sábado, 19 de janeiro de 2008

Início da série: "O nosso amigo Erasmo Carlos"

Olá amigos !!!

Estamos iniciando uma nova série !!!

A série "O nosso amigo: Erasmo Carlos" tem como objetivo mostrar quem é o parceiro do rei, contar histórias dos dois e porque se dão tão bem. É ainda comemorativa aos 50 anos de amizade entre esses dois gênios.

No Brasil, assim como em todo o mundo, não há, nem nunca houve, uma dupla musical como Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Nenhuma outra dupla produziu tantos sucessos, nenhuma outra dupla durou tanto tempo. A NOSSA dupla é única: Estão juntos há 50 anos, e compõem prarticamente apenas entre eles. Erasmo escapou um pouco: Fez música com a mulher Narinha, com Marisa Monte, entre outros. Já RC, quando não está sozinho, está com o tremendão. Fugiu poucas vezes. Uma delas, em 1980, quando fez "Procura-se" com Ronaldo Bôscoli (Falaremos mais detalhes dessa composição em outros posts).

Roberto Carlos Braga e Erasmo Esteves se conheceram a 1958. Um cantor americano (Bill Halley) viria fazer um show no Brasil,em abril de 1958. O cantor faria duas apresentações: Uma em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Carlos Imperial (uma das pessoas mais importantes na carreira de RC) ficou encarregado de organizar o show no maracanãzinho, Rio de Janeiro, portanto, vários "ídolos" do seu programa, Clube do rock, teriam uma chance de se apresentar. Entre eles, o Elvis brasileiro: Roberto Carlos.

Roberto decidiu não cantar as canções que estava habituado a cantar: Tutti frutti e Jailhouse Rock. Decidiu inovar, e optou por Hound dog (canção presente no pout porri que este canta com Erasmo Carlos no DVD Duetos de 2006). Porém, sem a letra, não poderia cantar.

Foi aí que Arlênio Lívio, ex Sputnik, teve a idéia de levar RC á casa do maior admirador de Elvis que ele conhecia: Erasmo Esteves. E numa tarde de abril de 1958, foram à casa do rapaz (que ainda não era Carlos).

Roberto e Erasmo já se conheciam de vista, mas nunca tiveram um contato maior. Mas naquela tarde, Erasmo e Roberto se tornaram VERDADEIRAMENTE amigos.

Pulando algumas coisas (que no próximo post eu conto), a primeira composição dos dois foi "Parei na contramão", em 1963, e não Splish Splash, como pensam muitos. Mesmo que Splish Splash tenha vindo antes, foi apenas uma versão. Composição mesmo foi "Parei na contramão", uma música que eu (não sei porque) nunca tinha colocado aqui para tocar.

Segue a letra...

Parei Na Contramão
Roberto Carlos
Composição: Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Vinha voando no meu carro
Quando vi pela frente
Na beira da calçada um broto displicente
Joguei pisca-pisca pra esquerda e entrei
A velocidade que eu vinha, não sei
Pisei no freio obedecendo ao coração e parei
Parei na contramão

O broto displicente nem sequer me olhou
Insisti na buzina mas não funcionou
Segue o broto o seu caminho sem me ligar
Pensei por um momento que ela fosse parar
Arranquei à toda e sem querer avancei o sinal
O guarda apitou

O guarda muito vivo de longe me acenava
E pela cara dele eu vi que não gostava
Falei que foi cupido quem me atrapalhou
Mas minha carteira pro xadrez levou

Acho que esse guarda nunca se apaixonou
Pois minha carteira o malvado levou
Quando me livrei do guarda o broto não vi
Mas sei que algum dia ela vai voltar
E a buzina dessa vez eu sei que vai funcionar

O guarda muito vivo de longe me acenava
E pela cara dele eu vi que não gostava
Falei que foi cupido quem me atrapalhou
Mas minha carteira pro xadrez levou

Acho que esse guarda nunca se apaixonou
Pois minha carteira o malvado levou
Quando me livrei do guarda o broto não vi
Mas sei que algum dia ela vai voltar
E a buzina dessa vez eu sei que vai funcionar

E a buzina dessa vez eu sei que vai funcionar


Abraços
James Lima
Teresina-PI

Próximo post: Dia 25 de janeiro
Observação: Nosso flog passará a ser atualizado às sextas feiras.

0 comentários. Clique aqui para comentar!: