domingo, 26 de junho de 2011

O Nosso Amigo - ERASMO CARLOS! - Parte 4 de 4

Foto: Arquivo Blog RCB
Olá Súditos!

Estamos de volta, para a última matéria da Série O Nosso Amigo Erasmo Carlos, que vem homenageando o tremendão, parceiro e amigo de Roberto Carlos, pelos seus 70 anos de idade. Na matéria de hoje, um panorama: a história da canção Amigo, e a relação de Roberto e Erasmo hoje. Boa leitura!

• Meu amigo de fé, meu irmão camarada...♫
Em 1974, Roberto e Erasmo começaram a fazer uma canção religiosa, mas por dificuldades de encaixar música e letra, acabaram abandonando o projeto. A fita com a melodia (como acontece com todas as fitas de todos os trabalhos da dupla) ficou com Roberto, que a guardou em um local (em que todos os fãs já sonharam estar, mas ninguém sabe onde fica). Até que, em 19 de abril de 1977, aniversário de Roberto, Nice, esposa do Rei, preparou uma festa de aniversário surpresa para o marido famoso. E Erasmo esteve presente. (Foto: Arquivo Blog RCB)

Roberto se emocionou com a presença do amigo na festa, e, depois que todos foram embora, ele se lembrou daquela melodia, que estava na gaveta havia 3 anos. O Rei, então, decidiu que faria uma música em homenagem ao amigo, em cima daquela melodia. Roberto fez a letra sozinho, e em segredo. Foi gravar o disco, em Los Angeles, onde fazia suas gravações nos anos 70, e voltou ao Brasil, no final de 77, com o disco em mãos.

Nice, então, telefonou para Narinha, esposa de Erasmo, e elas combinaram um dia para que Roberto pudesse ir visitar o amigo, "para mostrar a ele o disco novo". Narinha, os filhos de Erasmo, todos sabiam da surpresa... O único que não sabia era o próprio tremendão, que, quando soube que seria visitado por Roberto, ficou ansioso para ouvir as gravações de Cavalgada e Muito Romântico. Ele nem sonhava que uma linda homenagem a ele também estaria no disco.

Quando Roberto chegou, Erasmo percebeu que ele estava mais empolgado para mostrar o novo trabalho do que o que já estivera em outras ocasiões. Ao chegar, disse logo: "Meu irmão, fiz essa homenagem pra uma pessoa, e tomara que ela goste. Bota logo o disco que eu to doido pra ouvir!"

Erasmo apertou o play, e a introdução de Amigo, primeira canção do LP, soou na casa do tremendão. Erasmo tinha achado aquela introdução legal, até que Roberto começou, no disco, a letra:
Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada.
Como o próprio Erasmo confessaria, ele nem se tocou que o "amigo" celebrado na canção fosse ele. Continuou ouvindo, e se emocionando com a "descrição profunda de uma amizade verdadeira".

"As palavras me tocavam cada vez mais fundo, e eu pensava:'era exatamente isso que eu gostaria de dizer pra ele. Esse épico é a história de grandes amigos. É a nossa história igualzinha, em todos os sentidos'.", relembraria Erasmo, anos mais tarde. E completa: "Deduzi, então: 'Se não está falando do pai dele, seu Robertino, só pode estar falando...de mim!'. (Foto: "Arquivo Blog RCB")

Não tive mais dúvidas. O amigo da canção era eu. Narinha, carinhosamente, veio me dar um beijo. Olhei para Roberto, e vi uma expressão cativa de felicidade em seu rosto. Nos abraçamos demoradamente, enquanto a música prosseguia."

A canção emocionou o país inteiro. Foi recorde absoluto, alcançando o primeiro lugar absoluto de execuções em rádio em 1977. Foi a música mais tocada naquele ano, em todas as rádios do Brasil, apesar de ter sido lançada apenas em dezembro. Além disso, é, até hoje, um dos maiores (talvez o maior) sucessos de Roberto Carlos no exterior. No mundo latino, do repertório do Rei, apenas Detalles e Un Millón De Amigos têm sucesso similar. Amigo foi, inclusive, cantada, em 1979, no México, na recepção ao papa João Paulo II, que acompanhou a letra, e cantou junto com as crianças! (RELEMBRE!)

Quando foi apresentada na Rede Globo, no Roberto Carlos Especial 1977, a canção Amigo teve a participação de Erasmo Carlos como expectador de Roberto, enquanto este cantava. Ao final, os dois se abraçaram, protagonizando um dos momentos mais emocionantes de toda a história da televisão brasileira, e, por conseguinte, um dos mais emocionantes da carreira de Roberto Carlos. Roberto fez Erasmo chorar.

Em 2009, durante o show comemorativo dos 50 anos de carreira de Roberto Carlos no Maracanã, Erasmo cantou Amigo com Roberto. E deu o troco: Erasmo fez Roberto chorar! Relembre o momento, que foi o mais emocionante da carreira de Roberto Carlos, de 2001 pra cá, clicando no play. (Vídeo: Rede Globo. Música: Sony Music)


• Roberto e Erasmo, nos anos 80 e 90
Depois de 1977, a amizade de Roberto e Erasmo continuou, ainda mais forte. Nos anos 80, Erasmo viajava com Roberto para os EUA, quando o Rei ia gravar seu disco lá. E a média de 5 canções da dupla, por disco, era sempre seguida. Eles sempre estiveram juntos e, durante a década de 80, Erasmo esteve em todos os Roberto Carlos Especial (com exçeção do de 1980), com as participações mais variadas possíveis. Seja cantando Caminhoneiro, seja cantando Amigo, Sentado À Beira Do Caminho, conversando com Roberto, cantando Minha Fama de Mau, em clipes e encenações... Ele sempre estava lá. (Foto: Arquivo Blog RCB)

Nos anos 90, assim como na década anterior, Erasmo esteve em todos os programas natalinos de Roberto Carlos (com exceção do de 1990). Principalmente cantando rocks da Jovem Guarda e Amigo ou Sentado À Beira do Caminho. Sempre que havia algo ligado a Roberto, Erasmo estava presente, como na festa que a Sony Music preparou para o Rei, em 1994, para comemorar seus 35 anos de carreira, ou no aniversário de 50 anos de Roberto, em uma praça pública, em 1991. Na festa dos 50 anos de Erasmo (também em 1991), também em uma praça pública, Roberto também esteve presente, e comeu bolo, cantou, e brincou com o tremendão. (Foto: Arquivo Blog RCB).

Em 1999, Roberto Carlos sofreu uma de suas maiores tristezas. A perda de Maria Rita. E Erasmo esteve perto, para ajudá-lo a passar por aquele momento difícil. Até hoje, ainda há resquícios da tristeza que abalou Roberto naquele período.

Quando voltou aos palcos, depois de 1 ano de luto, Roberto lançou o disco Amor Sem Limites, no qual apenas 1 canção, dentre as inéditas, foi composta em parceria com o tremendão. As demais, Roberto compôs sozinho. Na época, a mídia chegou a especular que a dupla teria se dissociado, e que o motivo da briga teria sido o desrespeito de Erasmo a alma de Maria Rita.

O que a mídia não entendia (e não entende) é que a amizade de Roberto E Erasmo está acima disso. Roberto compôs sozinho porque, assim como ambos já disseram, era o sentimento apenas do Rei que deveria estar naquelas canções. Erasmo acabaria atrapalhando, e ele mesmo assumiu isso. A amizade, contudo, não acabou, muito menos esfriou. Apesar de poucas canções inéditas da dupla na década de 2000, os dois continuam bons amigos. Erasmo sempre se refere a Roberto com carinho, e vice-versa. Graças a Deus!

• Roberto e Erasmo hoje!
Hoje, cada um segue seu caminho, sem nunca esquecer o outro. O processo de composição é interessante. Na casa de Erasmo, na Barra da Tijuca, há dicionários de rimas, de sinônimos e antônimos, e os dicionários de Houaiss e Aurélio. Caneta, papel, gravador, violão, bateria, amplificador, piano e óculos de grau!

No (famoso e restrito) apartamento de Roberto, na Urca, o Rei tem quase tudo que Erasmo tem, além de um piano Yamaha PF 10, e uma mesinha, com muitas guloseimas. "Chá, café, creme, biscoitos, queijo, geleia, torradas e bolo, que, de vez em quando, me é presenteado por ele, para ser saboreado quando eu chego em casa" afirma Erasmo.

Gostaríamos de encerrar essa série com dois pronunciamentos de Erasmo, sobre Roberto, e um, de Roberto sobre Erasmo. Acompanhe.
"És responsável pelo que cativas". Aprendi lendo Saint-Exupéry. Roberto e eu somos responsáveis por nossa amizade, que não tem nada de fingimento ou marketing. Existe, realmente, forte como uma rocha. Para alguns, pode parecer que é feita de isopor, como aquelas grandes pedras que, nos filmes, caem sobre as pessoas, sem machucá-las. Mas, na verdade, fundamenta-se em sentimentos sinceros, e na predisposição de nos aceitarmos como somos, jamais tentando mudar o outro. Absorvemos as transformações de cada um, sem a obrigação castrante de adotá-las. Para o bem de nossas personalidades, que, embora parecidas, são completamente diferentes. Por exemplo, sou mais explosivo e despachado. Roberto é mais reflexivo e reservado. (Foto: Arquivo Blog RCB)

Não nos cobramos nada, porque temos certeza de que nos damos tudo. Se alguém disser que Roberto me xingou de "feio", respondo que é mentira, porque sei que meu amigo me vê por dentro, e sabe que, internamente, sou bonito, como ele. Brigas, nem pensar, apesar de estarem sempre inventando algumas. Claro que existem discordâncias de opinião, até porque somos parceiros musicais, e, constantemente, nos vemos diante de situações polêmicas, provocadas pelos personagens de nossas músicas.

Tenho o máximo respeito e admiração por ele e pelo seu canto. Aprendi como aluno atento às inúmeras lições de vida que Roberto me deu. Fico horas e horas conversando com ele e, ao fim, lamento, pois queria conversar muito mais.

Seu carisma e sua bondade levam muitas pessoas a mitificá-lo, num patamar de entidade como um anjo, ou coisa assim. Embora o chamem normalmente de "rei", já ouvi alguns o chamarem de "santo", e até de "Deus". Pra mim, é o Amigo, com maiúscula.
UFA!

E não para por aí...
Em 2009, Erasmo foi convidado para falar sobre Roberto Carlos, para a Revista Época, em uma matéria sobre os 100 brasileiros mais influentes, naquele ano. Roberto foi escolhido um deles. Veja o que Erasmo disse.
"Falei 50 milhões de vezes sobre os 50 anos do Roberto. Todo mundo sabe que Roberto é um bom rapaz, que é o irmão de sangue que eu não tive. Ele é uma pessoa maravilhosa, que mudou a minha trajetória ao me convidar para participar da sua vida artística. Eu vejo que, pela paixão que as pessoas têm e pela admiração que eu sinto por ele, Roberto talvez seja o artista mais importante que conheço. Como somos duas pessoas muito ocupadas, hoje a gente só se encontra quando faz música. Em julho, quando participei do show Especial 50 anos de Roberto Carlos, no Maracanã, fazia quatro anos que a gente não se via. [Nota do Blog RCB: Roberto e Erasmo se encontraram, em público, em 2006, para a gravação de um Roberto Carlos Especial, em 2008, no lançamento do Perfume Emoções, e, ainda em 2008, no show com Caetano Veloso. Talvez Erasmo tenha sido traído pela memória]. Passei quatro dias escrevendo o texto curto que falei lá: “Dizem que o homem é o que ele faz. Roberto, para mim, é o que é: o meu amigo. O cara guerreiro, iluminado, cheio de fé e esperança, que impõe nos corações humanos a força do amor maior, por um mundo melhor. É um privilégio ser merecedor da amizade dele. Nas próximas encarnações, se Roberto deixar, eu quero de novo ser seu compadre, seu parceiro e amigo [Nota do Blog RCB: Erasmo é padrinho de Dudu Braga, e Roberto é padrinho de Carlos Alexandre, no colo dele, na foto ao lado, do Arquivo do Blog RCB]”. Ali no Maracanã ajudei a construir aquele que, tenho certeza, foi o maior momento da vida de Roberto – e um dos grandes momentos da minha vida também. Não só por estar no estádio, pelo qual eu, como carioca, tenho uma afeição muito grande. Mas por estar naquele lugar fazendo uma homenagem ao meu irmão. Nós dois choramos juntos."

Erasmo Carlos, cantor e compositor, parceiro de Roberto Carlos
E eis uma frase de Roberto, que sintetiza tudo:
Erasmo, quando nasci, Deus me deu três irmãos: Laurinho, Carlinhos e Norma, que você conhece. Mas tem um irmão que Ele me deu quando eu já estava grande, aos 18 anos. Você é meu grande irmão.
E assim termina nossa matéria de hoje!


Esta matéria pertence ao ProjetoSaiba mais sobre esse projeto, clicando aqui.

Próxima Matéria
Próximo domingo, estaremos de volta, com uma matéria sobre o show que Erasmo Carlos fará em comemoração aos seus 70 anos de idade, com participação de Roberto Carlos. Imperdível!
Suzana Lamounier

Hoje, 26 de junho, é aniversário de Suzana Lamounier. Ela trabalha com Roberto Carlos há muitos anos, e sempre é atenciosa e carinhosa com os fãs do Rei. Não poderíamos deixar a data passar em branco, porque Suzana sempre incentivou o nosso blog, além de nos seguir no Twitter, e tratar-nos com total simplicidade. É dona de um carisma grandioso, coisa rara entre pessoas que trabalham com artistas.

Não só por isso, mas pela atenção que ela tem conosco, nós, da Equipe RCB (James, Ana Luiza, Rafael e Pedro) temos um carinho muito grande por ela. Desejamos a Suzana muita paz, saúde, alegrias e felicidades. Sabemos que ela merece! Parabéns, Suzana!

Na foto, Suzana e James Lima, presidente deste blog, em São Paulo-SP.

Aniversário de James Lima
Publicado por Ana Luiza - 02/07/2011 às 00:01

Foto: James e RC, dia 8 de junho de 2009

Olá Súditos!

Hoje é um dos dias mais importantes do BlogRCB. É aniversário de James Lima, o presidente e fundador do nosso Blog. James sempre presta homenagens nos aniversários dos membros da equipe RCB e chegou a hora de retribuirmos todo este carinho. Temos muito orgulho de fazer parte desta equipe e principalmente de sermos amigos do James.

James,nós(Ana Luiza,Rafael e Pedro) te desejamos toda a felicidade do mundo,muita saúde,amor e paz.Que você conquiste a vaga no vestibular,vá a muitos shows do Rei(com direito a camarim,claro) e viva muitas emoções!!

Parabéns,bicho!!


Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

11 comentários. Clique aqui para comentar!:

Rafael Avena disse...

Mais uma vez parabens pela materia maravilhosa cheia de detalhes dessa amizade que é um exemplo de carinho, dedicação e respeito um pelo outro que deveria ser copiado por muitas pessoas que acham que amizade é amor são sinônimos de cobrança e responsabilidade... mas pelo contrário é sinonimo de respeito e liberdade pela confiança que os grandes amigos devem ter um pelo outro e eles são exemplo disso não preciam se falar todos os dias, apenas sabem que quando o bicho pegar o outro estará lá para o que der e vier!

E também parabens para a Suzana, não a conheço pessoalmente, mas ela é daquelas pessoas que a gente adora só de ouvir falar e sei a forma educada como ela te tratou e por isso já tem minha admiração além de saber o quanto ela se dedica ao meu ídolo, o que já a torna da minha família e acho que de todos nós súditos!!

Abraços e parabéns ao blog e à Suzana!

Gloria disse...

Linda amizade, precisamos aprender com eles o significado disso tudo. Parabéns ao James por ser esse rapaz tão talentoso, espero que venha por aí um dos melhores jornalistas desse país, mas me aparece que ele quer ser médico, é isso?? Parabéns Suzana, também não a conheço pessoalmente, mas nos passa ser uma pessoa legal, beijos!!!

maria eridan disse...

Adorei saber da homenagem que aos grandes amigos da jovem guarda, acompanho desde criança, amo-os. Quero que DEUS continue iluminando os dois por toda suas vidas, gostaria muito de conhece-los, mais não tenho condição finaceira,valeu James amei esse blog,Eles merecem.

Carla disse...

Simplesmente maravilhosa essa matéria...
Vida longa para Erasmo e para Roberto..
:)

Everaldo Farias disse...

Zé Jeimis,

parabéns pelo seu aniversário! Saúde, paz e muita música sempre!

Parabéns também pelo trabalho no Blog, seu e de sua equipe de amigos!

Tenho certeza que aquela "padaria" que só nós dois conhecemos fabricará todos os bolos hoje em sua homenagem, por sua festa de arromba!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Rafael Avena disse...

Me desculpe fazer mais um comentario mas diante de uma data tao importante nao poderia deixar de deixar aki os meus parabens saude e paz pra esse irmão que é o James...

Vc eh o cara!!!

Um grande abraço desse amigo que te considera um irmao de verdade!!

Felicidades!!!

Ana Teixeira disse...

Parabéns pelo trabalho James de vcs eu simplesmente adoro tudo que vcs fazem e falam a respeito do Roberto Carlos que eu sou fã ,morro de paixão por ele.Parabéns pro Erasmo esse amigo de fé e camarada isso sim é uma amizade verdadeira,que é uma das coisas mais bonita que eu já vi bjs obrigado por tudo ,e espero novidades !!!

Linda!!! Deus te abençoe e te guarde sempre!!! Obrigada filha da Imaculada Conceição!!! disse...

Olha parabéns pelo Blog James Lima!!!Divina e linda a amizade destes dois: Roberto Carlos e Erasmo Carlos !!! Amei de verdade o Blog muito mais, muito merecido mesmo !!! Abraços com os Braços de Deus para todos!!!

Linda!!! Deus te abençoe e te guarde sempre!!! Obrigada filha da Imaculada Conceição!!! disse...

Abraços James Lima!!! Obrigada viu por esta homenagem ao Rei.* Amei ter encontrado este Blog e alguém com a tua dedicação e carinho ter dado de presente a todos fãs dele este Blog !!! Obrigada anjo Deus te abençoa sempre !!!

MAURICIO disse...

BOM DIA JAMES, GOSTARIA DE MIM COMUNICAR COM O QUERIDO ERASMO CARLOS,NO SEU E-MAIL OU FONE! POIS TENHO UM AMIGO AQUI EM FORTALEZA QUE TEM UM MUSTANG,75 QUE FOI DO CANTOR,NA ÉPOCA, E ELE DISSE QUE VARIA NEGOCIO COM O ERASMO. JÁ PENSOU O ERASMO RELEMBRAR OS VELHOS TEMPOS DA JOVEM GUARDA NESTE CARRO! FAVOR ENTRAR EM COM TATO COM MAURICIO. MAMAUCAR@HOTMAIL.COM FICO MUITO GRATO.

Linda!!! Deus te abençoe e te guarde sempre!!! Obrigada filha da Imaculada Conceição!!! disse...

Amizade do Erasmo Carlos e Roberto Carlos. É com certeza uma amizade a qual Deus uniu estes dois amigos! Com certeza. Já estava nos planos de Deus!Obrigada a todos deste Blog e muito obrigada James Lima por esta dádiva Divina. Parabéns !!!