sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Duetos Memoráveis - Parte I

Montagem: James Lima
Olá Súditos !

Hoje cá estamos, em nome do Projeto RC 50 Anos, que temos seguido esse ano, e que tem por norte relembrar toda a carreira do Rei do Brasil, para relembrar os duetos mais emocionantes e mais memoráveis que Roberto Carlos já fez, ao longo dos seus 50 anos de carreira.


Pois bem, logicamente que são muitos, muitos duetos. Por esse motivo, optamos por dividir essa matéria em duas, e a segunda parte você curte na próxima sexta feira.


Roberto Carlos, desde 1974, tem um especial de final de ano na Rede Globo, programa no qual ocorreram os principais (e mais conhecidos) duetos.

Entretanto, antes deles, tivemos Roberto Carlos e Elizeth Cardoso, por exemplo, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves, Roberto Carlos e a turma da Jovem Guarda, tudo isso no programa dominical da Record. Em 1973, Roberto Carlos cantou com Nelson Ned e a pimentinha Elis Regina, no encerramento da turnê Além da velocidade, de 1973. Roberto já cantou com Ângela Maria, Sérgio Endrigo e Agnaldo Timóteo, tudo isso antes de 1974. (Na foto ao lado, Roberto recebe Sérgio Endrigo no Brasil).

No dueto com Elis Regina, "As Curvas Da Estrada De Santos" e "Tutti Frutti", do Elvis Presley, foram interpretados pela dupla. Quando citamos esse dueto na matéria sobre a turnê Além Da Velocidade, não publicamos o áudio, e muita gente implorou para que fizéssemos isso. Hoje, vi a oportunidade, e apresento-vos o áudio exclusivo RCB (e raríssimo) do dueto do Rei e da pimentinha em As Curvas Da Estrada De Santos. Na foto, um registro desse dueto.


Em 1974, teve início o Roberto Carlos Especial, e logo no primeiro programa, Roberto protagoniza um dueto com Paulo Gracindo. A partir daí, vários duetos com Erasmo Carlos, em músicas como Quando As Crianças Saírem De Férias (1974), O Calhambeque (1983), Amigo (1996, 1998, 2006), medley de músicas da Jovem Guarda (1991, 1993, 1994, 1995) Caminhoneiro (1986), Sentado À Beira Do Caminho (1984, 1987, 1989, 1997, 2004), É Preciso Saber Viver (2003) e Se Você Pensa (1992). Vários duetos também com Wanderléa, incluindo Ternura (1978, 1990) e medley de canções da Jovem Guarda (1993, 1995). Na foto, a participação da dupla no especial 2006.

Em janeiro deste ano, abordamos os especiais de Roberto Carlos por décadas. Por esse motivo, não iremos frisar os duetos que ocorreram nos programas, mas outros duetos fora deles. Apenas citaremos que, desde 1974, Roberto Carlos já cantou com muita gente. Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Alcione, Zezé Di Camargo e Luciano, Mário Lago, Leandro e Leonardo, Tom Jobim, Chitãozinho e Xororó, Ranchinho, Ivete Sangalo, Marisa Monte, Maria Bethânia, Djavan, Cauby Peixoto, Zeca Pagodinho, Cássia Eller, Skank, Barão Vermelho, Kid Abelha, Blitz, Ultrage a Rigor, Pelé, Chico Buarque, Fábio Jr, Xuxa, Dominguinhos, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Moreira Da Silva, Izaurinha Garcia, Linda Batista, Tim Maia, Simone, Rita Lee, Paulo Gracindo, Simony, Lima Duarte, Cristian e Ralph, Rosana, Jairzinho, entre muuuitos outros já dividiram os vocais com Roberto Carlos em pelo menos um de seus especiais de final de ano. 16 desses duetos foram relembrados na época do lançamento do disco de 2006, Duetos.

Mas não foi somente nos "Roberto Carlos Especial" que o Rei da música brasileira dividiu os vocais com outros artistas.

Em 1980, Erasmo Carlos fez um disco chamado "Erasmo Carlos Convida", que reuniu muitos artistas de diversas gravadoras diferentes cantando junto com Erasmo. Logicamente, Roberto Carlos não poderia faltar, e cantou, com o amigo, Sentado À Beira Do Caminho. Na época, até videoclipe para a canção gravaram. O dueto, até hoje, é célebre, e há fotos de um dos dias da gravação, no estúdio, dessa música. Uma delas, você vê ao lado.

Em 1982, pela primeira vez em um disco de Roberto Carlos, ele dividiu os vocais com alguém. Foi com a cantora Maria Bethânia, com quem Roberto cantou Amiga. Ela esteve presente, também, no especial de final de ano de 82, e gravou um clipe com o Rei, que decidiu incluir essa canção no roteiro do seu show que estava percorrendo o Brasil, Emoções. Nas partes cantadas por Bethânia, ela aparecia no telão. Na foto ao lado, um registro da gravação do clipe.

Em 1984, Roberto foi convidado pela turma do Balão Mágico para cantar uma música chamada É Tão Lindo, na qual dizia-se que um amigo não deve ser julgado pela beleza exterior, mas pela beleza interior. A canção é deliciosa, principalmente pelo fato da Simony chamar o Roberto de "tio". "Tio?" " Hein?". "É legal ter um amigo, né?" "É maravilhoso. Mesmo que ele tenha bigodes de foca e até nariz de tamanduá." O dueto foi registrado em disco no ano de 1984, e ganhou videoclipe para o programa Balão Mágico e para o Roberto Carlos Especial (um clipe para cada programa).

Em 1988, mais um dueto em disco. Roberto convidou o tremendão Erasmo Carlos para, pela primeira vez, dividirem os vocais em um disco do primeiro. A canção, faixa 6, chama-se Papo De Esquina, na qual dois amigos se encontram e começam a conversar sobre a alegria que veem no outro. Ao descobrirem que ambos estão felizes por causa de morenas muito parecidas, cria-se a confusão. Como eles próprios cantam, "que bom que a razão dessa felicidade são duas morenas que a gente encontrou na cidade." Na foto ao lado, uma cena do clipe gravado especialmente para o Roberto Carlos Especial de 1988.

Em 1991, a canção Si Piensas, Si Quieres..., de Roberto Livi, estava fazendo sucesso no mercado hispânico, na voz de outro Roberto, o Carlos, e da cantora espanhola (que fez carreira no México) Rocío Dúrcal. Este dueto será abordado com mais detalhes na próxima matéria. No disco do Brasil, o Rei fez questão de fazer uma versão (junto com Carlos Colla) para esse sucesso. E em português, quem cantou com o Rei foi Fafá de Belém, que participou ainda, do Roberto Carlos Especial daquele ano, e gravou um clipe com Roberto Carlos. A imagem ao lado é um registro do clipe, que estava em um dos DVDs do Acervo James Lima.

Em 1995, a Sapoti Ângela Maria gravou um disco intitulado Amigos, no qual recebeu nomes de peso para cantar. Cantou com: Chico Buarque, Maria Bethânia, Fagner, Zezé di Camargo e Luciano, Emílio Santiago, Alcione, Agnaldo Timóteo, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Gal Costa, Djavan, Fafá de Belém, Milton Nascimento e Nana Caymmi. Mas para abrir o disco, ela decidiu fazer um dueto com o Rei do Brasil, Roberto Carlos, na canção dele, Desabafo. O arranjo, completamente novo, muito requintado. A parceria foi repetida no Roberto Carlos Especial de 1995, e no Som Brasil 1996. Além disso, Roberto esteve presente no Especial Ângela Maria, e lá cantou, novamente, Desabafo com a anfitriã. Vê-se na foto ao lado um registro desse momento.

Em 2005, Roberto realizou um desejo antigo: gravar com Chitãozinho e Xororó. Em 1991, após a participação da dupla no Roberto Carlos Especial, o Rei manifestou o desejo de gravar algo com eles. Desejo atendido. Durante esses 14 anos, ele ficou fazendo a música com Erasmo. "Bicho, a música tá pronta, vamos gravar?". Lembro que, no dia que ocorreu a gravação, o Site Oficial RC nos trouxe fotos e declarações dos 3. O mundo RobertoCarlístico entrou em estado de euforia. E a música Arrasta Uma Cadeira foi um tremendo sucesso, levando à dupla não só à faixa 4 do disco de Roberto Carlos àquele ano, mas também ao Roberto Carlos Especial.

E, finalmente, em 2008, Roberto cantou com Caetano Veloso, em um show que não foi abordado por nós aqui, mas esmiuçado em mínimos detalhes. Portanto, pouparei mais comentários sobre ele. Apenas que se transformou em um lindo CD e em um lindo DVD.

Bem, são muitos duetos, né?

Próxima Matéria
Próxima sexta estaremos de volta com a segunda parte de "Duetos Memoráveis", frisando os internacionais ! Está imperdível!

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !


Esta matéria pertence ao projetoProjeto RC 50 Anos • Blog *Roberto Carlos Braga* Leia mais sobre esse projeto clicando aqui.

3 comentários. Clique aqui para comentar!:

Rafael Avena disse...

Meu irmão James, não gosto muito de comentar, pois sou suspeito, mas depois do que li e ouvi nessa materia não poderia deixar passar...

Já me segurei na materia anterior pois sou fanatico por cds ao vivo e como vc mesmo disse estava naquele show romantico e adoraria que aquele cd fosse todinho do show pois ele era fantastico tenho aqui até hj anotado o repertorio que escrevia a cada musica cantada daquele show mto bom mesmo!!! tinha apenas 11 anos mas nao me esqueço do Rei com aquele terno azul escoro com pinguinhos brancos cantando "De tanto amor" sentado ao lado do piano do Wanderley q lindo inesquecivel mesmo!!

Mas sobre a materia de hoje que maravilha duetos realmente memoraveis, coisas que só a musica de Roberto e Erasmo pode transformar... a gente vê duetos de varios artistas, mas quando se trata de uma musica do Rei se torna uma peça teatral encenada, pois o Rei faz musicas do cotidiano eu sempre digo que num dueto a gente enxerga melhor a historia do "cineminha" de qdo RC e EC compõem ali a gente ve dois amigos ou um homem e uma mulher encenando aquele cineminha eh fantastico mesmo... e esse audio da Elis é uma coisa indescritivel, fikei aki com os olhos cheios d'água imaginando o Rei com aquele cabelão e a Elis com aquele sorriso cantando esse classico pois assim como vc tenho pouca idade e essas coisas tenho só no meu pensamento, nunca vi!!!

Parabens meu irmao mais uma vez me desculpe comentar pois como disse sou suspeito, mas naum poderia deixar passar a emoção q senti hj e na semana passada sem comentar aki

Parabens de novo e um grande abraço meu irmao e Viva o Rei!!!

Cecilia Mendonza disse...

Hola que tal James:
Como siempre nos haces sentir como que estuvieramos ahí en cada dueto que ha realizado Roberto Carlos!!!!, a mi me gusta mucho el dueto que realizo con Caetano Veloso en tributo a Tom Jobim!! y el dueto que hizo con Jota Quest!!!.
Espero estar atenta a la próxima semana de "Duetos Memoráveis parte 2"!!!!.
Que Dios los siga iluminando siempre y u fuerte abrazo lleno de cariño!!!!!.

Rosario Mendonza disse...

Amigo James y equipo del blog:
Gracias por tanta información y tan hermosas fotografías de los duetos del Rey Roberto Carlos .tengo el privilegio de tener el casette de duetos de 1980 de "Erasmo Carlos Convida",donde cantan a dueto "A la vera del camino", y también tengo el DVD de "Roberto Carlos y Caetano Veloso Tributo a Tom Jobim" y el DVD de "Duetos" de los especiales navideños, todos estan maravillosos, me gustan mucho.
Que Dios los siga bendiciendo siempre y un saludo afectuoso de:
Rosario Mendoza