domingo, 8 de maio de 2011

Meu Pequeno Cachoeiro, vivo só pensando em ti...♫ - Roberto Carlos Adulto I

Esta matéria contém:
• Meu Pequeno Cachoeiro, vivo só pensando em ti...♫ - Roberto Carlos Adulto I
• Cartaz anuncia show de Roberto Carlos em hebraico.
Foto: Roberto Carlos recebe medalhão de Irmã Fausta, sua ex-professora, depois de show em Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Olá Súditos!


Estamos de volta! E hoje, vamos dar continuidade ao Projeto 70 Anos De Emoções, que estamos promovendo aqui no nosso Blog Roberto Carlos Braga, com o objetivo de relembrar toda a vida pessoal do maior cantor brasileiro, em homenagem a ele, pelo seu aniversário de 70 anos. Vamos falar sobre aspectos da vida do Rei na intimidade, com toda a privacidade que ele merece, até o final do ano.

Começamos o Projeto falando sobre Cachoeiro de Itapemirim, cidade natal do nosso cantor. Na primeira matéria, mostramos um pouco da vida que o Roberto Carlos criança levava em Cachoeiro... Desde os jogos de futebol até as primeiras apresentações na Rádio Cachoeiro, a ZYL-9. Na segunda matéria, mostramos algumas das emoções que Cachoeiro despertou no Roberto Carlos Adolescente, desde seu próprio programa na Rádio, até sua primeira namorada, no Conservatório de Música de Cachoeiro. E hoje, vamos falar sobre Cachoeiro depois que Roberto Carlos foi ao Rio de Janeiro, pra voltar, e não voltou. A relação do Roberto Carlos Adulto com sua cidade natal.

Roberto Carlos Adulto teve tantas emoções com Cachoeiro, que resolvemos dividir esta parte da série em duas matérias, fazendo com que gerássemos uma série de 5 matérias, e não apenas 4, como estava no Projeto inicial, pelo fato desta 3ª matéria ter ficado muito extensa.

Além disso, gostaríamos de aproveitar para desejar a todas as mamães que acessam o Blog RCB um feliz dia das mães! Que Deus as abençoe sempre! Pois bem, comecemos a matéria.


Encerramos a matéria da semana passada com a viagem de Roberto a Niterói-RJ, e, em seguida, de seus familiares, para ali se instalarem em definitivo. E é exatamente aí que vamos iniciar a matéria de hoje, porque aí se inicia a ligação do adulto com Cachoeiro. Quando Roberto Carlos foi morar no Rio, todos os habitantes de Cachoeiro torciam pelo seu sucesso. Zé Nogueira, da Rádio, ZYL-9, disse que tentar a carreira no Rio era o melhor que Roberto poderia fazer. Mozart Cerqueira, outro violonista da rádio, que também acompanhou o futuro Rei, disse que ele tinha um grande futuro pela frente. E, com todo esse incentivo, Roberto se mudou para Niterói.

A partir daí, a ligação com Cachoeiro de Itapemirim, naturalmente, ficou mais fraca. Mas o Rei nunca esqueceu a cidade natal. Como, por exemplo, em 1958, quando participou de um programa de televisão. Naquele ano, Roberto fazia parte do grupo The Sputniks, que contava ainda com Arlênio Lívio, Wellington Oliveira e Tim Maia. O quarteto teve a oportunidade de participar do Clube do Rock, apresentado por Carlos Eduardo Souza Monteiro Costa da Corte Imperial, mais conhecido como Carlos Imperial. Imperial nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 1935, e se mudou para o Rio de Janeiro em 1942. Ele foi um dos grandes incentivadores do início da carreira de Roberto Carlos, e um dos principais responsáveis pelas suas apresentações na virada dos 50 para os 60 e, principalmente, pelo seu contrato com a gravadora Polydor, onde lançou o primeiro disco, com as canções João e Maria e Fora do Tom, ambas do próprio Imperial (João e Maria, em parceria com Roberto). Amigos diziam que Roberto chamava Imperial de "papai".
Na foto, Carlos Imperial, Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Arquivo Blog RCB.

Mas não foi só por intermédio de Carlos Imperial que a ligação Cachoeiro-Roberto Carlos manteve-se viva. Em 1968, ele foi à terra natal, convidado pelo Lions Clube Cachoeiro, para uma festa no campo do Estrela. Na ocasião, fez um show beneficente para o Asilo Adilson Moreira. A foto ao lado é deste dia, e está no Arquivo do Blog RCB. Foi, inclusive, nessa visita ao Espírito Santo, que Roberto Carlos ganharia um presente, do qual jamais se esqueceria: o medalhão! Relembre a história do medalhão de Roberto Carlos, clicando aqui. A foto que ilustra a capa desta matéria é do dia que o Rei recebeu o medalhão, de presente de sua ex-professora, Irmã Fausta.

Em 1967, já depois de atingir o sucesso, e de ser conhecido nacionalmente, Roberto foi convidado para receber a principal honraria concedida pelo poder público em Cachoeiro de Itapemirim. O título de Cachoeirense Ausente é anual, e homenageia cachoeirenses ilustres. O escolhido de 1967 foi Roberto Carlos.

A festa foi em um palanque, montado no local onde hoje está uma agência do Banco do Brasil. Desfiles de escolas do município e de militares completaram a homenagem ao ilustre cachoeirense, que depois fez um show, à luz do dia, em 27 de junho daquele ano, na Praça Jerônimo Monteiro. (Foto: Arquivo Blog RCB. Revista Mirante)

Ainda durante a festa de Cachoeirense Ausente, Roberto conheceu Raul Sampaio, compositor de Cachoeiro. Raul havia composto uma canção chamada Meu Pequeno Cachoeiro, que tinha virado hino da cidade, em 1966. Raul havia deixado Cachoeiro nos anos 40, para tentar a carreira artística no Rio de Janeiro, história bem parecida com a de nosso cantor favorito.

Quando Roberto Carlos ficou famoso, os cachoeirenses já conheciam Meu Pequeno Cachoeiro, que já era o hino da cidade. Daí surgiu um movimento, que partiu de Cachoeiro, pedindo que Roberto gravasse a canção. E em junho de 1967, na festa do Cachoeirense Ausente, Raul Sampaio entregou ao Rei uma fita com a música. Assim que ouviram a canção, Lady Laura, Erasmo Carlos, o produtor Evandro Ribeiro... todos concordavam que Roberto devia gravá-la. Apenas uma pessoa não queria que Roberto Carlos gravasse: o próprio Roberto Carlos. (Foto: Raul Sampaio, atualmente)

O motivo de Roberto relutar em gravar a canção era o fato de ele mesmo querer compor uma música em homenagem à terra natal. E ele até chegou a escrever um tema "todos os caminhos levam a Cachoeiro", mas não finalizou. Após 4 anos de intensas campanhas, Roberto decidiu, enfim, gravar Meu Pequeno Cachoeiro.

Raul Sampaio permitiu que Roberto fizesse uma alteração na letra de uma estrofe, para adequá-la à vida do cantor cabeludo. "Meu flamboyant na primavera, que bonito que ele era, dando sombra no quintal" era, no original "Ai, o meu bom jenipapeiro, bem no centro do terreiro, dando sombra no quintal". Além disso, no final da canção, Raul Sampaio cantava: "Meu Pequeno Cachoeiro, vou morrer pensando em ti...". Roberto tirou essa parte da canção, e substitui-a por uma frase declamada, de autoria do próprio Roberto. "Sabe, meu Cachoeiro, eu trouxe muita coisa de você, e todas essas coisas me fizeram saber crescer. E hoje eu me lembro de você. Me lembro, e me sinto criança outra vez.".

Além dessas alterações na letra, Roberto pediu que o maestro aumentasse algumas notas da melodia. E o resultado foi uma canção bem diferente da original, de Raul Sampaio. No dia de gravar, o compositor foi aos estúdios da CBS, acompanhar o momento que Roberto Carlos colocaria voz na sua composição. Mas não foi fácil. Sempre que Roberto começava a cantar, as lágrimas desciam, e a gravação era interrompida. Tentou várias vezes, e não conseguiu, adiando a gravação para a semana seguinte.

Na semana seguinte, Roberto voltou a tentar cantar, e, como na semana anterior, sempre chorava ao começar a gravar. Lá pelas tantas, o cantor falou: "Raul, sai daí do vidro, esconde a cara, porque eu fico olhando pra você, e me dá uma agonia, bicho. Me traz lembranças da cidade." Raul se afastou, e Roberto cantou até o fim, mas com a voz embargada, como pode-se perceber em alguns trechos da música. Em 1971, Roberto foi a Cachoeiro, e cantou a canção de Raul Sampaio, com o compositor ao seu lado. O Rei chorou muito, e foi ovacionado.

Você pode ouvir a gravação de Meu Pequeno Cachoeiro, clicando no Play.
Acompanhe a letra.

Esta canção está no disco Roberto Carlos 1970 e no disco Roberto Carlos 2005.

Compre estes dois discos no formato CD clicando aqui (1970) ou aqui (2005).

Meu pequeno Cachoeiro
Raul Sampaio

Eu passo a vida recordando
De tudo quanto aí deixei
Cachoeiro, Cachoeiro
Vim ao Rio de Janeiro
Pra voltar e não voltei

Mas te confesso na saudade
As dores que arranjei pra mim
Pois todo o pranto destas mágoas
Ainda irei juntar as águas
Do teu Itapemirim

Meu pequeno Cachoeiro
Vivo só pensando em ti
Ai que saudade dessas terras
Entre as serras
Doce terra onde eu nasci

Meu pequeno Cachoeiro
Vivo só pensando em ti
Ai que saudade dessas terras
Entre as serras
Doce terra onde eu nasci

Recordo a casa onde eu morava
O muro alto, o laranjal
Meu flamboyant na primavera
Que bonito que ele era
Dando sombra no quintal

A minha escola, a minha rua
Os meus primeiros madrigais
Ai, como o pensamento voa
Ao lembrar a terra boa
Coisas que não voltam mais
Meu pequeno Cachoeiro
Vivo só pensando em ti
Ai que saudade dessas terras
Entre as serras
Doce terra onde eu nasci

(Declamado):
“Sabe meu Cachoeiro
Eu trouxe muita coisa de você
E todas essas coisas
Me fizeram saber crescer
E hoje eu me lembro de você
Me lembro e me sinto criança outra vez”

Meu pequeno Cachoeiro
Vivo só pensando em ti
Ai que saudade dessas terras
Entre as serras
Doce terra onde eu nasci
Cachoeiro rendeu ainda outras emoções ao Roberto Carlos Adulto. Algumas delas, por meio de homenagens em monumentos na cidade. Roberto recebeu diversas estátuas, esculturas e placas por lá. Falaremos deste assunto com mais detalhes na última matéria desta série.

Próxima Matéria
Próximo domingo estaremos de volta, com uma nova matéria sobre as emoções que Cachoeiro despertou no Roberto Carlos Adulto, incluindo shows de 1991, 1995 e 2009, além do Santuário Ecológico Roberto Carlos. Você não pode perder!

Esta matéria pertence ao ProjetoSaiba mais sobre esse projeto, clicando aqui.
Cartaz anuncia show de Roberto Carlos em hebraico
O FUXICO - Por: Esther Rocha | Foto: Reprodução/Fotomontagem | 04/05/2011 | 19:15
Publicado no Blog RCB dia 08 de maio de 2011 às 13h5.
A imagem é no mínimo curiosa. Estes cartazes escritos em hebraico anunciam o grande show que Roberto Carlos fará no dia 7 de setembro, no Sultan Pool, na Terra Santa, em Israel.

Roberto Carlos promete unir música e fé nesse novo projeto, que alia turismo e entretenimento em uma viagem muito especial.

A ideia de ter o Rei cantando na Terra Santa foi do empresário Dody Sirena (DC Set Produções), que esteve no local durante uma viagem para comemorar os seus 50 anos.

O local escolhido permeia a história da humanidade, envolvendo um rico cenário, com mais de 3 mil anos de história. A viagem para a Terra Santa, tem seu ponto alto em local onde Roberto Carlos vai apresentar seu show.

O palco da Sultan Pool já recebeu nomes como Sting e Bob Dylan, além de concertos de música erudita e encenações de grandes óperas.

Localizado no Vale do Hinno, ao lado da Torre de David, o Sultan Pool – Piscina do Sultão – fica próximo ao Monte Sião, local da Santa Ceia, junto às muralhas da Cidade Velha. O nome do local se deve ao fato de, no passado, possuir uma piscina que abastecia Jerusalém de água, distribuída por meio de aquedutos construídos por Herodes.

O show de Roberto Carlos vai contar com orquestra, coral e ainda com um repertório exclusivo com canções internacionais. Quem aderir ao pacote, ainda vai poder conferir ao tour pelas cidades de Nazaré, na região da Galiléia, na qual fica a Basílica da Anunciação, o sagrado Monte Sinai, onde há mais de 3.300 anos foram proclamando os Dez Mandamentos, além de desfrutar as belezas do Mar Morto, o ponto mais baixo da Terra, 400 metros abaixo do nível do mar, conhecido assim por sua salinidade e propriedades terapêuticas.

13 comentários. Clique aqui para comentar!:

Carla disse...

Estou amando essa série de comemorações pelos 70 anos do nosso Rei...

E olha que está apenas no começo...
Muitas emoções pela frente...
:)

Anônimo disse...

Não sei qual a música do Roberto que vem de encontro a mim neste momento.Estou precisando de muita fé pois estou,não quero nem dizer como,afinal os problemas são particulares,só Deus pode me ajudar.talvez fera ferida.

Anônimo disse...

GABRIEL-CAMOCIM-CEARÁ-É UMA BRASA MORA.

Anônimo disse...

SAMUEL-SOU UM GAROTO PAPO-FIRME-CAMOCIM-CE-ESC.ED.NORM.

Anônimo disse...

Realmente uma fera ferida tende a se machucar mais ainda e nestas horas só uma luz do alto é que pode nos guiar.É preciso viver mesmo que seja difícil e este sofrer nos deixa nesta agonia , peço a Deus que não me desampare.A coragem preciso ter.

Anônimo disse...

NATRÍCIA-CAMOCIM-CE-Estou passando por aqui no Roberto Carlos blog.legal.divertido.O meu professor.

edna disse...

Excelente essa homenagem que o blog está prestando ao nosso ídolo maior, Parabéns
Edna

Edna disse...

Excelente essa homenagem ao nossso ídolo maior
Parabéns

Anônimo disse...

vem canta comigo:Digo a todo mundo nunca mais verei, aqueles olhos tristes que eu tanto amei.Mas existe em mim um coração apaixonado, que diz, só pra mim,que eu daria a minha vida prá você ficar,que eu daria a minha vida prá você voltar.James por favor, eu gostaria de ver no seu blog o texto escrito sobre o Roberto no lp San Remo 1968.Camocim-ce-Berg.

Anônimo disse...

Tenho comigo o livro das canções do Roberto é uma raridade,já é cifrado.Mas um cara como você me parece genial,acho que tem tudo,que deixa o rei de boca aberta.Acho que você já conhece a minha linguagem,penso que há um elo entre nós.Amamos o RC,sou da geração Elvis mas acho que entendo você.

Anônimo disse...

eu e o Roberto,talvez você temos coisas em comum,as canções de amor e paz,mensagem que ainda hoje leva nas suas músicas.Eu pretendo levar emoções e palavras de amor e de Deus às pessoas na internet,gostei do seu blog e de falar com você,é uma coisa intransitiva,mas legal, pois sou ouvido.

Anônimo disse...

Já pensou a decepção e a desilusão que nos é causada,pior quando se precisa de ajuda.não servimos prá nada quando negamos ajuda.Cada um carrega a sua sentença.

Anônimo disse...

amigo estou com o meu blog que é blog de Camocim uol gostaria de ver você nele.Por favor entre lá.