sexta-feira, 25 de julho de 2008

O Meu Coração É Como Um Palco - 'Detalhes'

Olá amigos

Conforme já foi noticiado, estamos em férias, e por esse motivo, as matérias estão sendo postadas automaticamente. E hoje, dando continuidade à série O Meu Coração É Como Um Palco, que relembra os shows e turnês de Roberto Carlos (todos mesmo, sem exceção de nenhum, como pôde-se ver na matéria passada, onde falamos sobre os shows Coração e Verde e Amarelo).

Hoje falaremos sobre um dos mais aclamados shows do nosso rei: Detalhes. O show estreou no Canecão, Rio de Janeiro, em temporada de 21 de janeiro a 10 de maio/1987,e a seguir, a exemplo de todos os outros, percorreu o Brasil. Repertório clássico:
  • Abertura instrumental
  • Detalhes (trecho)
  • Proposta
  • Emoções
  • Medley: Lobo mau / Eu sou terrível / Amante à moda antiga
  • Canzone per te
  • Outra Vez
  • Cama e Mesa
  • Do Fundo do Meu Coração
  • Medley em homenagem a Tom Jobim: Ana Luiza / Lígia / Ângela
  • The Lady is a tramp (Frank Sinatra)(trecho)
  • Símbolo Sexual
  • Nêga
  • Medley sensual: Seu Corpo / Café da Manhã / Os Seus Botões / Falando Sério / O Concavo e o Convexo / Eu e ela
  • Detalhes
  • Cavalgada
  • Apocalipse
  • Imagine (com Gabriela)
  • Ele Está Pra Chegar
  • Detalhes (trecho)

Citado por muitos como o melhor show de Roberto (disputa essa vaga acirradamente com o show Emoções), este espetáculo tornou-se rapidamente muito popular por números muito aplaudidos, como o strip-tease poético que faz Roberto Carlos, ao trajar roupas antigas, de épocas passadas, como da Jovem Guarda, do Festival de San Remo, entre outras. Além disso, apresenta um número extremamente aplaudido, e apresentado até hoje: Detalhes na versão um banquinho, um violão. Ainda nesse show, Roberto Carlos apresenta uma bela homenagem ao grande Tom Jobim, interpretando um pout-porri de três de suas canções: Ana Luiza, Lígia e Angela. Outro momento marcante desse show é a interpretação de Roberto para Imagine, sucesso de Jhon Lennon, interpretado com a cantora mirim Gabriela.

Com um bate papo bem humorado, com direito a algumas piadas e histórias engraçadas, Roberto Carlos precede uma das canções do show: The Lady is a Tramp, de Frank Sinatra, contando coisas engraçadas relacionadas ao mito. Símbolo Sexual era entoada por Roberto Carlos com uma pequena mudança nos versos: Me acaricia, me provoca, me agita virou Me acaricia, me provoca, me excita. Sem dúvida alguma, um dos grandes shows do rei.

O show virou um cd ao vivo, lançado em abril de 1988, com apenas uma parte. Outra parte do show foi cortada. Importante citar o fato de que naquela época não eram comuns discos ao vivo, e o rei inovou nisso também.

O Site Oficial do rei disponibilizou uma parte do vídeo de Roberto, no especial de 1987, fazendo o Strip Tease poético dessa turnê. Assista aqui.

Fique de olho ! Dia 01º de agosto retornaremos das nossas pequenas férias, hehehe, para falar sobre o show de 1991, Coração.

Um forte Abraço
James Lima
Teresina-PI

5 comentários. Clique aqui para comentar!:

Vinícius Faustini disse...

Há algumas curiosidades com relação a este show. A cantora mirim Gabriella atualmente é personal trainer, e vive na cidade de Goiânia. No pout-pourri em homenagem a Tom, a ligação entre o maestro de Ipanema e o "brasa" de Cachoeiro mostrou a diferença das mulheres que eles apresentaram à Música Popular Brasileira: enquanto RC não ousa citar nomes, Tom (como cita Roberto) fala "nome, altura, cor dos cabelos", e ousa interpretar grandes mulheres como Lígia, Ana Luiza e Ângela.

É muito interessante a homenagem a Sinatra, ajuda a contar mais um dos tantos detalhes da vida musical de RC. James, em relação a "Símbolo sexual", ele também trocava "é tanto que não cabe na medida atual" por "é tanto que não cabe no biquíni atual".

Deste show viria também outro número até hoje presente nos shows de RC: o solo fantástico de "Cavalgada". Conta o maestro Eduardo Lages que havia sido pensado nesse número que no decorrer da música teria uma troca de roupa do Roberto. O número foi mudado de última hora, mas o "solo" foi mantido e, como foi bem sucedido, permanece invariavelmente nas apresentações de RC.

Ótima pedida o "Detalhes". Ah, as apresentações da peça estão correndo bem (hoje foi ótimo, até a chuva que veio no final do espetáculo foi benéfica pra nós).

Abraços!

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Anônimo disse...

Bravo Mascote!...
Mais uma bela descrição de um grande show do nosso Rei. O repertório foi fantástico e esse "strip tease poético" deve ter sido o máximo.
As achegas do meu compadre Vinícius muito contribuiram como uma mais-valia de informação sobre este espectacular show.
Parabéns aos dois.
Um beijo da madrinha...

Anônimo disse...

Nossa!! Esse show foi muito bom!
O Strip tease "poético" é demais!!! Mostrando as fases que o Rei viveu...
No especial do ano, 1987, em um momento, o pedestal do microfone cai e ele se sai muitíssimo bem!
É pra ver e rever!
Beijos,
Leda Martins.

Felipe Moura disse...

Rapaz, esse show é uma obra prima (como todos do Roberto)...rs. Porém esse tem uma sensualidade presente muito especial!

Valeu Viña del Mar, pelos complementos!

Abraços!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos
reyrobertocarlos.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu tenho esse show em VHS...

:)

Parabens!!
Catachito seu amigo!!

http://br.youtube.com/user/catachito