sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Análise De Discos IV: Louco Por Você 1961
Olá Súditos !
Hoje eu Diego Bachini Lima, estou aqui para fazer a análise do disco mais raro (e talvez o mais eclético) de Roberto Carlos. Eis o disco Louco Por Você.
Essa análise contém partes de outras análises já feitas em sites de música, pelos simples motivos de que se trata de um disco raro, e muito comentado por isso, e também porque a análise orginal que eu tinha digitado foi embora, com tudo que tinha no meu hd. Mas isso talvez não atrapalhe a qualidade nem meu jeito de escrever com essa base.
Pra começar um leigo ouvindo o disco, não pensaria se tratar de Roberto Carlos. Afinal o Rei tinha seus 20 anos de idade, e o conteúdo é, como já foi dito, muito eclético.
1. "Não é por Mim"
Parece as músicas do início dos anos 50, um 'Bolerão'. Não pense em ouvir uma canção à lá 'El Día Que Me Queiras' que na voz de RC está mais pra Bolero, que Tango. Aqui a interpretação é boa, mas o mesmo não pode se dizer do instrumental, muito paradão. Não teve um bom encaixe entre letra (bonita, mas pouco serena), e o instrumental (nem muito romântico, nem muito dançante).
Os versos finais desta canção de Carlos Imperial são considerados como provável causa para a interdição de Roberto à reedição de "Louco por Você". Os versos "e se (alguém) provar que eu fiz você ficar tão triste/eu saberei que existe um céu, que Deus existe", seriam contrários à crença religiosa atual do cantor. Pra que gravou 'Seres Humanos' em 2002, não parecer ser um argumento forte. Dizem.
2. "Olhando Estrelas"
Versão da balada "Look for a Star", sucesso entre adolescentes, nos primórdios do rock, na voz do cantor Garry Miles. Mas vale o mesmo da anterior. O objetivo deveria ser uma música pra se dançar a dois. Mas os arranjos não são bons pra isso. Falta a serenidade que Roberto soube por tão bem em suas canções.
3. "Só Você"
Aqui você começa a enxergar Roberto Carlos. Embalada por um ótimo arranjo rockabilly, a letra ingênua (com umas rimas pobrinhas) e espirituosa desta canção termina dizendo: "Enquanto eu já vou guardando capital, você vai adiantando o enxoval" e termina com a marça nupicial (que por coincidência [ou não] abre "Quero Me Casar Contigo".) Bonitinha simpática gosto de ouvir de vez em quando. Os metais são ótimos. Os backing vocals assumem parte da música.
4. "Mr. Sandman"
Versão em português de uma balada de sucesso dos anos 50, gravada pelo grupo vocal Four Aces e pelo cantor norte-americano Marvin Gaye, entre outros. É na minha humilde opinião a melhor música do disco. Aqui sim, qualquer um sabe que é Roberto Carlos que está cantando. "Só Você" e "Mr. Sandman", apontam a direção que o repertório de Roberto tomará em discos seguintes, de "Splish Splash até "Jovem Guarda". Falta o "Rock'n'Roll" para essa estar no mesmo patamar de Splish Splash.
5. "Ser Bem"
Esta é talvez a música mais surpreendente do disco, em que Roberto interpreta num tom blazê e irônico, uma letra deliciosamente fútil, recheada de expressões de época, como "ser bem", "elegante da bangu", "estar 'in love'", e nomes de locais da moda, como o Sacha's e o Copacabana Palace. A música revela um lado debochado do Rei que foi pouco explorado em sua carreira. Ela tem um leve bossa-novismo, meio que samba, mas de qualidade inferior na letra.
6. "Chore por Mim" (Cry me a River)
"Cry me a River" foi celebrizada pela interpretação sussurrada de Julie London, na trilha sonora do filme "The Girl Can't Help it", de 56. O arranjo da música, em sua gravação com London, era adorado por músicos bossa novistas, que o consideravam exemplar. A canção aparece em "Louco por Você" provavelmente como uma referência à bossa nova, de que Roberto era fã confesso. Dizem que em sua interpretação, no entanto, o cantor parece inseguro em algumas passagens da melodia. Não acho não. A voz de Roberto é claro, não é nem perto do que ela é hoje. Mas sua interpretação me parece ótima para alguém de 20 anos de idade com uma letra carregada de emoção "Mas digo chore por mim, chore por mim, eu chorei tanto por você". As cordas, me lembraram em alguns momentos as de músicas de Frank Sinatra como 'If' e 'You Will Be My Music'
7. "Louco por Você" (Careful)
Um divertido tcha-tcha-tcha, versão de um sucesso de época. O destaque ganho como faixa título se justifica pelo refrão: "Lou-co, lou-co, louco por você...", delicioso e de fácil memorização. Nesse a escolha do arranjo foi ótima. E Roberto com sua jovialidade tira todo o frescor da música para nossos ouvidos. O sax na música ficou 10.
8. "Linda"
Muitas das músicas de Louco Por Você estão na música Louco Não Estou Mais, de 1964, que 'liberta' das suas músicas antigas (apesar de citar Splish Splash que o acompanhou por toda sua carreira), e Linda não foge com a parte "Linda foi namoro que pouco durou'. Este tcha-tcha-tcha traz os backing-vocals mais divertidos do disco: "iá-iá-iá-iá... iá-iá...". A interpretação de Roberto porém não é tão boa em alguns momentos. Linda é porém bem jovial.
9. "Chorei"
Um samba bossa nova, que poderia estar no repertório de Miltinho ou Elza Soares, com arranjo para orquestra de gafieira. A canção é surpreendente não apenas pelo inusitado do estilo, que nunca mais voltou ao repertório do cantor, mas pela interpretação convincente de Roberto Carlos. Não pense em Ai que saudades da Amélia, é muito diferente. Roberto soube mostrar que sabia cantar samba também. E ficou muito bom mesmo
10. "Se Você Gostou"
Mais uma bossa de Carlos Imperial. A letra traz evocações explícitas à bossa nova em passagens como "olha o céu, o mar, a flor, isto é sinal de amor", ou "se lhe agradou minha voz cansada e rouca" e "se quiser de novo os carinhos que eu lhe fiz/amor, telefone e peça bis". Por letras como esta, Imperial foi considerado na época, pelos puristas, um aproveitador do sucesso da bossa nova "verdadeira", feita por Jobim e Vinícius. Porém 'Se Você Gostou' é a melhor bossa de Imperial gravada por Roberto. Atenção fica para o final da música, em que Roberto arrisca um "scat singing".
11. "Solo per Te"
Bolerão italianado, esta música não faz supor que seu intérprete seria vencedor do festival de San Remo, anos mais tarde, com "Canzone per Te". Isso porque Roberto não tem o que tirar da música. Letra muito fraca, e os bangos, só atrapalham... No fim Roberto manda um 'Solo Per Te..."
12. "Eternamente (Forever)"
"Louco por Você" termina em grande estilo com esta balada, ao estilo Paul Anka, que foi sucesso em italiano na voz de Peppino diCapri. A letra em português explica: "Forever é para sempre/viver junto a você/as questões de amor/não têm tradução", e Roberto Carlos é enfático na dicção: "qüestões". Apesar disso, Roberto encara bem a música, mas não é sua praia Mora?
Em relação à capa do disco, é de um casal que posou para a capa do disco To Each His Own do músico norte-americano Ken Griffin. Roberto Carlos fez uma seção de fotos, para depois escolher a capa do disco, mas nenhuma das fotos agradou o diretor da Columbia, (CBS), Roberto Côrte Real, que acabou optando pela capa americana. Roberto chorou e se ofereceu para uma nova seção de fotos, mas de nada adiantou.
Os arranjos do disco, que vendeu apenas 512 cópias, foram elaborados pelo maestro Astor Silva. Na contracapa do disco, um texto interessante, que apresenta o futuro Rei para o grande público, e afirma, equivocadamente (e segundo fontes propositalmente), que ele tinha nascido no Rio de Janeiro.
É importante ressaltar que este disco foi o único que nunca saiu em CD, e que não está à venda nos dias atuais. Se você quer comprar esse disco, realmente não temos como dizer onde você pode encontrá-lo. Fora de catálogo, ele só é encontrado no formato LP, e vale cerca de R$ 3.000,00. E lembre-se: Pirataria é crime !
Mas ai você vai me perguntar: E como eu, Diego, consegui análisar as músicas? Eu tenho o LP? Na verdade não. Mas me apoiei na lei de Direito à livre informação, que diz que toda pessoa tem o direito natural de ter acesso a todo tipo de informação publicada, por quaisquer meios, desde que o faça para seu próprio uso e sem o intuito lucrativo. Somente o uso comercial de informações protegidas por Copyright, sem o respectivo pagamento dos direitos de uso, constitui pirataria, prática ilícita que merece ser combatida. Com isso pude ouvir o disco Louco Por Você.
Próxima Matéria
Na próxima sexta estaremos de volta com uma matéria sobre uma peça teatral da qual Roberto Carlos participou. Em 1969, o Rei fez Os Três Porquinhos, interpretando o lobo mau. Jô Soares era um dos porquinhos. Como temos essa relíquia na íntegra em nosso acervo, comentaremos, e traremos trechos em vídeo. Você não pode perder !
Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários. Clique aqui para comentar!:
Grande James!
Parabéns pela postagem.
Esperamos a letra da "Mulher que eu amo". Será que o rei conseguiu trazudir Loving you? (Bingo.)
Abraços.
Felipe Moura
Amigo James y equipo del blog:
Diego Bachini Lima excelente analice del disco "Louco por Você",gracias por su información.
Que Dios los siga bendiciendo siempre.
Un saludo afectuoso de:
Rosario Mendoza
Hola que tal James...
Magnifico trabajo que realizó Diego Bachini!!!, que buen analice del disco:
"Louco por VocÊ",estuvo muy bien explicada cada canción,gracias porque las mejores noticias y analices de discos estan en tu blog,felicidades!!!.
¡¡¡¡Un fuerte abrazo lleno de cariño!!!!.
Caro James, acho que vc faz um belo trabalho na divulgação do trabalho do rei.Mas eu não posso de deixar de falar uma coisa, não me leve a mal, sou seu amigo, agradeço a análise do disco Louco por Você, no entanto no meu humilde ponto de vista, não perca tempo nesse disco, ele é muito fraco para os padrões robertocarlianos, nem mesmo o rei gosta dele. Guarde seus conhecimentos e de sua equipe apoiadora para analisar todos os demais discos, que eu sei que vcs fazem muito bem. Agora LOUCO POR VOCÊ, não vale a pena. Um abração
Eu tenho esse CD raro e oficial. Consegui numa loja de discos em Brasilia em 2001. Fui la para comprar o DVD de um dos filmes do Rei que eu ainda nao tinha e conversando com o vendedor, disse-lhe que so faltava na minha coleçao o primeiro disco do Rei "Louco por você" e ele me disse que tinha o disco em CD e que era o oficial. Entao comprei-o e hoje a minha coleçao esta completa.
Um grande abraço.
Ocenilda, Verviers - Bélgica
Postar um comentário