sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

"O nosso amigo: Erasmo Carlos" - Parte 2

Olá amigos internautas !!!

Brindando o sucesso do início da série "O nosso amigo: Erasmo Carlos", que estamos fazendo para homenagear os 50 anos de amizade dos dois maiores compositores em dupla do mundo, aqui estamos nós para novamente falar sobre Roberto e Erasmo Carlos.

E voltando ao ano de 1959, iremos falar de quando Roberto Carlos passou a se desinteressar pelo rock. Depois que vários "ícones" do rock mundial pararam de cantar, Roberto encontrou na Bossa Nova um novo rumo para sua carreira. E foi através da Bossa Nova que ele passou a cantar profissionalmente na Boate Plaza, uma badalada boate da então capital nacional, o Rio de Janeiro.

Naquele ano, RC e EC se encontraram por acaso, e relembraram os velhos tempos do rock. Cada um contou as novidades. Roberto, que estava na Bossa Nova e que cantava na Boate Plaza. Mas Erasmo também tinha novidades: Virara um compositor, e sua primeira música se chamava "Maria e o samba".

Roberto Carlos convidou Erasmo Carlos para ir assistí-lo na boate. Chegando lá, Erasmo precisou de um paletó emprestado (pegou o do segurança). Roberto pegava a bebida de Erasmo na sua conta, e naquela noite, RC cantou, para todos os políticos e intelectuais que freqüentavam a boate, a canção de Erasmo Carlos. Pela primeira vez Erasmo ouviu RC cantando uma canção sua.

Na década de 60, os estádios de futebol estavam perdendo o público, pois os jogos passaram a ser transmitidos no domingo à tarde. Para evitar isso, criaram uma lei que proibia a transmissão de jogos aos domingos nas emissoras paulistas, e a grande liderança, a TV Record, passou a pensar em um novo meio de atrair o público naquele horário. A idéia foi fazer um programa jovem: Assim surgiu a Jovem Guarda.

Primeiro chamaram RC para apresentar o programa (depois de descartarem o nome de vários outros cantores) e este sugestionou Erasmo Carlos e Wanderléa para apresentar o programa com ele. Mas a Jovem Guarda será o assunto do próximo post...

No início de suas carreiras, sempre havia um problema: Em algumas composições constava: Roberto Carlos - Erasmo Carlos. Em outras: Erasmo Carlos - Roberto Carlos.

Então um dia os dois pararam para pensar e decidir-se quanto a isso: Quem viria primeiro no nome da dupla? Erasmo foi logo dizendo: "Eu quero o meu por último." Roberto pensou que aquilo fosse um gesto de amizade do amigo, mas não foi bem isso. "Aquilo foi esperteza minha porque como nós dois temos o mesmo sobrenome, sempre que um locutor for anunciar uma música nossa, ele dirá o meu nome todo." E até hoje é assim: Roberto e Erasmo Carlos.

A canção que você está ouvindo se chama "Splish Splash". Para muitos a primeira composição de Roberto e Erasmo (na verdade não foi, como já ficou esclarecido no post anterior.). Erasmo a compôs (fez a versão de um sucesso de Bob Daryn) quando voltavam de um passeio dentro de um ônibus, em 1963.

Segue a letra...

Splish Splash
Roberto Carlos
Composição: Bobby Darin/Jean Murray
Versão: Erasmo Carlos

Splish Splash!
Fez o beijo que eu dei
Nela dentro do cinema
Todo mundo olhou-me condenando
Só porque eu estava amando...

Agora lá em casa
Todo mundo vai saber
Que o beijo que eu dei nela
Fez barulho sem querer
Yeah!..

Splish Splash!
Todo mundo olhou
Mas com água na boca
Muita gente ficou
Hiê! Hiê!
Splish Splash!
Hiê! Hiê!
Splish Splash! Splish Splash!
Splish Splash! Splish Splash!
Ahran! Ahran! Ahran! Ahran!...

Splish Splash!
Fez o tapa que eu levei
Dela dentro do cinema
Todo mundo olhou-me condenando
Só porque eu estava apanhando...

Agora lá em casa
Todo mundo vai saber
Que tapa que eu levei
Fez barulho e fez doer
Yeah!..

Splish Splash!
Todo mundo olhou
Mas com água na boca
Ninguém mais ficou

Hiê! Hiê!
Splish Splash! Splish Splash!
Splish Splash!
Hiê! Hiê! Hiê! Hiê! Au!
Splish! Splish!
Splish Splash!...

Splish Splash!
Fez o beijo que eu dei
Nela dentro do cinema
Todo mundo olhou-me condenando
Aha! Aha!
Só porque eu estava amando...

Agora lá em casa
Todo mundo vai saber
Que o beijo que eu dei nela
Fez barulho sem querer
Yeah!..

Splish Splash!
Todo mundo olhou
Mas com água na boca
Muita gente ficou
Hiê! Hiê!
Splish Splash! Splish Splash!
Aha! Aha! Aha! Aha! Aha!
Splish Splash!
Hiê! Hiê! Hiê! Hiê! Au!
Splish Splash!
Ahran! Ahran!
Hiê! Hiê!
Ahran! Ahran!
Splish Splash!...

Abraços,
James Lima
Teresina-Piauí-Brasil

Próxima postagem: 01/02/2008, em homenagem aos 40 anos do Festival de San Remo

0 comentários. Clique aqui para comentar!: