sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sangue verde derramado...♫ - Roberto Carlos e a Amazônia

Foto: Roberto Carlos grava clipe na Amazônia. Rede Globo.



Olá súditos!


Hoje, cá estamos, depois de uma homenagem ao Rei do futebol, Pelé, pelos seus 70 anos, para dar continuidade a este blog. E na matéria de hoje falaremos sobre uma das maiores dádivas da Terra: A Amazônia.

A Amazônia é uma região natural da América Do Sul, que tem 60% da sua área em território brasileiro. A região é riquíssima em fauna e flora, e contém a maior floresta natural do mundo (Floresta Amazônica) e o maior rio do mundo (Rio Amazonas). O potencial da Amazônia é muito grande, e pesquisadores do mundo todo se empenham em pesquisá-la, para descobrir mais espécies de plantas e animais, e possíveis benefícios que possam nos trazer.

Entretanto, é muito triste saber que uma região tão importante para todos os povos do planeta não está sendo preservada como queremos. Os índices de desmatamento reduziram muito, é bem verdade, graças ao trabalho de pessoas sérias que conhecem a Amazônia. Mas ainda não é o índice que queremos: desmatamento zero.

Mas o que isso tem a ver com Roberto Carlos? Tem tudo a ver! Roberto Carlos é o maior artista do Brasil, e sempre cantou sobre variados temas. O meio ambiente foi um deles. Desde 1976, o Rei dedica canções ao tema. E olha que nessa época isso não era comum, viu? Em algumas dessas canções ele mostra sua opinião sobre a Amazônia. (Foto: Roberto Carlos grava clipe na Amazônia. Rede Globo.)

Em 1979, a floresta foi citada pelo Rei do Brasil, na canção O Ano Passado. O trecho dizia "quem padeceu de insônia / com a sorte da Amazônia / na lei do machado mais forte do ano passado". Mas a maior referência à Amazônia em forma de música é, sem dúvida, a canção homônima, de autoria de Roberto e Erasmo Carlos, lançada pelo primeiro, no disco Roberto Carlos 1989, que foi sucesso de vendas no Brasil, em Portugal, na Argentina, na Bolívia, na Colômbia, no Equador, na Espanha, no México e nos Estados Unidos. Para ouvir a gravação, em português, clique no PLAY. Acompanhe a letra a seguir. Para comprar este disco, clique aqui.
Roberto Carlos Erasmo Carlos Amigos ECRA Sony BMG




Amazônia
Roberto Carlos - Erasmo Carlos

Tanto amor perdido no mundo
Verdadeira selva de enganos
A visão cruel e deserta
De um futuro de poucos anos

Sangue verde derramado
O solo manchado
Feridas na selva
A lei do machado

Avalanches de desatinos
Numa ambição desmedida
Absurdos contra os destinos
De tantas fontes de vida

Quanta falta de juízo
Tolices fatais
Quem desmata, mata
Não sabe o que faz

Como dormir e sonhar
Quando a fumaça no ar
Arde nos olhos
De quem pode ver

Terríveis sinais
De alerta
Desperta
Pra selva viver

Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, inssônia do mundo

Todos os gigantes tombados
Deram suas folhas ao vento
Folhas são bilhetes deixados
Aos homens do nosso tempo

Quantos anjos queridos
Guerreiros de fato
De morte feridos
Caídos no mato

Como dormir e sonhar
Quando a fumaça no ar
Arde nos olhos
De quem pode ver

Terríveis sinais
De alerta
Desperta
Pra selva viver

Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
A canção, como se pode imaginar, foi um grande sucesso. Naquele ano, o Roberto Carlos Especial também foi dedicado, em parte, à Amazônia, trazendo imagens do Rei na floresta (que ilustram essa matéria), e um clipe. Roberto, durante o programa, falou várias vezes sobre a importância da preservação da fauna e da flora do lugar. (Foto: Roberto Carlos grava clipe na Amazônia, sentado em uma árvore da floresta. Rede Globo.)

No final de 1989, Roberto Carlos visitou Raúl Velasco, um grande amigo mexicano, e participou de um programa especial com o apresentador: El Valor De Una Sonrisa. O programa, que foi exibido dia 23 de dezembro de 1989, trouxe uma entrevista, na qual o Rei falava de vários temas. Um deles, a Amazônia. Acompanhe.

Raúl: Então eu penso que Roberto Carlos deve ter uma opinião sobre o que está acontecendo na selva amazônica... Que poderia dizer que é do Brasil, mas creio que é um pedaço muito importante do nosso mundo. Como você vê esse problema, como um brasileiro, como uma pessoa que está perto do problema, e que deve ter uma opinião mais próxima da realidade do que o reflexo que chega até nós. E... Agora você escreveu algo sobre isso, né? Porque você é também um ecologista de coração. Um defensor de nossos irmãos verdes... O que você pode falar disso, Roberto? (Foto: Roberto Carlos grava clipe na Amazônia. Rede Globo.)
Roberto: Bom, há uns 12 anos... Eu fiz uma canção que se chama O Ano Passado, e nessa canção eu falei da Amazônia, que naquela época dizia que ninguém padeceu de insônia com a sorte da Amazônia, porque isso realmente me fazia mal... Me sentia mal com isso. Me angustiava. E continuo angustiado, porque, realmente, a questão da Amazônia é uma coisa muito séria... E o que acontece com a Amazônia é uma coisa na qual eu vejo um perigo terrível para toda a humanidade do futuro. Agora recentemente escrevi uma canção, que já gravei em português, e ano que vem vai sair aqui no México em espanhol, que se chama Amazônia. E nessa canção falo exatamente do que eu penso, que é realmente um crime o que está acontecendo na Amazônia. Mas pelo menos agora há movimentos muito fortes dos ecologistas, e que tentam realmente frear as coisas que estão acontecendo lá. Eu tenho lido bastante sobre a Amazônia, a importância que tem a Amazônia... E de repente, fiquei surpreso lendo que a importância da Amazônia não é tanto pelo oxigênio, mas pelo equilíbrio de tudo... da ecologia, da atmosfera... Porque dizem, nos lugares que eu li, que 90% do oxigênio que respiramos vem do plâncton, do mar. E não exatamente da Amazônia, que, por si só, consume boa parte do oxigênio que produz, porque já é uma floresta madura. Não é uma selva jovem. Mas, mesmo assim, o equilíbrio de toda a natureza, de todo o mundo está, realmente, em um nível muito alto baseado na Amazônia. E isso, logicamente, me deixa indignado, pelo desrespeito à Amazônia, que é uma coisa da qual necessitamos... Então é uma angústia pra mim ver que o homem destrói uma coisa que ele mesmo necessita. Que faz parte de sua própria vida. E por isso escrevi nessa canção coisas como 'Quanto amor perdido no mundo, uma selva de enganos'. E falo, nessa canção, também, daqueles que lutaram e lutam pela Amazônia, inclusive os que morreram por ela, como o Chico Mendes [Nota do Blog RCB: Chico Mendes havia morrido um ano antes, em 1988], que foi uma coisa terrível o que aconteceu com ele. Um grande defensor da Amazônia... Nessa canção falo de tudo isso. Então, vejo isso com muita preocupação, e ao mesmo tempo indignado, angustiado com a situação. E o mais importante de tudo é que o homem destrói solos que não se conhece. A Amazônia tem plantas que ainda não são conhecidas... E aí pode estar a cura de muitas doenças...

E Roberto disse mais...
"Um homem que queima uma árvore da Amazônia está queimando um livro sem lê-lo. E quem queima um hectare da Amazônia está queimando uma biblioteca inteira."
Foto: Roberto Carlos grava clipe na Amazônia. Rede Globo.

Bom, pra você que queria saber a opinião de Roberto Carlos sobre a Amazônia, deu pra conhecer um pouco mais, né?

Próxima Matéria
Sexta-feira que vem, estaremos de volta, com uma matéria sobre os carros mais famosos do Rei Roberto Carlos. Imperdível!




Cantor Roberto Carlos cria empresa para atuar no ramo imobiliário

Fonte : O DIA (RJ)


O cantor Roberto Carlos está entrando no mercado imobiliário com a empresa Emoções Incorporadora, segundo a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. O projeto será realizado em parceria com seu empresário, Dody Sirena, e com Ubirajara Guimarães.

"O Roberto vai se envolver diretamente com tudo. Ele quer que os imóveis tenham os valores dele, ou seja, o que ele acredita ser qualidade de vida", afirma Dody.

O primeiro empreendimento será um condomínio de casas a ser lançado em dezembro, em São Paulo.




Temporal adia show de Roberto Carlos em Assunção nesta sexta-feira
Fonte: Folha.com

DA EFE, DE ASSUNÇÃO

O show que o cantor Roberto Carlos iria fazer nesta sexta-feira (29) em Assunção foi adiado para este sábado pelos organizadores do evento, devido a um forte temporal que castigou grande parte do Paraguai e causou destruição e cortes de energia elétrica.

Roberto Carlos faria uma única apresentação, após 20 anos de ausência no Paraguai, no Yacht y Golf Clube Paraguayo, nos arredores da capital.

O intérprete de "Detalhes", e outros grandes sucessos, comemora em 2010 seus 50 anos de trajetória e em 15 de abril recebeu reconhecimento de sua gravadora, a Sony, pela venda de 100 milhões de discos no mundo.

As autoridades paraguaias informaram após o temporal com fortes ventos que casas ficaram destruídas em vários dos 17 departamentos do país.



Roberto Carlos se apresenta no Paraguai após 20 anos
Fonte: Terra

Fotos: Reuters
Após 20 anos longe dos palcos do Paraguai, Roberto Carlos retornou hoje ao país em Assunción. Com o carisma e a humildade que marcam sua carreira, o Rei se apresentou no Yacht e Golfe Clube Paraguaio, nos arredores da capital paraguaia, em apresentação financiada por um banco a seus clientes.

O cantor e compositor brasileiro - único artista que vendeu mais discos que os Beatles e Elvis Presley na América Latina - cativou o público paraguaio desde o início da apresentação, apresentando vários dos sucessos que marcaram sua carreira.
O show aconteceu um dia depois do previsto, pois a apresentação, marcada para sexta-feira, teve que ser adiada devido a um forte temporal que atingiu a região da capital paraguaia na véspera. A tempestade destruiu centenas de casas e estabelecimentos, além de derrubar árvores e instalações elétricas, o que causou o corte do fornecimento de energia durante várias horas em dezenas de cidades.




Roberto Carlos vota, no Rio, no 2º turno das eleições
Blog RCB - 14:31 - 31/10/2010
Foto: Alex C. Ribeiro
O cantor Roberto Carlos fez como outros cerca de 120 milhões de brasileiros. Hoje, pela manhã, foi votar no segundo turno das eleições 2010. Roberto, que não foi visto votar no primeiro turno, estava vestido de azul, e usou óculos de grau na hora de votar. O local de votação do nosso Rei é o Círculo Militar da Praia Vermelha, na Urca.

A ida do cantor à seção eleitoral não causou tumulto. Poucas pessoas estavam presentes. Mas, entre elas, Rafael Cortez, um dos repórteres do programa CQC, que acompanha as celebridades votando, e que entrevistou Roberto nas eleições de 2008. Ao que tudo indica, dessa vez a conversa deles com Roberto Carlos foi mais calma, e eles até conseguiram presentear nosso cantor, com um óculos escuro, que é o símbolo do programa. Os CQCs dão óculos escuros de presente para grandes personalidades. Tom Cruise e Hugo Chávez, por exemplo, já receberam os óculos. Roberto Carlos recebeu neste domingo. Você pode acompanhar o programa CQC na TV Bandeirantes, segunda-feira, às 22:15.

Ainda segundo sua assessoria, Roberto não deixou de votar no primeiro turno. Acontece que ele foi cedinho, e ninguém viu. Tá explicado... Veja fotos, do fotógrafo André Freitas.




Roberto Carlos deve ter encontro reservado com Paul McCartney em Porto Alegre
Folha de São Paulo - 05/11/2010 - 09h03

O cantor Roberto Carlos deve ir ao show de Paul McCartney, no domingo, em Porto Alegre, e se reunir reservadadamente com ele. O encontro, contudo, depende do tempo.

O rei faz espetáculo aberto em Curitiba um dia antes. Caso chova, o evento será transferido para o dia seguinte --cortando o barato do cantor de ver o ex-Beatle.

Paul McCartney toca dia 7 de novembro, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Em seguida, vai à Argentina --no Estádio do River Plate nos dias 10 e 11 de novembro--, em Buenos Aires. Depois, retorna ao Brasil para shows nos dias 21 e 22, em São Paulo, no Estádio do Morumbi.

A informação é da coluna Mônica Bergamo, publicada na Folha desta sexta-feira (5).

/>
BlogRCB 06/11/2010 - 9:40

Roberto Carlos fará primeiro show de 2011 em Nilópolis

Segundo publicação na Veja.com, Roberto Carlos fará seu primeiro show de 2011 em Nilópolis. O cantor retribuirá a homenagem da escola de samba Beija-Flor, com um show para a comunidade de cerca de 15 mil pessoas.

O show será em janeiro de 2011, na concha acústica do novo Parque de Eventos de Nilópolis, na Baixada Fluminense.


Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

1 comentários. Clique aqui para comentar!:

Vinícius Faustini disse...

"Essa sinfonia orquestrada por Deus é nossa! Quanto mais a natureza é agredida pelo homem, mais ela responde com a paz da beleza".

Esta fala do "Roberto Carlos Especial" de 1989 diz tudo, bicho.

Abraços,

Vinícius Faustini