sábado, 22 de março de 2008

Fim da série "O nosso amigo: Erasmo Carlos"

Olá amigos !!!

Hoje a série "O Nosso amigo: Erasmo Carlos" chega à sua última matéria, falando como está a carreira dos dois hoje em dia, e contando a história da canção que melhor define essa bela amizade (que este ano completa 50 anos, sendo este o motivo dessa série): AMIGO.

Em 19 de abril de 1977 (essa data te lembra algo?). Sim, no dia do aniversário do rei, aconteceu uma pequena "festinha" na casa de Roberto Carlos, que na época morava no Morumbi. Antes daquela data, os dois compositores Roberto e Erasmo, no auge de suas carreiras, trabalhavam numa melodia bonita, proposta por Erasmo. Mas depois dessa festa, Roberto se emocionou com a presença do amigo, e por isso começou a cantar outra letra naquela melodia.

A música ficou pronta, com uma letra completamente diferente. Falava de amizade, e a música foi batizada como "Amigo". Erasmo não soube de nada, só soube depois que Roberto gravou a música no disco. "E eu que pra chorar, só falta... Eu choro até vendo Os Simpsons...", relembrou Erasmo Carlos no especial de Roberto 1998.

Roberto apresentou a música para Erasmo no especial daquele ano, 1977, e este momento representou um dos momentos mais emocionantes de toda a história da televisão brasileira. Logo após a interpretação de Roberto, Erasmo entrou no palco, o abraçou e chorou no seu ombro. Esse momento está no YouTube (observação: não foi nosso flog que disponibilizou, mas o link é confiável.). Você pode assistir clicando AQUI !!!

O momento seria relembrado nos especiais de 1978, 1979 e outros. A canção seria interpretada novamente em especiais como 1980, 1983, 1996 e 1998, entre outros, sendo que em 1996 e em 1998 foi cantada em dueto com Erasmo Carlos. Nosso flog disponibilizou no YouTube o vídeo da canção "Amigo" no especial de 1998, e você pode assistí-lo clicando AQUI !!!

A canção foi um grande sucesso no Brasil, sendo até hoje uma das que mais estão gravadas no inconsciente brasileiro. E nos países latinos, talvez foi a canção que mais fez sucesso, de Roberto Carlos. Além de todas essas glórias, é a minha canção preferida, particularmente, pois trata exatamente de uma grande amizade que eu tenho (Não poderia deixar de falar disso aqui rsrsrsrsrs, aproveito para mandar um abraço para o meu amigo Nikholay Ullianov).

Atualmente (pra ser mais exato, uma vez por semana rsrsrsrs), a imprensa sempre arranja uma briga para Roberto e Erasmo. Como já foi citado em um post anterior, na época do lançamento do CD "Erasmo Carlos Convida II", do qual Roberto não participou. Também quando Erasmo não participou dos Roberto Carlos Especiais de 2005 e 2007, e ainda, numa análise dos discos de Roberto, na menor quantidade de canções compostas pela dupla. O fato é que ambos já disseram que não precisam ficar telefonando o tempo todo um para o outro. "Às vezes eu ligo pra ele e falo: 'Olha bicho, hoje é meu aniversário, e você ainda não me ligou para me dar os parabéns...'", dizem.

E é com uma grande emoção que encerramos esta série que, para mim e, creio, para todos nós, foi muito importante para um maior conhecimento sobre a dupla Roberto e Erasmo, e também para engrandecer ainda mais esta dupla de compositores.
VOCÊ SABIA??? Em 1997 Roberto Carlos e Erasmo Carlos reberam o prêmio Shell como melhores compositores.

Amigo
Roberto Carlos
Composição: Roberto Carlos - Erasmo Carlos

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada

Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que eu tenho um grande amigo

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo
Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que eu tenho um grande amigo

ABRAÇOS
JAMES LIMA
TERESINA - PIAUÍ - BRASIL

Próxima matéria: Sexta-feira, 28 de março. Tema: Surpresa, mas algo que você vai reconhecer facilmente. Relacionado a "datas" e ao calendário RobertoCarlístico.

Observação: Essa foto foi postada no dia 22 de março de 2008, auge das crises do flogão que nos fizeram vir pra cá. O texto, por causa da crise, não saiu no flogao.com.br, mas tínhamos em arquivo, e decidimos publicá-lo aqui. Até agora era inédito.

8 comentários. Clique aqui para comentar!:

Leda Martins disse...

Uma linda foto! Foi tirada no casamento do Dudu Braga. Saudades desse amor sem limite!
Um forte abraço.

22/03/2008 - 09h:35

Paula (Portugal) disse...

Lindo Mascote!...
Que foto maravilhosa, como estão os três tão bem, com um ar de felicidade tão grande.
Parabéns pela música "Amigo" e por esta bela foto para encerrar esta série "O nosso amigo: Erasmo Carlos".
Um beijo da madrinha

22/03/2008 - 11h:22

Milagros disse...

Te felicito por colocar aqui esta linda fotografia
que traz tantas recordações.
O casamento do filho do Rei sua amada e o amigo
Erasmo Carlos....
um abraço...

22/03/2008 - 11h:35

claudenir disse...

u procuro cd da cantora katia q no passado cantava com o réi roberto carlos. c alguem souber de alguma coisa ,comuni que me (ribeiroto2007@hotmail.co
m.br)

23/03/2008 - 12h:54

Everaldo Farias disse...

Bela foto que reune a saudosa Maria Rita!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogsp
ot.com

Abraços!

23/03/2008 - 07h:48

Helio disse...

Muito boa a foto! Sugiro que a data colocada abaixo das fotos seja a data em que a foto foi tirada.

28/05/2008 - 06h:19

Glória disse...

Linda Maria Rita...só felicidades nessa foto, coisa boa!

08/06/2008 - 01h:47

Helena Mula disse...

Ve se a Felicidade do Rei Roberto estampada no rosto. De facto o amor dele pela Maria Rita é mais puro e cristalino que a água de rocha

13/06/2008 - 06h:38