Olá Súditos!
Estamos de volta, para continuar falando sobre as canções que o Rei cantou, exclusivamente, em determinados idiomas. Já falamos das canções em espanhol: ao todo, existem 28 músicas gravadas por Roberto Carlos no idioma, que não existem, na voz dele, em qualquer outro.
Mas não só em espanhol estão as "canções exclusivas", digamos assim. Em italiano, o professor de amor do Brasil gravou 61 canções, ao todo. Destas, 58 são versões de sucessos em português. 1 é original em italiano (Un Gatto Nel Blu), mas foi versionada para o espanhol (Un Gato En La Oscuridad), sendo cantada, portanto, em dois idiomas (inclusive, mais frequentemente no segundo), e, por esse motivo, não está contabilizada nessa matéria.
E há ainda mais duas canções que só existem em italiano: uma delas, Canzone Per Te, tornou Roberto Carlos famoso em toda a Europa. Foi com essa canção que ele venceu o Festival de San Remo, na Itália, em 1968. O mundo todo passou a prestar mais atenção naquele jovem garoto, que cantava com um olhar tímido e triste. A canção foi gravada por ele, e fez muito sucesso, inclusive no Brasil. Porém, mesmo com esse imenso sucesso, ninguém nunca fez uma versão dessa música. Talvez isso se deva ao fato de que o idioma italiano dê um toque de romantismo a essa canção. Ao lado, capa do disco "Canzoni Per Te", lançado na Itália, em 1968, com as canções "Canzone Per Te" e "L'Ultima Cosa", dentre outras em italiano.
Clique no Play para ouvir "Canzone Per Te".
(Endrigo / Bardotti - © Warner Chappel / Nouva Fonit Cetra)
A outra canção de Roberto Carlos que só existe em italiano chama-se L'última Cosa, e é pouco conhecida entre os fãs do cantor. Foi lançada, também, em 1968, pouco tempo depois do estrondoso sucesso de Canzone Per Te, e do seu intérprete, na Europa. Ao lado, a capa de um compacto duplo lançado na Itália, com a canção. Não foram muitos, mas alguns ficaram na coleção de algumas pessoas. A canção chegou a ser lançada no Brasil, no final dos anos 60, em um compacto duplo.
Você pode ouvir L'ultima cosa, na voz de Roberto, clicando no Play. (Beretta - Balsamo)
Acompanhe a letra
L`ultima cosa
Beretta - Balsamo
Io sono l’ultima cosa per te
Tutto e poi tutti e poi me
L’ultima cosa per te
Tutto e poi tutti e poi me
Sono l’ultima foglia d’autunno
A staccarsi da un ramo
Sono l’ultima stella che splende
In cielo lontano
Sono l’ultima goccia di pioggia
A cadere su un fiore
Ma io sono, io sono, io sono
Io sono l’amore
Io sono l’ultima cosa per te
Tutto e poi tutti e poi me
Oh, L’ultima cosa per te
Tutto e poi tutti e poi me
Sono l’ultima onda di un mare
Che bate a las fonda
Sono l’ultima eco di un grido
Che ancor ti risponda
Sono l’ultima luce di sole
Di un giorno che muore
Ma io sono, io sono, io sono
Io sono l’amore
Io sono l’ultima cosa per te
Tutto e poi tutti e poi me
L’ultima cosa per te
Tutto e poi tutti e poi me
Sono l’ultima pagina bianca
Di un lungo discorso
Sono l’ultima ora di un anno
Un anno trascorso
Sono l’ultima cosa del mondo
Che voglio il tuo cuore
Ma io sono, io sono, io sono
Io sono l’amore
Io sono l’ultima cosa per te
Tutto e poi tutti e poi me
L’ultima cosa per te
Tutto e poi tutti e poi me
Uma curiosidade: L'ultima cosa tem uma versão em português. Entretanto, apesar de mudarem completamente o sentido da letra, ela não foi gravada por Roberto Carlos, mas pelo cantor brega Reginaldo Rossi. E a versão dele, você também pode ouvir aqui no blog. (Beretta - Balsamo. Versão: Reginaldo Rossi - Gravadora: EMI)
Acompanhe a letra
Feito De Amor (L'ultima Cosa)
Beretta - Balsamo - Versão: Reginaldo Rossi
Eu posso bem ser ninguém pra você
Mas eu não vou te perder
Sei sou ninguém pra você
Mas com amor vou vencer
Você disse que eu me afastasse
Ficasse distante
Pois me achas tão pobre tão feio
Tão deselegante
E até você disse que tem
Preconceito de cor
Mas eu tenho uma arma mais forte
sou feito de amor
Eu posso bem ser ninguém pra você
Mas eu não vou te perder
Sei sou ninguém pra você
Mas com amor vou vencer
Outro dia você me falou
que eu não valho nada
Que eu não passo de um pé de chinelo
uma roupa rasgada
Eu Calado fiquei em resposta
te dei uma flor
Pois teu ódio caminha bem perto
Do teu grande amor.
Eu posso bem ser ninguém pra você
Mas eu não vou te perder
Sei sou ninguém pra você
Mas com amor vou vencer
Eu tenho certeza que um dia
você vai mudar
meu amor e tão grande e tão forte
pode esperar
Pois nobreza,beleza,riqueza é coisa interior
E o mais importante na vida é Humildade e amor
Eu posso bem ser ninguém pra você
Mas eu não vou te perder
Sei sou ninguém pra você
Mas com amor vou vencer
Eu não sou a última coisa do mundo eu tenho muito amor.
Apenas essas duas canções são exclusivas em italiano. Mas não se preocupe, que ainda há um idioma sobre o qual falaremos...
Próxima Matéria
Próxima sexta-feira, estaremos de volta, falando das canções de Roberto Carlos em inglês que só existem em inglês!
NOTA
Hoje é 2 de julho, dia do aniversário do presidente deste blog, James Lima, que está completando 16 anos. Parabéns James!
Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !
Novidades do Desfile: Beija-Flor
Algumas decisões já foram tomadas, sobre o desfile de Roberto Carlos na Beija-Flor. Em primeiro lugar, a Liesa, Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, definiu a ordem dos desfiles. A Beija-Flor é a última escola a se apresentar, do último dia. Com o enredo A SIMPLICIDADE DE UM REI, a escola promete arrasar na avenida.
A sinopse já foi entregue, e você pôde ler aqui no Blog. A camisa oficial do enredo (foto) está sendo vendida por 55 reais + frete na loja da Beija Flor. Mas aqui no Blog, você pode comprar por 45 reais (frete incluso) entrando em contato pelo email contato@robertocarlosbraga.com.br . É importante frisar que a camisa que nós vendemos não é falsificada, mas, exatamente, a mesma que é vendida pela Beija Flor, e foi conseguida com os fornecedores da escola.
Foi definido, também, que Roberto Carlos virá no último carro da escola, cercado por crianças, conforme nosso Blog havia anunciado, no Twitter, cerca de uma semana atrás. Hebe Camargo, grande amiga de Roberto, será convidada para desfilar, assim como Erasmo e Wanderléa. Os amigos da Jovem Guarda virão no carro "Amigos do Rei".
Durante todo este ano, traremos notícias sobre o carnaval da Beija Flor, em 2011, como é de se esperar. Portanto, fique ligado. À medida que forem sendo divulgadas novas informações, estaremos publicando!
Mais novidades do desfile da Beija Flor
O Dia Online - 3/7/10 - 23:35
Rio - É papo firme! O enredo ‘A simplicidade de um Rei’, escolhido pela Beija-Flor para homenagear o cantor Roberto Carlos no Carnaval, começa a despertar grandes emoções em fãs e integrantes da agremiação. A empolgação é tanta que já são 110 sambas inscritos para concorrer ao hino nilopolitano de 2011: um recorde na História da escola. Como nas canções de Roberto, a ordem é privilegiar as letras simples.
De acordo com o diretor-geral de Carnaval da escola, Laíla, o máximo de inscrições já alcançado até então era de 90 canções. Ele espera que o número dobre, já que o prazo para se candidatar vai ainda até o dia 2 de agosto.
A escola já começou a definir os detalhes do que vai apresentar no dia 7 de março, quando será a última a cruzar a Marquês de Sapucaí. Mas o carro alegórico em que o Rei vai desfilar ainda é um mistério.
“Só sei que não vamos optar pelo óbvio”, pondera Laíla. Pela primeira vez em mais de 35 anos, Neguinho da Beija-Flor deverá abrir mão de seu empolgante grito — “Olha a Beija-Flor aí, gente!” — para ceder a vez a Roberto Carlos.
O ídolo da música brasileira vai servir também de inspiração para mudanças radicais no estilo da Azul e Branca. “Faremos uma revolução. Precisamos renovar nosso desfile, colocando mais leveza, simplicidade e alegria na Avenida”, revela Laíla. Uma das mudanças será nas fantasias, que ficarão mais leves.
“Elas caberão num carro de passeio, livres das cangalhas pesadas, que sufocaram a nossa força nos últimos anos”, completa o exigente diretor-geral. Nos últimos dois anos, a escola não conseguiu a nota máxima no quesito Evolução: tirou um 9,8 em 2009 e um 9,9 no ano passado.
Investimento
A ‘majestade’ também agigantará ainda mais as alegorias, marca registrada da escola. Acopladas, elas chegarão a 11 — três a mais que este ano. “Quatro delas já foram desenhadas”, conta Laíla.
Desfile pode ter ala só com sósias do ídolo da música brasileira
Sósia e cover mais famoso do astro verdadeiro, Carlos Evanney torce para que uma das ideias estudadas pela Beija-Flor se concretize: a criação de uma ala só para dublês do homenageado.
Empolgados, vários fãs do cantor já sonham em cruzar a Sapucaí junto do artista. “Seria uma felicidade enorme”, suspira, emocionada, Sonia Maria Rodrigues dos Santos, 55, que nunca desfilou nem é fã de Carnaval. Moradora de Irajá, desde os 12 anos coleciona fotos e discos do ídolo. Sua paixão pelo cantor é refletida no nome da filha: Roberta, 29 anos.
Há pelo menos 1.200 vagas na escola para quem não é do samba, mas quer desfilar com Roberto. Das 46 alas, só fantasias de 17 serão vendidas. As demais são gratuitas, para a comunidade. Nessas, a cobrança é grande: três faltas a ensaios excluem o folião da Avenida.
Samba mais simples e obras na quadra
É no samba-enredo que o público sentirá uma das maiores mudanças na escola. “A ordem é para que os compositores façam letras curtas, com um pouco mais de 26 linhas, de simples entendimento e com refrão fácil. Chega de letras que o povo não canta. Queremos a participação total da plateia”, decreta Laíla.
Em 2007, em enredo sobre a África, o samba era recheado de palavras rebuscadas em yorubá.
O diretor quer simplicidade também nas eliminatórias para escolha da música. “As torcidas estão proibidas de levar bandeiras, fantasias ou bolas de soprar. No último Carnaval, o grupo vencedor gastou R$ 70 mil. A condição de igualdade deve estar apenas no canto”, defende.
Roberto Carlos, febre nas rádios de Nilópolis, impulsiona reformas na quadra da escola, onde o palco já ostenta painéis gigantes do Rei. O piso e a iluminação estão sendo trocados. Para o show que o astro fará no local, em dezembro ou janeiro, o acesso à quadra será ampliado e preparado para receber até 15 mil súditos.
Pela 1ª vez, Neguinho cederá a vez no grito de guerra
“Olha a Beija-Flor aí, gente!”. Pela primeira vez em 35 anos, o grito de guerra mais famoso da Sapucaí pode não sair da boca de Neguinho. Ele quer ceder a vez a Roberto Carlos.
“Vou convidá-lo para que ele cante o samba conosco, mas, se ele recusar, faço questão de que ele pelo menos dê o pontapé inicial. Ele pode até trocar para ‘Olha a Beija-Flor aí, bicho!’”, brinca o intérprete oficial da escola azul e branca. “Será uma honra, um orgulho muito grande estar ao lado de Roberto Carlos na Avenida”, ressalta.
Roberto Carlos participará de passeata em Brasília
Roberto Carlos deve se engajar no movimento que combate o projeto de revisão da Lei de Direito Autoral, patrocinado pelo Ministério da Cultura. "Se essas propostas forem enviadas ao Congresso, ele vai participar de passeata em Brasília, vai para a imprensa, vai fazer tudo o que precisar", diz Dody Sirena, empresário do cantor. A adesão do Rei à causa está sendo festejada: ele nunca participa desse tipo de mobilização.
Está em discussão, entre outras coisas, a criação de um órgão ligado ao governo para regular matéria autoral. "O que está sendo proposto afeta obras de Caetano, Chico, Roberto. Com pretexto de dar acesso à cultura, o governo quer se tornar dono delas", diz Dody. Nos debates, o Ministério da Cultura tem negado a intenção de "estatizar" os direitos autorais.
Folha de S. Paulo - 07/07/2010/Ilustrada/Mônica Bergamo
Roberto Carlos escala famosos para desfilar com ele na Beija-Flor
O Fuxico
O Carnaval de 2011 promete mudar radicalmente o estilo do desfile da Beija-Flor de Nilópolis, escola de samba carioca. A agremiação, que vai homenagear o cantor Roberto Carlos, promete conquistar de vez o povão. Isso porque, contrariando a tradição, que sempre privilegiou sua comunidade, embora seja a preferida de muitos famosos como Cláudia Raia e Edson Celulari, a azul-e-branco vai abrir espaço para uma turma de celebridades.
A reportagem de O Fuxico descobriu que a direção da escola deixou nas mãos do Rei a incumbência de convidar a celebridade que ele quiser.
A primeira confirmação é Hebe Camargo, fã declarada de Roberto. Mas o desfile promete mais, muito mais. Muitos outros amigos do Rei, não apenas os da Jovem Guarda, mas amigos recentes, também serão convidados.
É quase certo que haja uma alegoria inteirinha dedicada às mulheres que cantaram músicas de Roberto, entre elas Ivete Sangalo, Adriana Calcanhoto, Alcione, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Fernanda Abreu, Luiza Possi, Fafá de Belém, Sandy, Paula Toller, Marina Lima, entre outras.
Em outro carro alegórico, estarão os cantores que participaram do disco Amigos Sertanejos, entre eles César Menotti & Fabiano e Victor & Léo, Sérgio Reis, Nalva Aguiar, Elba Ramalho, Dominguinhos, Leonardo, Chitãozinho & Xororó, Daniel e a dupla Zezé Di Camargo & Luciano.
O Rei estará no fim do desfile, cercado de crianças.
O Avião de Roberto Carlos
Coluna do Dadá
O avião de Roberto Carlos, de sete lugares, não tem o luxo do de Julio Iglesias, por exemplo, com torneiras banhadas a ouro. Mas tem os toques do Rei, tipo poltronas de couro branco e algumas tonalidades azuis espalhadas pela aeronave.
É que Roberto tomou gosto por viajar. A partir de agosto, aliás, deve retomar os shows, alguns internacionais, o que justifica a compra do avião que, segundo dizem, custou R$ 18 milhões. O equipamento é da canadense Bombardier, o que deve ter deixado a Embraer roendo os dedos. Ui.
Roberto Carlos está finalizando o CD latino, a ser lançado no mercado internacional, além do DVD sertanejo, que ficará por aqui mesmo.
Aquela Canção do Roberto...
O Globo (RJ)
Cláudio Botelho e Charles Möeller vão se encontrar, ainda este mês, com Roberto Carlos, para apresentar ao Rei o projeto de "Aquela Canção do Roberto", musical que estreia em março de 2011. "Será uma ficção, que conta a história através das músicas dele", diz Botelho. "É um 'Mamma Mia' brasileiro."
5 comentários. Clique aqui para comentar!:
Eu amo todas as canções que o rei gravou em italiano...
Mas Dudu está nos dando um presente com a belissíma o "Show Já Terminou",Roberto poderia fazer uma gravação com arranjos para essa música bela..
Em 73 quando do show em Conquista,ele encerrou com essa cançaõ...
MUCHAS GRACIAS JANES Y EQUIPO DEL BLOG POR ESTE MATERIAL...ES MUY LINDO ESCUCHAR A ROBERTO CANTAR EN ITALIANO Y ESTA CANCION COMO TANTAS OTRAS HABLAN DE UN GRAN AMOR...UN ABRAZO A TODOS USTEDES MABEL.
Muito bom bicho! Mas mesmo você tendo me explicado que Un Gatto nel Blu tem versão em espanhol eu acho, não apenas que ela deveria estar ai, mas deveria ser falada também a versão de Carlos Colla, gravada por Daniel (Um Gatto Que Vai).
Abraço!
Entrei por um acaso neste site.....AMEI sou apaixonada por todas as musicas de Roberto Carlos, ele é demais! Não é atoa que é o nosso REI. Como faço para ouvi a musica em Italiano "La ultima cosa " San remo 1968, não conseguir , por quê? Fiquei ansiosa.. adoro essa musica....Parabéns James Lima!!!!!!!
James
Parabéns pelo belo site!
Quero saber como faço para ouvi a musica " la utima cosa " musica do Rei 1968 em Italiano Li sua observação, mais não conseguir encontrar Beretta - Balsamo
O Rei deve estar muito feliz por sua criatividade, ele merece...
Postar um comentário