sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Você Não Sabe até onde eu chegaria pra te fazer feliz...♫

Foto: Roberto Carlos em 1983. Revista Doçura Acervo James Lima

Olá Súditos!

Hoje, cá estamos novamente, depois de uma matéria sobre a relação de Roberto Carlos e Charles Chaplin, para dar continuidade a este blog. Segundo o nosso planejamento, a matéria de 15 de outubro, o dia do professor, seria sobre a visita de Roberto Carlos à quadra da Beija-Flor, que ocorreria no dia anterior (14). Contudo, segunda-feira passada, a escola de samba divulgou, em nota, que o cantor não visitaria a quadra da escola, por "compromissos de estúdio" (que ótimo, não? Quem sabe não vem um disco inédito por aí?... A esperança é a última que morre.). Isso fez com que alterássemos nosso planejamento, e trouxéssemos uma matéria que estava prevista para novembro. Trata-se de um artigo sobre a canção Você Não Sabe.

Já há algum tempo, temos trabalhado com esse estilo de reportagem, destinado inteiramente a uma única canção, pois há canções que podem, realmente, ser abordadas em uma matéria inteira. É o caso da música de hoje. Uma obra-prima.

Você Não Sabe é uma canção composta, provavelmente em 1982, pela maior dupla de compositores da história do Brasil, Roberto e Erasmo Carlos. Foi gravado pelo Rei, no dia 16 de setembro de 1983, e lançada no LP do mesmo ano (foto), como a 1ª faixa do lado B. O LP foi lançado no Brasil, em Portugal e na Itália, em português, e, em janeiro de 1984, lançado nos países de língua hispânica, com a versão Tú no sabes, por Buddy e Mary McCluskey.

Trata-se de um dos momentos mais inspirados dos compositores, que trazem um eu-lírico que ama muito, e que até tem o seu amor compreendido pela mulher amada. Mas não compreendido totalmente. Acompanhe a letra, e ouça a gravação original, com arranjo de Artie Butler, um dos mais respeitados arranjadores do mundo. Para comprar o CD Roberto Carlos 1983, clique aqui.
Roberto Carlos - Erasmo Carlos Sony BMG Amigos ECRA

Você Não Sabe
Roberto Carlos Erasmo Carlos

Você não sabe quanta coisa eu faria
Além do que já fiz
Você não sabe até onde eu chegaria
Pra te fazer feliz

Eu chegaria onde só chegam os pensamentos
Encontraria uma palavra que não existe
Pra te dizer nesse meu verso quase triste
Como é grande o meu amor

Você não sabe que os anseios do seu coração
São muito mais pra mim
Do que as razões que eu tenha pra dizer que não
E eu sempre digo sim

E ainda que a realidade me limite
A fantasia dos meus sonhos me permite
Que eu faça mais do que as loucuras que já fiz
Pra te fazer feliz

Você só sabe
Que eu te amo tanto
Mas na verdade meu amor
Não sabe o quanto

E se soubesse
Iria compreender
Razões que só
Quem ama assim pode entender

Você sabe quanta coisa eu faria
Por um sorriso seu
Você não sabe até onde chegaria
Amor igual ao meu

Mas se preciso for, eu faço muito mais
Mesmo que eu sofra ainda assim eu sou capaz
De muito mais do que as loucuras que já fiz
Pra te fazer feliz

Mas se preciso for, eu faço muito mais
Mesmo que eu sofra ainda assim eu sou capaz
De muito mais do que as loucuras que já fiz
Pra te fazer feliz
Na ocasião do lançamento do disco de 1983, o jornalista Dirceu Soares escreveu um artigo na Folha de São Paulo e destinou este parágrafo para falar da música tema desta matéria:
O disco está muito bonito. Capricho, todos eles tiveram. Mas este novo conseguiu ser mais apurado ainda. O lado romântico-suave domina quase todas as faixas e atinge o máximo em Você Não Sabe, uma quase modinha, onde o tom superintimista de Roberto Carlos é um verdadeiro encanto. Sua perfeição como intérprete se revela aí com toda a maturidade, nos proporcionando, sem dúvida, um dos melhores momentos de toda discografia nacional dos últimos anos. Este, aliás, sempre foi o forte de Roberto: ele sabe transmitir as emoções.
Ao contrário de muitas canções da safra RobertoCarlística, Você Não Sabe não se tornou um grande hit, não se tornou um clássico, nem se tornou uma das canções mais conhecidas no repertório do Rei. Apesar disso, quando levada em consideração a letra, é uma das mais lindas, com figuras de linguagem fantásticas, como Eu chegaria onde só chegam os pensamentos pra te dizer como é grande o meu amor ou até mesmo E ainda que a realidade me limite, a fantasia dos meus sonhos me permite que eu faça mais do que as loucuras que já fiz pra te fazer feliz.

Mas apesar disso tudo, Você Não Sabe recebeu uma única regravação, depois da do Rei de 1983. 10 anos depois, em 1993, a baiana Maria Bethânia lançou o disco As Canções Que Você Fez Pra Mim (foto - em tempo, o disco é uma verdadeira obra-prima), no qual interpretava canções do repertório do Rei do Brasil, assinadas por ele e Erasmo. Fera Ferida e Palavras se destacam, mas há, ali, uma interpretação de Você Não Sabe fenomenal. Para comprar o CD As canções que você fez pra mim, clique aqui.

Mas como se não bastasse a única regravação que a música recebeu, ano passado, no show Elas Cantam Roberto Carlos, o Rei convidou a apresentadora e cantora Hebe Camargo para participar. Ela revelou que a sua canção preferida do repertório do cantor era, justamente (assim como a preferida do James Lima, presidente deste Blog), Você Não Sabe. E foi esta música que Hebe cantou, abrindo o show. Hebe ensaiou bastante, inclusive (conta-se), com Eduardo Lages, e foi uma das que mais se saiu bem no show, sendo mais elogiada que nomes como Ivete Sangalo e Daniela Mercury. A interpretação de Hebe para a canção foi tão boa, que reacendeu nela o desejo de voltar a gravar CDs. E foi o que ela fez este mês.

Na matéria da semana passada, anunciamos o lançamento do novo CD de Hebe Camargo, intitulado Hebe Mulher (foto). O CD, que traz quatro músicas de Roberto Carlos no repertório, tem, na sua primeira faixa, a canção Você Não Sabe. A ideia inicial era a de que Hebe cantasse sozinha. Mas surgiu a ideia de juntar o fonograma dela com o de Roberto Carlos, que colocou voz na música, assim que foi convidado, e acabou ficando um dueto entre os dois. Disponibilizamos o áudio na matéria anterior, e agora, faremos o mesmo. Clique no PLAY para ouvir o dueto de Hebe Camargo e Roberto Carlos, Você Não Sabe. Para comprar o CD Hebe Mulher, clique aqui.
Roberto Carlos - Erasmo Carlos | Sony Music Amigos ECRA

Próxima Matéria
Próxima sexta-feira, dia 22 de outubro, estaremos de volta com uma matéria inédita. Não perca!


Filho de Neguinho da Beija-Flor vence disputa de samba na escola de Nilópolis
Intérprete, que chegou a tentar impedir o filho de entrar no mundo do samba, comemora escolha do hino que exalta Roberto Carlos

Fonte: O DIA -RJ

Rio - O grande homenageado do enredo de 2011 da Beija-Flor não estava presente, mas nem isso desanimou os torcedores da azul e branco. Com mais de nove mil pessoas na quadra, a escola realizou uma final de samba histórica, com três obras de alto nível que disputaram o direito de embalar o desfile que vai exaltar o cantor Roberto Carlos. No fim, venceu a parceria de Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira e Théo M. Neto. JR Beija Flor, que comemorou sua primeira vitória, é filho do intérprete Neguinho. O resultado só foi anunciado às 3h desta sexta-feira.

Laíla diz que disputa foi a mais difícil de sua vida

Bastante emocionado, o diretor de Carnaval Laíla elogiou os vencedores e disse que "essa foi a escolha de samba mais difícil" dos seus 50 anos de Carnaval. "Dois sambas tinham muita qualidade e estavam dividindo a preferência dos segmentos da escola. Mais uma vez, toda a comunidade foi ouvida e decidimos pensando no bem da escola. Uso critérios técnicos para julgar e faço questão de fazer com que a Beija-Flor continue recebendo notas máximas em samba-enredo, o que já acontece há 15 anos. Todos estão de parabéns", disse.

O dirigente fez questão de dedicar a escolha ao Rei. "Espero que o Roberto (Carlos) goste do samba. Tudo está sendo feito com muito carinho e em homenagem a ele", completou. Nesta sexta-feira, a diretoria entrará em contato com a assessoria do artista para informar sobre o resultado da disputa

Um dos autores do novo hino da azul e branco, Samir Trindade, de 27 anos, também dedicou a vitória ao Rei. "Acho que nosso samba tem grandes momentos e retrata bem a vida e obra do Roberto. A ficha ainda não caiu, mas sei que o dia do desfile será muito especial. Teremos nossa obra cantada pelo maior cantor romântico do Brasil. É uma emoção que não tem preço, sem falar nas milhões de pessoas que vão ver pela televisão", comemorou Trindade, que já havia faturado em 2010.Durante a finalíssima, que teve a presença de personalidades da escola, como Selminha Sorriso, a ex-rainha de bateria Soninha Capeta e a ex-passista Pinah, a Beija-Flor prestou uma homenagem ao coreógrafo Carlinhos de Jesus, que fará sua estreia na agremiação em 2011.

Confira a letra do samba da Beija-Flor:

Enredo: 'A Simplicidade de um Rei'

Autores: Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Neto

A saudade
Vem pra reviver o tempo que passou
Ah! Essa lembrança que ficou
Momentos que não esqueci
Eu cheio de fantasias na luz do Rei menino
Lá no seu Cachoeiro
E lá vou eu... De calhambeque a onda me levar
Na jovem guarda o rock a embalar... Vivendo a paixão
Amigos de fé guardei no coração

Quando o amor invade a alma... É magia
É inspiração pra nossa canção... Poesia
O beijo na flor é só pra dizer
Como é grande o meu amor por você!

Nas curvas dessa estrada a vida em canções
Chora viola! Nas veredas dos sertões
Lindo é ver a natureza
Por sua beleza clamou em seus versos
No mar navegam emoções
Sonhar faz bem aos corações
Na fé com o meu Rei seguindo
Outra vez estou aqui vivendo esse momento lindo
De todas as Marias vêm as bênçãos lá do céu
Do samba faço oração, poema, emoção!

Meu Beija-Flor chegou a hora
De botar pra fora a felicidade
Da alegria de falar do Rei
E mostrar pro mundo essa simplicidade
--------------------------------------------
BloRCB 16/10/10
Casa do cantor Roberto Carlos é roubada no Guarujá-SP
Fonte: Estadão

A casa de veraneio do cantor Roberto Carlos no Guarujá (SP) foi assaltada no último final de semana. O filho do cantor, Carlos Braga II, o Dudu Braga, de 42 anos, e a esposa Valesca da Silva de Souza, de 30 anos, estavam no local e não foram feridos. Dudu, em entrevista à Rádio Bandeirantes, disse que os ladrões "foram respeitosos". Ele explicou que quando os caseiros bateram na porta da casa, ele sentiu que havia algo errado.

De acordo com registros da Polícia Militar (PM), dois homens armados com um revólver e uma faca pularam o muro da propriedade localizada na praia de Pernambuco por volta das 22h45 do último sábado. Em seguida, eles renderam o casal de caseiros e os obrigaram a levá-los até a residência principal. Os assaltantes roubaram documentos, cartões de banco, talões de cheques, cerca de R$ 130 em dinheiro, cinco celulares, uma carteira Louis Vuitton, roupas, tênis e os documentos do veículo VW New Beatle. Os assaltantes fugiram.

Acionada, a Polícia Militar encaminhou a ocorrência até a Delegacia Sede do Guarujá, porém as vítimas não quiseram registrar o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, o que levaria à investigação do crime e a possível prisão dos assaltantes.
Começam as vendas para show de Roberto Carlos Só Para Mulheres
R7
Roberto Carlos irá fazer um show dedicado exclusivamente ao público feminino. No dia 21 de novembro, no Palácio das Convenções do Anhembi, o Rei apresenta o espetáculo Roberto Carlos Só Para Mulheres.

Além da plateia, todos os postos de trabalho do show serão ocupados por mulheres.

Os únicos homens permitidos no evento serão os integrantes da banda do compositor. Mesmo assim, o grupo terá a ajuda de uma orquestra de cordas feminina no palco.

E a renda obtida irá para entidades de prevenção de câncer de mama.

Os ingressos para o show começaram a ser vendidos nesta segunda (18) pelo site Ingresso Rápido (ingressorapido.com.br), com bilhetes que custam de R$ 160 a R$ 260.

Roberto Carlos Só Para Mulheres

Quando: 21 de novembro
Onde: Palácio das Convenções do Anhembi - avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana, às 21h30
Quanto: de R$ 160 a R$ 260
Contato: ingressorapido.com.br

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

3 comentários. Clique aqui para comentar!:

MABEL disse...

GRACIAS ES UNA CANCION BELLISIMA VOCE NO SABE¡¡¡UNA VERDADERA ENTREGA DE AMOR¡¡¡.PD¡¡¡ROBERTO QUERIDO¡¡¡CUANTO NOS DISTE¡¡¡DULCE NUNCA DEJES DE CANTAR¡¡¡GRACIAS JAMES Y COLABORADORES POR LA NOTA UN ABRAZO MABEL DE BS.AS.

Cellinho disse...

Vc esta de parabéns....

Cellinho disse...

Vc esta de parabéns....