sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Análise Da Discografia Dos Anos 50 & 60


Você encontra nessa matéria:

• Nasce a nova neta de Roberto Carlos: Ava!
• Análise Da Discografia Dos Anos 50 & 60.


Análise
Olá súditos eu Diego Bachini Lima estou de volta para uma nova série que vai analisar a discografia de Roberto Carlos, década por década, de uma maneira diferente da que eu normalmente faço com os discos. Você vai perceber lendo esse texto.
Começar pelos Compactos!
São difíceis de Analisar pois tem só 2 músicas por cada mas vamos lá!
1959 - João e Maria / Fora do tom (78 rpm)
Posso afirmar com 100% de certeza, que nessas gravações ninguém hoje saberiam que é Roberto Carlos. As letras não tem absolutamente nada a ver com RC. São logicamente bem interpretadas, mas Roberto era muito influenciado por João Gilberto, e isso fica claro nessas primeiras gravações.
1960 - Canção do amor nenhum / Brotinho sem juízo (78 rpm)
Aqui Roberto mantém músicas que não se ‘parecem’ com ele mas canta mais do seu jeito, e menos no jeito do João. Melhorou bastante em relação as letras do primeiro
1961 - Louco por você / Não é por mim (78 rpm)
Músicas presentes no Raro LP ‘Louco Por Você’ (leia mais na frente) são basicamente um cha cha cha, e um bolerinho… É bom mas ainda não é o Roberto que conhecemos.
1962 - Fim de amor / Malena (78 rpm)
Com o fim das músicas de Carlos Imperial, Roberto começou a escala em músicas cada vez mais parecidas consigo. Uma versão de um Rockzinho, e Malena, romântica.
1962 - Susie / Triste e abandonado (78 rpm)
O 1º grande compacto de RC na minha opinião. Susie é a 1ª composição de Roberto, e Triste E Abandonado é uma das mais bonitas músicas já gravada por Roberto.
1963 - Splish splash / Baby, meu bem (78 rpm)
A primeira música de Erasmo que Roberto grava é a até hoje sucesso ‘Splish Splash’. ‘Baby, Meu Bem’ é muito boa de se ouvir.
1963 - Parei na contramão / Na lua não há (78 rpm)
Primeiro sucesso no de RC no Rio, ‘Parei Na Contramão’ é muito boa, um Rock que condiz com a década de 60 para Roberto Carlos. ‘Na Lua Não Há’ é um twist de Helena dos Santos que virou um talismã do sucesso em boa parte dos anos 60.
1964 - É proibido fumar / Minha história de amor (78 rpm)
‘É Proibido Fumar ‘foi o primeiro sucesso nacional de Roberto. Tão grande que apagou um pouco o brilho de ‘Minha História de Amor’.
Agora os LPS
1961 - Louco Por Você
O primeiro LP de Roberto Carlos não revela o grande cantor que viria a ser. É muito eclético, vai da bossa, passa de raspão por um rock, e tem muitos bolerinhos. É bom apesar de tudo, além de ser uma raridade, avaliada em R$ 3.000,00. Leia a análise completa sobre ele aqui!
1963 – Splish Splash
O disco é uma fase de transição de Louco por Você para É Proibido fumar. Tem Samba (É Preciso Ser Assim) e vários Rocks, aliais Parei na Contra-mão primeira e uma das grandes composições da dupla Roberto e Erasmo.
1964 – É Proibido Fumar
O primeiro com realmente uma cara Rock'n'Roll. Ele norteia RC por quase todo o resto da década de 60. Sua digamos ‘influencia’ vai terminando no ano de 1968. Além de “É Proibido Fumar”, trás a eterna – e minha favorita – O Calhambeque (Road Hog). Destaco ‘Louco Não Estou Mais’ que faz referencia ao ‘abandono’ do estilo antigo de Roberto Calos (como o próprio título faz referencia a ‘Louco Por Você’)
1965 – Canta Para A Juventude
Tem a cara muito mais romântica com sucessos como ‘Não Quero Ver Você Triste’. O Rock ‘Os Sete Cabeludos’ não fez tanto sucesso como esperavam.
1965 – Jovem Guarda

É a primeira grande imagem de Roberto como ‘Rei da Juventude’ apresentando o Jovem Guarda. Aqui começa sua fase mais produtiva na que podemos chamar de “Era Rock”. ‘Quero Que Vá Tudo Pro Inferno’ mostra o início de uma fase de grandes canções (que sem mantém até hoje). Destaque para a divertida ‘Pega Ladrão’.

1966
Se os Beatles tiveram o White Album, podemos dizer que esse é o Black Album de RC. Não pelo conteúdo ser ‘obscuro’, mas pela capa. Aqui estão grandes músicas da Jovem Guarda, como Nossa Canção, Negro Gato, Esqueça (Forget Him) (que foi lançada no Programa Jovem Guarda), Eu Te Darei O Céu, Querem Acabar Comigo, Eu Estou Apaixonado Por Você, Namoradinha De Um Amigo Meu… O nível de qualidade e de sucessos que estouraram nesse disco só foi superado pelo de seguinte de 1967 e pelo de 1977.

1967 – Em Ritmo De Aventura Já foi eleito o Disco com o maior número de sucessos, e posso afirmar: é verdade. As 12 músicas estouraram na época. Para destacar as mais importantes teria de destacar todas. Mas sendo um pouco injusto com as outras 10, vamos chamar a atenção para Eu Sou Terrível – O auge e o fim das composições Rock de Roberto e Erasmo, e ‘Como É Grande O Meu Amor Por Você’ música do ano anterior que acabou virando um dos maiores clássicos de RC, e a música que no Maracanã Roberto declarou definir tudo o que ele sentia por nós.

1968 – O Inimitável
O último disco a receber um título até 1997 com o “Canciones Que Amo” (ou se preferir o “San Remo 1968” de 1976 e o “Ao vivo” de 1988) mostra um Roberto muito mais Romântico e começando a ter influências da Soul Music. ‘Se Você Pensa’ é um exemplo.
O grande sucesso do disco foi a até hoje muito pedida “Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo”.

1969
A década é fechada com o disco que mostra um Roberto exatamente entre o estilo dos anos 60 como a doce ‘Quero Ter Você Perto De Mim’, e os anos 70 como em ‘Sua Estupidez’. Destaque para ‘As Curvas Da Estrada De Santos’.


Nasce a nova neta de Roberto Carlos
Fonte - Site Oficial robertocarlos.com

Nasceu nesta terça feira, dia 9 de fevereiro de 2010, às 23:50hs, a mais nova netinha de Roberto Carlos. Sua filha, Luciana Braga, designer/jornalista, casada com o empresário siciliano Piero Francesco Isaja e que atualmente mora em Londres veio ao Brasil apenas para o nascimento da filha.

No momento do parto, que aconteceu no Hospital Albert Einstein em São Paulo, Luciana estava acompanhada pela irmã Ana Paula, por sua prima Vera, o marido Piero e sua sogra vinda diretamente da Itália para tão esperado nascimento.

A bebê recebeu o nome de Ava e nasceu de parto normal pesando 3,275 kg e medindo 50,5 cm. Mãe e bebê passam bem e todos estão muito felizes.

Roberto Carlos já esteve no hospital visitando sua filha e a mais nova garotinha em sua vida.

3 comentários. Clique aqui para comentar!:

MABEL disse...

ROBERTO!!!!!LA NOTICIA MAS DULCE E IMPORTANTE!!!!SE LLAMA AVA!!!!!!QUE LINDO ROBERTO QUE DIOS LOS BENDIGA A TODOS!!!! EN LA SEMANA IRE LEYENDO TODO LO PUBLICADO SOBRE TU MUSICA EN EL BLOG Y GRACIAS por los videos del sitio....BAILE DE FAZENDA UNO DE MIS PREFERIDOS!!!!UN FUERTE ABRAZO PARA TODOS!!!!!MABEL.PD la foto de la puesta de sol¡¡¡¡¡LINDISIMAAAA!!!!!GRACIAS.

Cecilia Mendoza disse...

Hola que tal James...
¡¡¡¡Felicidades a Diego Bachini por tan completo analise de la discofrafia
de Roberto Carlos!!!!, de los inicios de su carrera.
Gracias y seguire al pendiente de tu fantastico blog!!!!.
Un fuerte abrazo lleno de cariño!!!!.

Rosario Mendoza disse...

Amigo James y equipo del blog...
¡Felicidades por el análise tan completo de la discografia del Rey Roberto Carlos!
que Dios los siga bendiciendo.
Un saludo afectuoso de:
Rosario Mendoza