sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Coisa bonita, coisa gostosa...♫

Olá súditos!

Depois de passearmos pela relação de Roberto Carlos com a política, em uma matéria escrita pelo colaborador Vinícius Faustini, cá estamos, novamente, para dar continuidade ao Blog Roberto Carlos Braga. E hoje viemos falar de uma canção do repertório real que já fez muita gente aumentar a auto-estima. Trata-se de Coisa Bonita.

Em algumas sociedades de tempos passados, como na Pré-História, ou na Idade Antiga, a mulher era cultuada, como sendo uma divindade, pos era dela que vinha o ser humano, por meio da gravidez - os homens daquela época ainda não sabiam que, para a reprodução, a participação masculina também era fundamental. Mas além do fato de as sociedades serem predominantemente matriarcais, as mulheres mais respeitadas eram as mais gordas, que representavam a fertilidade e a saúde.

Durante a Grécia Antiga, muito disso se perdeu, pois descobriu-se a importância do homem na reprodução, e começou a surgir a sociedade patriarcal (que é maioria no mundo, até hoje). Além disso, as mulheres mais magras passaram a ser mais valorizadas que as primeiras (valor que elas também conservam até os dias atuais).

Mas o que isso tem a ver com Roberto Carlos? Tem tudo a ver! Como sempre, afinado com tudo que acontece ao seu redor, Roberto, no final dos anos 80, certamente, ficou sabendo de um estudo sobre as megatendências para os anos 90, e percebeu o aparecimento de um novo conceito de beleza, mais abrangente para mulheres mais "cheinhas". No início dos 90, o Rei do Brasil decidiu se dedicar ao tema, e escreveu uma das canções mais divertidas da safra da dupla Roberto e Erasmo: Coisa Bonita.

Coisa Bonita tem uma letra bastante atual e bastante popular. Roberto diz que não sabe porque tanto sacrifício com ginástica e dieta, e lembra que no passado, os mestres da arte, diante da formosura de uma gordinha, não dispensavam seu charme em uma pintura. Frases como "um quilinho a mais não é antiestético" ou "Quem foi que disse que tem que ser magra pra ser formosa?", como dizia o refrão, caíram no gosto do público.

Conforme o esperado, a canção teve uma repercussão impressionante. Tocou muito na rádio, foi o carro chefe do disco de 1993, um dos números mais aplaudidos no especial daquele ano, e uma das canções mais comentadas de Roberto Carlos.

Antes de cantá-la, no especial, disse o Rei: "Eu acho que, no ano passado, eu iniciei de certa forma o meu momento de defender as mulheres... É verdade, né? Vamos acabar com esse tipo de preconceito, de repente porque fulana é alta demais, ou porque fulana é muito baixinha, ou porque fulana está meio gordinha, né? Essas coisas... Eu acho que uma mulher pode ser bonita de muitas formas. Pequena, alta, magra, gorda... O importante é que ela seja bonita no estilo dela. Eu acho que é preciso acabar com esse preconceito que as mulheres tem que ser de certa forma pra serem formosas...". A música entrou no repertório dos shows do cantor. No Show Luz, de 1994 e no Show Amor, de 1996, Roberto dizia: "Essa canção, Erasmo e eu fizemos para protestar contra os sacrifícios impostos a todas as mulheres que tem uns quilinhos a mais..."


Durante o ano de 1994, a grande sacada do Rei ainda repercutia. Para se ter uma ideia, houve um concurso que elegeu a gordinha mais sexy, em São Paulo, no início do ano. A garota que vencesse o concurso, que foi inspirado na música, seria a escolhida para gravar o clipe, ao lado de Roberto Carlos. A estudante Juliana Pupio, de 20 anos, 1,69m e 90kg foi a eleita. Ao lado, uma foto do Arquivo do Blog Roberto Carlos Braga, com RC e Juliana, no dia em que ela recebeu o prêmio.

O nosso Blog RCB disponibilizou o clipe da música, há alguns anos, exibido no Fantástico, dia 20 de março de 1994, no YouTube, e você pode assistir, clicando no Play.

Coisa Bonita
Roberto Carlos / Erasmo Carlos
Direitos reservados à Rede Globo de Televisão


Acompanhe a letra
Coisa Bonita
Roberto Carlos / Erasmo Carlos


Amo você assim
E não sei porque tanto sacrifício
Ginástica, dieta
Não sei pra que tanto exercício

Olha eu não me incomodo
Um quilinho a mais não é anti-estético
Pode até me beijar
Pode me lamber que eu sou dietético

Não acho que é preciso
Comer de tudo que tem na mesa
Mas passar fome não
Contribui em nada para a beleza

Já no passado, os mestres
Da arte diante da formosura
Não dispensavam o charme
De uma gordinha em sua pintura

Gosto de me encostar
Nesse seu decote quando te abraço
De ter onde pegar
Nessa maciez enquanto te amasso

Eu não sou massagista
E não entendo nada de estética
Mas a nossa ginástica
É mais gostosa e menos atlética

Coisa bonita
Coisa gostosa
Quem foi que disse
que tem que ser magra pra ser formosa

Coisa bonita
Coisa gostosa
Você é linda
É do jeito que eu gosto, é maravilhosa

Gosto de me encostar
Nesse seu decote quando te abraço
De ter onde pegar
Nessa maciez enquanto te amasso

Eu não sou massagista
E não entendo nada de estética
Mas a nossa ginástica
É mais gostosa e menos atlética

Coisa bonita
Coisa gostosa
Quem foi que disse
Que tem que ser magra pra ser formosa

Coisa bonita
Coisa gostosa
Você é linda
É do jeito que eu gosto, maravilhosa

Coisa bonita
Coisa gostosa
Quem foi que disse
Que tem que ser magra pra ser formosa

Coisa bonita
Coisa gostosa
Você é linda
É do jeito que eu gosto, é maravilhosa
Agora, cabe a pergunta: Será mesmo que passar fome contribui em alguma coisa para a beleza?

Próxima Matéria
No próximo domingo,excepcionalmente,estaremos de volta, com uma matéria sobre os shows no Nordeste. Esperamos por você!

OBS: As fotos utilizadas nessa matéria são capturas do clipe de Coisa Bonita, exibido pela Rede Globo de Televisão, com exceção da foto do concurso "A Gordinha Mais Sexy", provinda do Acervo James Lima, Arquivo Blog Roberto Carlos Braga.

Timão terá shows de Roberto Carlos no Centenário
Eventos com cantor serão parte das comemorações dos cem anos
Fonte : MSN Esportes
As comemorações do Centenário corintiano não param. O Corinthians confirmou dois shows do cantor Roberto Carlos na sequência de eventos para festejar o aniversário do clube paulista.

O primeiro show acontecerá no dia 27 de setembro, no Anhembi, para conselheiros e convidados. Já o segundo será em 27 de novembro, no ginásio do Parque São Jorge, para associados e torcedores.

O primeiro show irá substituir o tradicional jantar de aniversário que o clube promove no Parque São Jorge.

BlogRCB - 10/09/10 - 13:10hrs
Samba de Erasmo é cortado na Beija-Flor; Roberto Carlos confirma presença na final
Fonte : SRZD
A badalada parceria formada por Erasmo Carlos, Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle foi cortada da disputa de samba-enredo da Beija-Flor para o carnaval 2011. Os três tentavam emplacar um samba na escola que este ano presta uma homenagem ao cantor Roberto Carlos, amigo do trio. Ainda na noite desta quinta-feira, durante mais uma eliminatória de samba na Beija-Flor, a parceria formada por Adilson China, Carlinhos Detran, Hugo Leal, Kid e Ademar Barbosa também deixou a disputa. A Beija-Flor aproveitou para confirmar a presença de Roberto Carlos na escolha do samba marcada para o dia 14 de outubro. O diretor geral de carnaval Laíla ainda comentou sobre a disputa este ano na escola.

- Temos uma disputa muito equilibrada. A diferença entre um samba e outro é coisa de um décimo, um pontinho. É a disputa mais equilibrada dos últimos dez anos na escola - comentou o dirigente que aproveitou para lembrar os doze anos que a escola não perde pontos no quesito samba-enredo. Laíla ainda contou que pretende homenagear todos os seis finalistas que seguem na disputa e o melhor intérprete das eliminatórias. Na quarta-feira que antecede a final, mais uma vez a escola abrirá sua quadra apenas para comunidade. Eles terão a oportunidade de votar no melhor samba.

- Só vai entrar quem tem carteirinha da escola.

6 comentários. Clique aqui para comentar!:

Anônimo disse...

A nusica de Roberto Carlos cama e mesa faz parte da minha história com neu esposo, e essa musica coisa gostosa eu acho linda! afinal eu sou uma gordinha.

Anônimo disse...

Coisa bonita é uma musica linda
me sinto homenageada.Sou uma gordinha.
Socorro Freire
Terra Nova-PE.

Anônimo disse...

Essa musica de coisa bonita,coisa gostosa parece que ela foi feita para a minha esposa.Porque a minha esposa e fofinha,e gordinha e linda.
E Ela sempre diz que Roberto Carlos Braga fez a musica para ela
Antonio Barata

@BlzasemTamanho disse...

Nossa amei saber dessa parte do concurso e vou postar no meu blog obrigada :)

MABEL disse...

ROBERTO ES UN HOMBRE DE UNA INTELIGENCIA EXTREMA Y...LA ''COISA BONITA'' PARA EL PASA POR OTRO LADO...ESE TERCER OJO DE ROBERTO VE MAS ALLA DE CUALQUIER APARIENCIA FISICA Y YO LO AMO POR ESE PENSAMIENTO TAN EVOLUCIONADO QUE TIENE. MUY LINDA LA NOTA¡¡¡GRACIAS¡¡¡ UN ABRAZO PARA TODOS ALLA MABEL DE ARGENTINA.

dea meissner disse...

Parabéns pelo site de vocês! Gostaria de convidá-los a assistir um material produzido em Curitiba, num show do Roberto Carlos, onde um sonho foi realizado! http://www.youtube.com/watch?v=3aQcfUUPMmo&feature=player_embedded
Abraços,
Magrão