sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Roberto Carlos em Portugal, em 1982 !

Esta matéria contém os itens:

• Roberto Carlos em Portugal, em 1982
• Preços do Roberto Carlos Especial 2009.
• Roberto Carlos grava comercial da Nestlé em São Paulo.
• Lucinha no Blog RCB.
• Mais convidados do RC Especial 2009.



Olá Súditos !

Hoje cá estamos para dar continuidade ao nosso Projeto RC 50 Anos, que tem por norte relembrar toda a carreira de Roberto Carlos, no ano em que ele celebra 50 anos de música. E hoje relembraremos um show memorável: A chegada da Turnê do Projeto Emoções em Portugal, em 1982.

MAS ANTES DE COMEÇAR... Roberto Carlos está concorrendo ao 3º Prêmio Quem na categoria Melhor Cantor. Você já votou? http://bit.ly/3rZLZd

Iniciando o show com Emoções, Roberto nem sauda o público, para começar logo Café da Manhã. Depois de cantar esta canção é que ele fala...

"Eu acho que não preciso dizer que estou feliz. Alegre, realmente muito feliz de estar aqui. E essa felicidade não é só minha, é de todo o meu grupo, todo o RC-9, as pessoas que me acompanham, o coral RC, meu maestro Eduardo Lages... Todas as pessoas que participam desse show direta ou indiretamente. Estamos felizes... Pra mim, voltar a Portugal é voltar pra rever os amigos, né?E isso, pra mim, é muito importante. Pra mim, essas coisas fazem parte do que eu digo de uma questão de amor. E é assim que eu gosto de falar pra vocês. Naturalmente que vou cantar... (Público aplaude) Obrigado... Naturalmente que vou cantar parte do meu repertório. Coisas novas... Coisas antigas... De repente uma música antiga que dizia certas coisas que na época aconteciam, até, né? Pode hoje não estar acontecendo, mas a verdade é que de repente a gente diz... Como Vai Você ♫", diz Roberto Carlos, antes de cantar a música de 1972, com uma voz inconfundível e marcante, ao falar.

Logo depois de "Como Vai Você", Roberto começa, novamente, a falar. "De todas as músicas que eu fiz, com meu amigo Erasmo Carlos, essa é, sem dúvida alguma, a que eu gosto mais. E de repente não sei dizer exatamente porque, mas imagino que muitas coisas, muitos fatos, situações... Alegrias, tristezas, amores... Me levaram a fazer essa letra ou, pelo menos, parte dela. Pode ser que eu ainda faça uma outra música dizendo mais do que eu disse nessa. Vou tentar! Estou tentando ! Mas essa continua, e vai continuar, durante muito tempo, sendo a música mais importante das que eu fiz. Pode crer." Não adianta nem tentar, me esquecer... ♫. Detalhes, canção mais famosa de Roberto Carlos no Brasil e nos países latinos, também é a mais famosa em Portugal, e também emocionou os portugueses naquele show, em Lisboa.

Seguindo o show, Na Paz Do Seu Sorriso, com um arranjo completamente diferente do original, e uma introdução mais diferente ainda, com a participação mais ativa do coral RC. Com exclusividade do Blog RCB, você curte, clicando no Play, o áudio dessa canção, no show de 1982.

Lady Laura deu continuidade ao show. Roberto canta extremamente bem, impressionante ! E, visivelmente emocionado, ele diz porque é importante salvar As Baleias, em uma das canções mais lindas de sua carreira. A voz chega a embargar nos primeiros versos, de tanta emoção tomando conta de Roberto Carlos. O vento forte de Lisboa empurra e bagunça os cabelos do nosso cantor. ♫ Seus netos vão te perguntar em poucos anos... Linda demais !

Meu Querido, Meu Velho, Meu amigo, canção que veio em seguida, também foi interpretada com muita emoção pelo Rei, que havia perdido o pai há dois anos. E depois dessa, ele manda: "Eu diria que sou realmente um menino aqui. Um menino cantando a música do pai.
Coimbra do chopal, ainda és capital, do amor em Portugal [imita sotaque português], ainda..". A canção de Raul Ferrão e José Galhardo, que Roberto cantava quase sempre, quando menino, e que foi gravada por ele, já adulto, em 1965, no LP Jovem Guarda, estava ali, atiçando a emoção dos portugueses, que se sentiram representados pela canção. Sempre que Roberto vai a Portugal, faz o possível para incluir essa canção no show, e, assim, homenagear a pátria que também ama muito nosso Rei. Não foi diferente, por exemplo, em 2006, quando ele levou a turnê Pra Sempre pra lá. Mas, em 1982, o arranjo da canção era um primor, com solo de guitarra, feito pelo Aristeu ! Você curte o áudio dessa canção, ao vivo, clicando no Play.

"É... Mas era maravilhoso... Era maravilhoso porque eu ainda me lembro que naquela época a gente ainda chamava de 'querida', a namorada. Hoje em dia ninguém chama de 'querida' ninguém! Se pintar um 'querida', de repente, pode ser, por acaso... ♫ Eu sou aquele Amante À Moda Antiga...", disse Roberto, antes de cantar a canção de 1980. Ao cantar "apesar do velho tênis", um dos versos da canção, Roberto olha para os sapatos, e faz uma cara de reprovação.

Cama e mesa dá continuidade ao show, para depois Roberto cantar uma das canções mais memoráveis da noite: Ele Está Pra Chegar. Um show de iluminação, um show de arranjo, um show de interpretação !

"Essa música é meio pretenciosa... Mas às vezes nós somos assim... ♫ Quando a gente fecha a porta..." Era o Rei, começando a cantar uma de suas canções eróticas: Tudo Pára. Depois dela, A Guerra Dos Meninos.

E veio então um dos momentos mais emocionantes, e mais marcantes do Projeto Emoções, show que estava sendo apresentado. A canção Amigo. Disse Roberto Carlos antes de cantar: "Conheci a palavra amigo através de muitos encontros e muitos confrontos... Mas a arte do encontro, como disse o poeta, jamais nos desencontrou. Levamos e demos muita paulada, mas afinal, conseguimos... Somos como rock n' roll, somos como o gordo e o magro. Como letra e música. Ele e eu. E quis o destino que nós fôssemos Carlos. Singulares e plurais." A emoção de Roberto é impressionante, e demonstrada escancaradamente por ele.

Ao cantar "você tantas vezes provou que é um grande guerreiro", um dos versos de Amigo, Roberto faz um gesto com a mão, simbolizando um guerreiro. Ao final da canção, diz Roberto Carlos: "Obrigado, obrigado... Obrigado por tudo ! Por todo esse carinho. Por todo esse amor. Essas são as coisas que a gente não esquece. Muito obrigado. Meu coração fica um pouco aqui. Obrigado ! Obrigado em nome dessa orquestra maravilhosa, dessas cordas, o oboé, o coral RC, metais, o RC-9, meu maestro, meu amigo Eduardo Lages. Obrigado a vocês por tudo, obrigado !"

Mas antes do show, Roberto Carlos concedeu duas entrevistas à TV Local, Pacapouco, que transmitiu o show, e cobriu a apresentação do cantor. Uma delas, você curte, com exclusividade aqui no Blog RCB. Pela primeira vez na internet !



Na entrevista, como você pôde ver, Roberto se refere a um encontro que teria com a cantora portuguesa Amália Rodrigues. Veja, abaixo, uma foto do encontro, ocorrido naquele ano.
Próxima Matéria
Próxima sexta estaremos de volta, com uma matéria sobre Programas de TV com participação de Roberto Carlos. É ÓÓÓBVIO que não vamos falar de todos, mas vamos tentar citar alguns, os mais importantes. Possivelmente, ainda abordaremos esse tema, a partir de março do ano que vem.

Roberto Carlos Especial 2009

Conforme adiantamos, o Especial do Rei, em 2009, será gravado no Ginásio do Ibirapuera, dias 9 e 10 de dezembro. Os ingressos serão vendidos no site www.ingressorapido.com.br, pelo telefone 4003-1212, ou nas bilheterias do Ginásio.
Confira a tabela de preços, divulgada hoje.

Cadeira de pista – R$ 360,00
Cadeira de anel – R$ 280,00
Arquibancadas – R$ 60,00
Roberto Carlos grava comercial da Nestlé em São Paulo

Dissemos há alguns dias que a promoção que a Nestlé fará relacionada a Roberto Carlos a partir de janeiro de 2010, comemorando seus 50 anos de música, vai premiar consumidores com 50 casas e 50 carros. Mas não é qualquer carro. São 50 calhambeques que nem o do Rei. Para reler o que escrevemos sobre a promoção, clique aqui.

Dia 30 de novembro, Roberto Carlos esteve em São Paulo, gravando o comercial da nova promoção. Na gravação, o Rei aparece com dois calhambeques azuis. As gravações entraram a madrugada, e a propaganda será veiculada na televisão entre os dias 15 de janeiro e 15 de abril.

Enquanto isso, o Rei continua em São Paulo, no seu apartamento lá, em Itaim. Em alguns dias, voltará para casa, no Rio de Janeiro, na Urca.
Lucinha no Blog RCB

Queria registrar aqui que tivemos a honra de ter, nessa matéria, um comentário da Lucinha, do Coral RC, aqui no nosso Blog. Queria agradecer pela presença dela, pelo carinho e pela atenção dela, e queria agradecer a Deus, por mostrar, por meio de acontecimentos como esses, que estamos no caminho certo. Muito obrigado !
Mais convidados do Roberto Carlos Especial 2009
02/12/2009 - 21:20

Súditos,
Hoje soubemos um pouco mais sobre convidados do especial de 2009. Além de Ana Carolina e Daniel, como noticiamos aqui, a presença confirmada é da atriz Dira Paes (foto), que viveu a Norminha, na novela global Caminho Das Índias. O maestro Eduardo Lages disse hoje que teremos uma convidada atriz. Ele confirmou nossa especulação, realmente Dira Paes estará lá. Além disso, segundo o maestro, teremos ainda um grupo musical e, talvez, outra convidada, que ele diz não se sentir no direito de dizer quem é.


Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !
BlogBlogs.Com.Br

19 comentários. Clique aqui para comentar!:

Derbson Frota disse...

Muito interessante essa matéria, James! Mas curioso ainda é ver como era o repertório do rei no começo dos anos 80!

Derbson Frota
www.escolamonsaguiar.blogspot.com

Vinícius Faustini disse...

Matéria fantástica, e estas músicas levam a gente ao delírio. Os arranjos estão primorosos.

Abraços,

Vinícius Faustini

Carmen Augusta disse...

Olá James!
Muito boa essa reportagem!

Atualmente ele anda cantando Lady Laura e Meu querido, meu velho.

Parabéns!

Beijos,
Carmen Augusta

Everaldo Farias disse...

Muito bom Zé, muito bom mesmo! Não conhecia esse áudio, nem esse vídeo! Tô vendo que tem muita coisa do Roberto por aí ainda a se conquistar!

Zé, não perca terça-feira, 01/12, só lá no Blog Música do Brasil: "o novo disco de Roberto Carlos". Capa e relação das canções inéditas!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Rosario Mendonza disse...

Amigo James y equipo del blog:
Gracias por tan precisa información y las hermosas fotografías de Rey Roberto Carlos en Portugal, el video de la entrevista que le realizo la televisora Pacapouco estuvo genial,muchas gracias por tanta y tanta información.
Que Dios los siga bendiciendo siempre a todo el equipo del blog.
Un saludo afectuoso de:
Rosario Mendoza

Cecilia Mendonza disse...

Hola que tal James:
Como cada viernes excelente reseña!!!!,de la presentación de Roberto Carlos
en Portugal y fantastica la entrevista que le realizo la TV Pocapouco!!! gracias
por compartirnos con los fieles seguidores del blog!!!, eres fantastico James!!!!.
Y seguire al pendiente, que la luz divina de Dios los siga iluminando siempre.
¡¡¡¡¡¡Un fuerte abrazo lleno de cariño!!!!!.

Anônimo disse...

Falar do Roberto Carlos, dos seus shows é algo prazeroso. Uma pessoa como Roberto Carlos faz com que a vida das pessoas se torne mais feliz, mais graciosa. Sou um fã do Roberto que o admiro não só o seu talento de cantor e compositor, mas de uma pessoa que tem um carisma que contagia. Ele é um abençoado, um presente de Deus. Um dia, quem sabe o verei frente a frente!!Roberto, você é especial para Deus e para todos nós!!!

Unknown disse...

Acompanho Roberto Carlos desde o começo da carreira dele, amo todas as musicas dele, Mais esta musica A mulher que eu amo, me emociono todas as vezes que toca essa musica
Abraços...

Anônimo disse...

é simplesmente demais roberto carlos nasceu pra cantar.deus abençoe esse cantor maravilhoso.

Anônimo disse...

roberto carlos é um homem abençoado,tem uma voz que toca o coração das pessoas.

Anônimo disse...

conheci Roberto Carlos pessoalmente em 1995 em Campina Grande Pb.Foi um sonho realizado, agradeci muito a Deus pois conheci Roberto Carlos em um sabado e Padre Zezinho no outro dia no domingo.Esses cantores me inspiraram a cantar quando eu era criança,hoje tenho 7 cds gravados com musicas religiosas.Obrigado Deus,Jesus, Maria,Padre Zezinho,Roberto Carlos por tudo.

Armindo Guimarães disse...

Como fã de Roberto Carlos desde criança, quero agradecer e felicitar o James Lima pela excelente iniciativa de trazer para o seu blog esta reportagem de 1982 em Lisboa.

E como português não posso deixar de dizer o quanto me emocionou particularmente ouvir o nosso mais que tudo dizer que se sentia um menino cantando “Coimbra”, a música do pai, com sotaque luso. O delírio!

Abraços robertocarlisticos

CRISTINA disse...

roberto carlos sou fã n° 1 do rei.
gosto de todas as musicas dele principalmente 'OH DIVA'.E SOU DO PERNAMBUCO!!!

ABRAÇOS!!

Lu Heringer disse...

Poxa, me deu uma saudades desse show que fizemos la em Portugal. Foi meu primeiro show com ele la na 'Terrinha'. Voltamos muuuitas outras vezes, mas a primeira a gente nunca esquece. Tem uma história muito interssante que aconteceu nos ensaios desse show, mas infelizmente (por contrato de confidencialidade) não posso contar - snifff...

Ta muito legal o blog!! Parabéns a todos os organizadores!

Lu Heringer - vocal na banda RC desde 1980 (eita que faz tempo hein?!!! kkkkk)

Beijos!

Ana Luiza disse...

Parabéns pela matéria!
Adorei o vídeo e as músicas!
Aqui no Blog dá pra saber tudo do Rei! Já sei muito sobre ele mas o blog ajuda a aprender um pouco mais sobre esse nosso maravilhoso ídolo!

Ju disse...

Olá!
Sou portuguesa e fui ver o Roberto Carlos nesse show de 1982 no estádio de Alvalade (Sporting).

Lembro-me que nessa época tinha uns 15 anos e tinha começado a namorar o que hoje é meu marido.

Foi fanstástico, pq foi a 1ª vez que o meu pai me deixou sair á noite, com meu irmão mais velho claro, que ao virar da esquina me deixou com o meu namorado e só combinámos a hora de regresso!

Curtí muito ouvir as músicas do Rei com o meu amor....foi super-romantico!

Hoje estou casada há 21 anos com esse meu amor e ainda namoramos muito ao som das músicas do Rei e sim, ele ainda me chama de querida, como sempre me chamou, ouviu Roberto???

;-)

Um grande beijo.

Júlia Ferreira - Lisboa

lucia disse...

"Pagapouco" é o nome de umas lojas em Portugal. A entrevista foi feita por Margarida Andrade (depois mudou o nome para Margarida Mercês de Melo)para o "Cartaz TV" ou da televisão portuguesa (RTP) ou emissão privada dessas lojas (?).

Na recente fotobiografia de Amália Rodrigues tem uma imagem de 1982 em que Amália está a entregar um disco de Ouro a Roberto Carlos.

Em que data foram os concertos de 1982 em Portugal?

Ju disse...

Olá!

Lúcia, lembro-me que o show de Lisboa, no estadio José Alvalade (o do Sporting) foi em Julho de 1982, já não sei o dia, pq infelizmente não guardei o ingresso!

James, na época só existiam 2 canais de TV em Portugal, eram a RTP1 e RTP2!

Lu Heringuer, lembro tão bem de vc nesse show com o cabelinho espetadinho..... e RC lindo, lindo lindo!

Conseguí ver o show lá da relva muito perto do palco... lembro que fomos pra lá de tarde pra conseguir ficar bem á frente......

Até fico arrepiada só de me lembrar....foi a realização de um sonho, assim como este ano ter ido no navio.....

Beijos

Ju Alves

Ju disse...

Olá

Lúcia, o show foi e julho de 1982, não me lembro do dia pq infelizmente não guardei o ingresso!

James, na época só existia 1 televisão em Portugal que detinha 2 canais: a RTP1 e RTP2.

Lu Heringuer, lembro tão bem de vc nesse show com o cabelinho espetado..... nossa, foi uma emoção, a realização de um sonho, tal como ir no navio este ano... na época fomos para o estádio á tarde pra conseguirmos ficar bem lá á frente... e quase conseguimos, ficámos bem perto do palco!

Bjs

Jú ALves (A portuga)