sexta-feira, 4 de julho de 2008

O Meu Coração É Como Um Palco - 'Show do Palhaço'

Olá queridos amigos.

Agradecendo os comentários da postagem anterior, cá estamos novamente para dar continuidade à série O Meu Coração É Como Um Palco, que relembra os shows e turnês daquele que, pelo povo, foi aclamado rei.

Dessa vez, falaremos sobre o Show do Palhaço. Uma idéia de Luís Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli que deu muito certo. Miéle relembra, em seu livro de memórias, que RC não estava convencido de fazer um espetáculo vestido de palhaço. Mas depois de ver Miéle experimentando tantas fantasias e maquiagens, acabou concordando, e ficando com a primeira que experimentou. O show foi um sucesso, com a capa da Revista Veja anunciando o espetáculo.

Estreou no Canecão, Rio de Janeiro, em temporada de 29 de novembro/1978 a 30 de abril/1979,e depois, a exemplo de todos os outros, percorreu o Brasil. Confira o repertório:

  • Abertura instrumental: Jesus Cristo / O Calhambeque / Quero Que Vá Tudo Pro Inferno / Falando Sério / Se Você Pensa
  • Amigo
  • Falando sério
  • Seu Corpo
  • Proposta
  • Um jeito estúpido de te amar
  • Olha
  • Os Seus Botões
  • Café da manhã
  • Detalhes
  • Texto de Fernando Pessoa( "todas as cartas de amor são rídiculas...")
  • Outra Vez
  • Não se esqueça de mim
  • Música Suave
  • Texto de Fernando Pessoa ("o guardador de rebanhos", texto declamado no especial de 1980)
  • Força estranha
  • Cavalgada
  • For Once In My Life ( substituída por "Lady Laura" no início de 1979)
  • O Show Já Terminou

A primeira turnê que contou com Eduardo Lages como maestro foi um sucesso, e só acabou porque o artista tinha shows agendados para o exterior.

A idéia do rei-palhaço foi de Ronaldo Bôscoli, que, inspirando-se numa capa de disco de Frank Sinatra (em que este estava trajado de palhaço) apresentou a proposta ao amigo, Miéle, que tinha consciência de que, caso aquilo não desse certo, seria o fim de suas carreiras. Roberto não aceitou de imediato a proposta, ficando de pensar melhor no assunto. Nesse processo de convencimento do artista, os produtores ganharam uma aliada importante: a mãe de Roberto Carlos, dona Laura. Ela se revelou profundamente comovida com a ideia de o filho se maquiar de palhaço em cena e defendeu isso em casa. "Desde criança, fui fascinada por palhaços. Era a minha fantasia preferida quando menina", justifica.Embora forte, esse apoio não garantia por si só que o cantor se deixaria convencer.

Até que, prestes a estrear a temporada, Roberto aceitou a proposta e, no último dia, chorou abraçado à mãe, que dizia: "Meu querido palhacinho, meu querido palhacinho, Deus nos ajudou". Foi ainda nessa temporada que RC inaugurou um ritual que seria uma de suas marcas: Jogar flores para os fãs. Roberto Carlos entrava em cena trajando terno branco, camisa prateada, foulard branco e um cravo vermelho no peito. Ao final de uma das apresentações, o cantor retirou esse cravo da lapela e jogou para uma fã. Na noite seguinte repetiu o mesmo gesto. E nas outras também. O problema é que agora ficavam centenas de mãos erguidas na boca do palco tentando pegar aquele único cravo. A ideia foi de sua maquiadora Neyde de Paula: por que Roberto Carlos não pedia à produção para reservar meia dúzia de cravos para ele oferecer aos fãs no final? O cantor gostou da ideia e a colocou em prática. Depois até pediu para aumentar a quantidade de cravos. Só que em algumas cidades e épocas do ano era difícil encontrar cravos. A produção começou então a comprar rosas para que Roberto Carlos não deixasse de oferecer flores aos fãs. E as rosas ficaram em definitivo.

O ponto alto do show era o final, quando a orquestra tocava os primeiros acordes de O Show Já Terminou e um camarim móvel descia do alto, para RC se caracterizar como palhaço e, cantando a última canção do show, retirar toda a maquiagem.

Na próxima sexta, voltaremos, para falar sobre a maior turnê de Roberto: Emoções.

Abraços
James Lima
Teresina-PI

9 comentários. Clique aqui para comentar!:

James Lima disse...

Espero o comentário de todos !
Abraços,
James Lima

Anônimo disse...

Mais um show de sucesso! E com um repertório muito lindo!
Parabéns, James!
Beijos,
Leda Martins.

Vinícius Faustini disse...

"Se a idéia do Palhaço não der certo, nós só faremos produção de shows na Bolívia", Miéle falou no "Globo repórter" especial pelos 50 anos de Roberto Carlos o que ele pensou sobre esta idéia. Este é um dos shows que eu mais gostaria de ter visto, não só pelo repertório, mas também pela indumentária circense que o Roberto vestia e quando tirava aquela maquiagem.

Abraços, bicho!

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei!
Também se tratando de RC tudo da certo...
Bjs Miriam Heineck POA RS

Júlio José disse...

Caro James,

Muito legal o seu BLOG, gostei mesmo. É bem criativo e interessante, tem muitas curiosidades legais e a idéia das séries foi realmente muito boa. Acabei de indicá-lo para os fãs no meu programa de rádio EMOÇÕES COM ROBERTO CARLOS.

Parabéns !

Júlio José - www.juliojose.com.br
juliofluminense@gmail.com

Anônimo disse...

Muito interessante a descrição deste "Show do Palhaço". Sabia da sua existência, conhecia algumas das fotos mas desconhecia a sua história, como tudo aconteceu e porque é que aconteceu.
Obrigada Mascote por toda esta informação que fazem aumentar os meus conhecimentos sobre a vida e obra do nosso Rei.
Um beijo da "madrinha"!...

Anônimo disse...

James, que história interssante, essa sobre o Show do Palhaço, onde o protagonista era o nosso querido Roberto Carlos!

Grande idéia essa do Ronaldo Bôscoli, mesmo levando o Rei a refletir sobre a idéia e com o apoio da mãe, Roberto ter aceitado foi excelente, pois o sucesso foi total.

Foi bom saber que o maestro Lages participou de sua primeira turnê com o Rei e que foi sucesso absoluto.

Sobre a história das rosas, foi muito interssante saber! Esse Blog está trazendo grandes novidades. Parabéns ao James pelas postagens e pela sua competência em sempre buscar algo inovador para nós que somos fãs incondicionais.

Um beijão da amiga de sempre.

Mazé Silva.

Anônimo disse...

Amigo James,

Parabéns pelo lindo comentario sobre o Show do Palhaço do Rei. Infelizmente, esse show nao passou na minha terra (Aracaju), mas tenho uma linda lembrança do Especial de Natal do Rei, quando ele aparecia na pele de um palhaço. Foi muito emocionante. Eu desconhecia essa historia sobre a Lady Laura que incentivou o filho a aceitar a proposta do show vestido de palhaço.
Obrigada mais uma vez, meu amigo, por ajudar a enriquecer o meu conhecimento sobre a vida e a obra do nosso Rei.
Continue sempre assim. Esse seu comentario é simplesmente maravilhoso. Estou emocionada.
Beijao.

Ocenilda

Anônimo disse...

que surpresa!!!!!!jaMES LIMA!!!!!!voce e nota dez em materia de pesquisa.......eu era muito nova ......e fui assistir o show do roberto na canecão.......e como minha mesa eras longe....deixei apagar as luzes...e me sentei bem em frente ao palco......e sentei bem na perna de adalgisa colombo....na epoca famosa miss.....e fiquei vendo meu lindo bem pertinho...dele.....no final ganhei uma rosa vermelha das mãos dele..........chorei de emoção!!!!!!quanto tempo....1979......minha filha paula tinha seis meses de vida...........hoje ela esta com 35 anos........quantos anos e quantas lembranças......pARABENS JAIME POR ESTE BLOG....PERFEITO