que não devem ser esquecidas.
O texto está muito bom e bastante completo dando-nos uma panorâmica muito fiel do casal.
Só me resta dar-te os parabéns e enviar-te um beijo saudoso.
A madrinha!...

Vinícius Faustini disse...

Concordo com Felipe Moura, eu também sabia do que James é capaz. O rapaz dá novamente um banho de pesquisa sobre Roberto Carlos para todos nós.

Para Nice, Roberto compôs a canção "Meu grito", que se tornou bem sucedida na voz de Aguinaldo Timóteo. "Mas só falo bem baixinho e não conto pra ninguém, pra ninguém saber seu nome eu grito só: meu bem...". Apenas uma das inúmeras provas de amor cantadas em letra e música por RC.

Abraços, bicho!

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Anônimo disse...

Amigo James,

Adorei a matéria sobre o casamento do Rei com Nice, pois sempre fui fan desse casal, muito mais até do que o Rei com Maria Rita, talvez pelo fato de ter acompanhado na minha adolescência a luta de Roberto em impor aquele amor tao contestado e nao aceito naquela época de preconceitos. Sofri muito com a separaçao deles e esperei durante muitos anos que eles voltassem, pena que isso nao aconteceu, né? Mas eles continuaram muito amigos e ela, quando morreu, estava segurando a mao dele.

Anônimo disse...

Há 40 anos, o Rei se casava pela primeira vez. Muito interessante essa matéria.
Um forte abraço,
Leda Martins.

Anônimo disse...

James,

Você mandou ver na reportagem e reformulações pelas quais o blog passou! Tá muito agradável! Parabéns!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Unknown disse...

Amigo, parabéns pela matéria, muito boa. Sempre faça pesquisas para os fãs do REI, valeu...
gleidemoreira@uol.com.br

Vinícius Faustini disse...

Bicho, atualizei o blogue. Segue meu exemplo e atualiza aqui...

Abraços!