domingo, 27 de março de 2011

"Juntei minha viola com o pandeiro dela"♫ - O samba na obra de Roberto Carlos - Parte 2

Olá Súditos!
Hoje, estamos de volta, depois de uma primeira matéria sobre a presença do samba na obra de Roberto Carlos, para continuarmos falando sobre a relação de sua majestade com o ritmo mais brasileiro do mundo. Já falamos dos primeiros sambas gravados pelo Rei, e da influência do ritmo no trabalho de nosso cantor. Hoje, o Blog RCB relembra os sambas mais famosos da discografia de Roberto Carlos, com suas respectivas variantes. Por exemplo: Ai Que Saudades da Amélia e Maria, carnaval e cinzas, já citados na matéria da semana passada, foram sambas gravados em 1967. Algum tempo depois, Roberto Carlos gravaria um samba "cafona", Quero Ver Você De Perto, uma linda canção. Já no ano seguinte, um dos sambas mais conhecidos de sua carreira (e no arranjo original, ainda mais próximo desse estilo musical): Além do Horizonte. Foi mais ou menos nesta época que começou a ser exibido o programa que emociona milhões de brasileiros no natal da Rede Globo. O primeiro Roberto Carlos Especial foi exibido em dezembro de 1974, e, dali em diante, apresentaria duetos do Rei com alguns sambistas. Em 1976, por exemplo, Roberto receberia cantores e cantoras do passado, como Isaurinha Garcia, Carlos Galhardo e Orlando Silva. Dentre estes cantores, da era de ouro do rádio, estava Moreira da Silva, e o seu samba de breque. Com ele, Roberto cantou Na Subida do Morro.
Em 1981, o Rei foi, pela primeira vez, ao Sambódromo do Rio de Janeiro, acompanhar os desfiles das escolas de samba. Acompanhado de sua mãe, Lady Laura, seus irmãos, Carlos, Lauro e Norma, seus filhos, e sua mulher, Myrian Rios, Roberto ficou impressionado com todo o carnaval, mas, especialmente, emocionado com uma escola de samba: a Beija-Flor de Nilópolis. No carnaval de 1981, o carnavalesco Joãosinho Trinta havia preparado um desfile cheio de luxo e emoção, que conseguiu emocionar Roberto Carlos. Ali começava a relação do Rei com a escola nilopolitana. Na foto abaixo, exclusividade do Blog RCB, a Revista Manchete traz foto de Roberto e Myrian no camarote, fantasiados. A manchete diz: "Os olhos de Myrian Rios traíram o disfarce de Roberto Carlos."Foto: Acervo James Lima
6 anos depois, em 1987, Roberto seria homenageado por uma escola de samba. A Unidos dos Cabuçu falou da vida de Roberto Carlos, com o enredo Roberto Carlos na Cidade da Fantasia. O Blog RCB já falou, com detalhes, deste carnaval. Você pode relembrar nossa matéria, de fevereiro de 2009, clicando aqui. Foi nesse período, embalado pelo ritmo do samba, que Roberto compôs aquele que seria o samba mais significativo de sua carreira. Nêga fala da paixão de um homem branco por uma mulata, que mexe com a cabeça de qualquer um. A canção foi um sucesso estrondoso, principalmente fora do Brasil, onde os gringos faziam a associação da negra com a mulher brasileira, famosa no mundo inteiro. O clipe da canção, também um dos mais divertidos da carreira do Rei, foi exibido no Roberto Carlos Especial de 1986 (captura ao lado), e a versão em espanhol foi intitulada Piel Canela (pele cor de canela). Aquele Roberto Carlos Especial 1986 teria outros momentos ligados, intimamente, ao samba. Roberto falou da presença desse estilo de música nos morros cariocas, e destacou o trabalho de sambistas, como Jovelina Pérola Negra, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Sombrinha, Almir Guineto e Zeca Pagodinho, que, depois de serem reverenciados pelo Rei, reverenciaram sua majestade. Os sambistas fizeram o Pagode Do Rei, que falava, justamente, da presença de Roberto no samba. A letra (com direito a participação de Roberto cantando, no final) você confere abaixo. Você pode, ainda, ouvir o samba, clicando no Play.

PAGODE DO REI - Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Sombrinha e Jovelina Pérola Negra No tempo da Jovem Guarda foi rei E até hoje não tem pra ninguém Sonhei, sonhei Que o rei cantava pagode também Esse pagode Ficou da melhor qualidade Foi tão bom que esse sonho Se tornou realidade A galera bate palma Fica toda agitada Quando ouve o seu cantar És o rei da Jovem Guarda No tempo da Jovem Guarda foi rei E até hoje não tem pra ninguém Sonhei, sonhei Que o rei cantava pagode também Juro por Deus que não minto Com sinceridade, sabe como é Vi o rei Roberto Carlos Cantando e sambando no pé Vem, garota papo firme Que hoje estou me aquecendo Vai começar o pagode Tu pode vir quente que eu estou fervendo (mas eu sonhei...) No tempo da Jovem Guarda foi rei E até hoje não tem pra ninguém Sonhei, sonhei Que o rei cantava pagode também Ontem, hoje ou amanhã Será nosso rei eterno Com gênio, carinhosamente Mandar todo mundo pro inferno Camarada Almir Guineto Agora, a coisa vai mudar Tu pega a guitarra, eu pego o cavaco Cantando pagode pra gente versar No tempo da Jovem Guarda foi rei E até hoje não tem pra ninguém Sonhei, sonhei Que o rei cantava pagode também Meu batalhão de pagodeiros Meninos maneiros tão de parabéns Convido o Roberto Carlos Que canta um versinho também (ROBERTO) Foi tamanha emoção Conhecer meus companheiros Só tive satisfação Versando com bons pagodeiros

“Antes de começar a filmar, ele custou um pouquinho para desinibir. No final, o Almir puxa um verso e ele responde batendo na boca, como se tivesse falado alguma bobagem. Foi inesquecível. Nunca gravei a música em disco, foi mais uma homenagem”, relembra Arlindo. Mas não foi somente em 1986 que o samba esteve presente na obra do Rei... Em 1989, Roberto gravou um leve pagode, Só Você Não Sabe (também com direito a clipe, exibido no especial de final de ano, com roda de samba e mulata sambando) e, em 1998, um pagodinho de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle: Vê Se Volta Pra Mim. O Roberto Carlos Especial de 2003 foi marcado pela presença de Zeca Pagodinho, que cantou, com o Rei, Além Do Horizonte, e, sozinho, Verdade. Em 1996, o samba se fez presente com um dos maiores sambistas do país, Martinho da Vila, cantando com Roberto Carlos Aquarela do Brasil, sambinha composto por Ary Barroso, exaltando o país. Samba que, inclusive, Roberto já havia cantado no especial de 1986, com Gal Costa, e que incluiu em shows e turnês fora das terras tupiniquins. Em 2007, foi a vez da talentosíssima Alcione dividir os vocais com o Rei, em um medley com canções de ambos, e, em seguida, no bolero Solamente Una Vez. Em 2007 e 2008, a Beija-Flor de Nilópolis foi campeã do carnaval carioca. Em ambas as conquistas, as vitórias foram dedicadas a Roberto Carlos. Roberto sempre se disse muito emocionado com isso, e convidou os integrantes da escola para o seu Roberto Carlos Especial 2008. A relação com a escola só se fortaleceu, e eles decidiram-se por homenagear o Rei no carnaval de 2011. Em meio aos preparativos para o desfile, no natal de 2010, a Beija-Flor foi, novamente, convidada para um Roberto Carlos Especial. Ali, cantaram o samba-enredo daquele ano, em Copacabana, em um dos especiais com maior presença do samba: além da Beija-Flor, o ExaltaSamba foi convidado para um dueto com o Rei, e canções antigas foram cantadas com novos arranjos, também mais ao sabor do "samba". Jesus Cristo, Todos Estão Surdos e Além Do Horizonte foram algumas delas. A homenagem da Beija-Flor ao Rei, na Sapucaí, foi linda, e rendeu o título de campeã de 2011 para a escola. Relembre, clicando aqui. E Dudu Braga, o filho do Rei, já disse, este ano, depois da homenagem da Beija-Flor, que o pai pode compor um samba, para ser lançado ainda este ano. Sem falar que, já no início de 2011, Roberto recebeu um prêmio, curiosamente, batizado Samba de Primeira. Não resta dúvida de que o ritmo mais brasileiro de todos tem tudo a ver com Roberto Carlos, né? Próxima Matéria Próximo domingo estaremos de volta, com uma análise do disco de 1970. Vai ser a estreia de Pedro Mülbersted em nosso Blog. Não perca!





NOTA
Gostaríamos de deixar registrado que, nesta semana, tivemos uma emoção muito grande. Roberto Carlos II, o famoso Dudu Braga, falou conosco através do Twitter, está seguindo nosso Blog. Sem dúvida é um reconhecimento muito importante pra gente. Muito obrigado, Dudu!

Cachoeiro vai comemorar os 70 anos de Roberto Carlos

BlogRCB - 1º/04/2011 às 20:30 hrs
Fonte: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Olá Súditos,

Estamos aqui hoje para falar da comemoração dos 70 anos do nosso Rei Roberto Carlos. Como todos sabem, o Rei é de Cachoeiro de Itapemirim- ES e para homenageá-lo, a prefeitura realiza todo ano uma série de eventos.

A programação ocorre sempre na semana do aniversário de Roberto Carlos, é a chamada "Semana do Rei". Este ano a "Semana do Rei" ocorrerá do dia 15 ao dia 19 de abril e hoje a prefeitura de Cachoeiro divulgou a programação.

O BlogRCB estará lá e trará todas as novidades para vocês! Não percam.

Vejam abaixo o texto que a Prefeitura divulgou.


Cachoeiro de Itapemirim vai comemorar os 70 anos de Roberto Carlos com muitas atividades. Para homenagear o filho mais ilustre da cidade, a prefeitura preparou uma programação com shows, visitas guiadas à casa onde o cantor nasceu e morou na infância e até um circuito gastronômico.

Os festejos da Semana do Rei começam no próximo dia 15 e vão até 19 deste mês, data do aniversário do artista. A maior parte das atividades vai se concentrar na praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade. Músicos locais e de Vitória vão interpretar canções do Rei em apresentações com entrada franca. Uma das atrações é a banda “Ligação Direta”, formada por alunos do conservatório de música onde o cantor aprendeu seus primeiros acordes.

No dia 19, aniversário do artista, a Casa de Cultura Roberto Carlos vai receber visitas de alunos de escolas municipais, apresentação de coral e shows. A partir das 21h, a praça Jerônimo Monteiro volta a ser palco das atrações e recebe a escola de samba Unidos do Jucutuquara. A agremiação da capital capixaba vai apresentar o samba-enredo “A Simplicidade de um Rei”, com o qual a Beija-Flor de Nilópolis foi campeã do carnaval carioca deste ano.

“Os aniversários de Roberto Carlos são sempre ocasiões muitos especiais para nós, cachoeirenses. Por isso preparamos essa grande festa. É uma forma de a cidade fortalecer ainda mais seus laços afetivos com o Rei”, disse a secretária municipal de Cultura, Cristiane Paris.

Giro gastronômico
Durante os cinco dias de comemorações, Cachoeiro também vai promover um giro gastronômico em homenagem a Roberto Carlos. Restaurantes, churrascarias e pizzarias vão servir pratos com nomes de canções do Rei. Os estabelecimentos participantes vão receber cartazes, placas de identificação e avental para garçons com o tema dos 70 anos do cantor. O projeto foi criado pela Subsecretaria de Turismo da prefeitura.

Programação da Semana do Rei 2011

Sexta-feira (15)
Local: Praça Jerônimo Monteiro

20h – Aroldo Sampaio
21h – Banda Art & Voz

Sábado (16)
Local: Praça Jerônimo Monteiro


18h - Valéria Rezende e banda Estação Leopoldina
20h – Banda Ligação Direta, do Conservatório de Música
21h – Marcela Lobo e Aroldo Sampaio

Domingo (17)
Local: Praça Jerônimo Monteiro


7h – Caminhada Ecológica “Amigos do Rei”
20h – Show com Ronaldo Ricco (cover de Roberto Carlos)
21h - Tributo ao Rei com Jorge Biazatti e Banda

Segunda-feira (18)
Local: Praça Jerônimo Monteiro


9h às 11h – Gincana com Cia. da Alegria (participação de escolas do município)
14h às 16h – Gincana com Charanga Banda Show (participação de escolas do município)
20h – Show com Zé Lopes
21h – Show com Os Terríveis

Terça-feira (19)
Local: Casa de Cultura Roberto Carlos

8h às 15h - Programação especial de visitação à Casa de Cultura Roberto Carlos, para alunos de escolas do município - Durante todo o dia, apresentação do Conservatório de Música, com o projeto “Escola do Rei, Homenageando o Rei”
17h – Show com Evilásio Santos
18h30 – Apresentação do Coral Vozes dos Anjos
19h30 – Show com Evilásio Santos - Queima de fogos
Local: Praça Jerônimo Monteiro
21h – Apresentação da Unidos do Jucutuquara com o samba-enredo da Beija-Flor de Nilópolis sobre o Rei, com o qual a escola de samba carioca foi vencedora do Carnaval 2011.


Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

2 comentários. Clique aqui para comentar!:

IZILDA disse...

Muito boa esta matéria, é sempre bom voltar ao passado quando este nos faz lembrar de tempos felizes e da boa sintonia que RC. tinha com artistas e cantores da época.

MABEL disse...

CACHOEIRO SE VA A VESTIR DE FIESTA PARA VOS ROBERTO QUERIDO¡¡¡NO DEJEN DE IR QUE AHI ESTA TODA SU ENERGIA¡¡¡SUS RAIZES¡¡¡''QUIEN VISITA ESE LUGAR NO LO OLVIDA JAMAS¡¡¡UN ABRAZO MABEL DE ARGENTINA.PD...CACHOEIRO''EL VIAJE MAS LINDO DE MI VIDA Y EL HONOR MAS GRANDE ES HABER ESTADO EN CASA DO REY¡¡¡UN LUGAR ENCANTADO BESOSSSS¡¡¡