sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Novo Lançamento - Roberto Carlos e Caetano Veloso

Olá súditos,

Hoje não estamos seguindo o que prometemos na matéria passada, uma matéria sobre a canção Pra Ser Só Minha Mulher, adiada para janeiro. Mas a causa é justa. Hoje falaremos um pouco mais acerca do disco Roberto Carlos, Caetano Veloso e a música de Tom Jobim. Nenhum de nós membros da Equipe RCB temos ainda o disco em mãos, mas um amigo nos passou informações acerca do lançamento.

Primeiramente, há que se considerar o fato de que a capa é de papel, não de acrílico, fato inédito na carreira do Rei. Todos os discos da Biscoito Fino, por exemplo, são assim, e ultimamente têm saído muitos discos assim. A capa, portanto, é bem mais bonita do que nos parece, vendo pela internet.

As vozes dos cantores estão muito altas em relação aos intrumentos, mas isso não tira o brilho do disco, que traz na contracapa, duas fotos de Roberto e Caetano. Em uma delas, ambos estão acenando para o público. Esta foi usada para o cartaz de divulgação. A outra, os dois sentados nos banquinhos, enquanto cantam Garota de Ipanema.

O papo de Tereza da Praia permaneceu. Saiu a afirmação de Roberto "não sei como consigo cantar de tanta emoção" antes de Eu Sei Que Vou Te Amar, permanecendo, porém, o Soneto de Fidelidade. A voz de Roberto e Caetano chamando Daniel Jobim para cantar Águas de Março também não está presente no disco, mas ele é citado, no solo de Lígia. Por causa de você, segundo pessoas que já têm o disco, é uma das canções mais bonitas dentre as que já estiveram presentes em um disco de Roberto Carlos.

Não há foto no livreto interno. Este apresenta apenas a letra das músicas e os créditos aos músicos. Todas as canções cantadas com Caetano ou por Caetano têm a marca: "Caetano Veloso gentilmente cedido pela Universal Music", visto que o artista pertence à essa gravadora, e o disco é da Sony BMG, gravadora do Rei. Além de tudo isso, os agradecimentos são os mesmos que estão em todos os discos do rei. "A meus familiares, meus amigos..." (com essa alteração) o que mostra que o CD é "de Roberto Carlos, com a participação de Caetano Veloso", segundo a visão deste que vos escreve (perdoai a minha opinião, caso não concordem, ou a achem injusta).

O CD, de todo, é azul. As letras das canções mudam os tons, e os fundos são sempre a reconstrução gráfica de listras azuis, as mesmas que estavam ao fundo dos dois cantores, no show que realizaram no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, e em São Paulo.

Ficaram algumas canções que temos que nos segurar, para ver apenas no DVD. Eis o repertório do CD, e logo depois, as canções que estão apenas no DVD. O DVD tem lançamento previsto para 19/12.

CD: 1. Garota de Ipanema
2. Wave
3. Águas de Março
4. Por Toda a Minha Vida (Exaltação do Amor)
5. Ela é Carioca
6. Inútil Paisagem
7. Meditação
8. O Que Tinha Que Ser
9. Insensatez
10. Por Causa de Você
11. Ligia
12. Corcovado
13. Samba do Avião
14. Eu Sei Que Vou Te Amar / Soneto da Fidelidade
15. Tereza da Praia
16. Chega de Saudade

E entraram no DVD:

Caminho de Pedra - Caetano solo, Surfboard, A Felicidade e Se Todos Fossem Iguais a Você.

A capa do disco (capa dessa matéria) já havia sido postada aqui neste blog dia 02/12. E tivemos notícias do Especial de Fim de Ano na matéria passada, além da 6ª visita de Eduardo Lages ao nosso blog, o que nos deixa muito honrados.

Próximo 8 de dezembro, excepcionalmente na segunda feira, matéria nova sobre o Dia Nacional do Rei Roberto Carlos.

Um forte abraço
James Lima
Teresina - Piauí - Brasil

Compare os preços do CD clicando aqui !

7 comentários. Clique aqui para comentar!:

Anônimo disse...

Valeu James..sempre nos disponibilizando notícias do grande Rei....Um grande abraço e já to indo buscar meu CD!!!Byeeeeeeeeeee.............

Armindo Guimarães disse...

Olá, James!

Gostei da explanação minuciosa que fizeste sobre o novo CD.

Completíssima!

Abraços robertocarlisticos

Everaldo Farias disse...

James,

Já tenho o cd e o achei espetacular! Caetano e Roberto são excelentes cantores e dizer que são monstros sagrados é chover no molhado!

Eduardo e Morelembaum é a o mesmo, no quesito músicos, maestros fantásticos!

Gosto do Caetano, mas o repertório, arranjos e voz do Roberto são surpreendentes!

Blog Música do Brasil
www.everaldofaris.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Amigo James,

Muito boa a idéia de falar em primeira sobre o novo disco do Rei com o Caetano em tributo ao grande maestro Tom Jobim.
Adorei os detalhes sobre a confecçao da capa do disco, sobre a presença ou nao de fotos do Rei e de Caetano, sobre os agradecimentos. Tudo muito perfeito, ao ponto, de visualizarmos a capa e o disco do Rei com a participaçao de Caetano apenas pela descriçao tao precisa que você nos faz aqui no seu artigo.
Parabéns, mesmo nao tendo esse CD nas minhas maos aqui e agora, eu pude visualiza-lo graças a sua descriçao tao completa e tao exata.
Um grande abraço e vamos esperar com ansiedade o dia 19.12.08 para podermos ver o DVD.

Ocenilda Santana de Sousa, Verviers - Bélgica

CON disse...

LINDOOOOOO!!!!! Valeu James!!!
Obrigada por nos manter sempre tão bem informados!
Beijos azuisss

Anônimo disse...

Hola que tal James.
Me gusto lo que hoy escribiste en tu blog del CD de Roberto Carlos y Caetano,a mi en lo personal me gustaría tener el DVD pero ya que aqui en Monterrey,México no venden ni uno ni el otro me conformare con verlo cuando lo suban a youtube.
Y sobre la canción "Hacerte mi mujer" que bien,que la vas analizar porque hay una estrofa que no le entiendo muy bien será la traducción al español o no sé, es donde dice: Ah ese amor que me arrastra,me gasta y me hace sufrir.
Más me devuelve la vida a escondidas en cuartos que no quise
dormir".
Bueno aunque me voy a esperar al comentario de la canción a que lo hagas en enero.
Seguimos en contacto,saludos y un fuerte abrazo.

Unknown disse...

Sou fã de Roberto. Esse DVD é belíssimo. O momento mais emocionante é quando nosso rei canta Por causa de você. Bom demais !!!
Luana Machado - Rio de Janeiro - RJ