sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Série: O nosso amigo Erasmo Carlos. Parte 3

Olá amigos !!!

"Que prazer... Rever Vocês". "É um orgasmo inenarrável" voltar a escrever para vocês. Frases como estas, que são de autoria, respectivamente, de Roberto e Erasmo Carlos, este último, a celebridade que mereceu não um post na antiga série "Celebridades", mas uma série inteira dedicada a ele.

Falando da sua carreira e de todas as suas relações com Roberto Carlos (musicais ou não) cronologicamente, paramos no longínquo ano de 1964. Aqui, portanto, prosseguiremos a partir do ano de 1965.

Naquele ano foi proibida a teledifusão (exibição na TV) de jogos de futebol, pois isso estava diminuindo o público dos estádios. Em consequência disso, a emissora-líder da época, TV Record, ficou com a programação do domingo à tarde vaga. E recorreu a programas jovens. A idéia do dono da emissora era fazer um programa jovem, apresentado por dois cantores.

Depois de pensar em vários cantores, alguém indicou:
-Roberto Carlos !!!

Sim, o nosso cabeludo seria agora apresentador de televisão !!! E ao contatarem o jovem cantor, este fez apenas duas exigências: Que Erasmo Carlos e Wanderléa fizessem o programa junto com ele, e que os salários dos três fossem rigidamente iguais.

Assim foi. E no dia da estréia do programa, os três cantaram para o público jovem. Surgia a Jovem Guarda. Erasmo Carlos, que já fazia sucesso com a canção "Festa de Arromba" lançada no disco "A pescaria" de 1965, encontrou na Jovem Guarda um trampolim para voar cada vez mais alto. Ali, ele pôde ser o astro do momento, ao lado de seus amigos Roberto, Ronnie Von, Jerry Adriani e outros.

Vídeos da Jovem Guarda hoje em dia são raros. Mas alguns foram parar no YouTube, e como estamos falando de Erasmo Carlos, o Flog *Roberto Carlos Braga* vai indicar dois vídeos para que assistam e se deliciem com esse incrível intérprete.

Erasmo Carlos e Wanderléa - Devolva-me (1967)
Erasmo Carlos - Vem quente que eu estou fervendo (1967)

(Links externos, fora do nosso flog.)

Na Jovem Guarda, Erasmo Carlos era um dos garotos-propaganda da marca Calhambeque. Essa marca tinha calças, camisas, blusões, chpeús e anéis dos ídolos da Jovem Guarda. Era comum que um adolescente andasse com o Anel Tremendão, o Chapéu Tremendão e a Calça Calhambeque.

É uma brasa, mora?

O post de hoje foi sobre a Jovem Guarda. Nessa época nasceram grandes canções feitas em parceria com Roberto Carlos. Uma delas foi "Gatinha Manhosa", que você está ouvindo agora, e que pode perfeitamente simbolizar esta época para o tremendão.

Segue a letra ...

Gatinha Manhosa
Erasmo Carlos
Composição: Roberto Carlos - Erasmo Carlos

Meu bem
Já não precisa
Falar comigo
Dengosa assim...

Briga, para depois
Ganhar mil carinhos de mim
Se eu aumento a voz
Você faz beicinho
E chora baixinho
E diz que a emoção
Dói seu coração...

Já, não acredito
Se você chora
Dizendo me amar
Eu sei que na verdade
Carinhos você quer ganhar...

Um dia gatinha manhosa
Eu prendo você
No meu coração
Quero ver você
Fazer manha então
Presa no meu coração
Quero ver você...

O próximo post estará falando da única briga ocorrida entre Roberto e Erasmo, além de falar do fim da Jovem Guarda e da história da canção Sentado à beira do caminho. Data: 15/02/08

Abraços,
James Lima
Teresina - Piauí - Brasil
flogrcbraga@flogrcbraga.zzn.com

8 comentários. Clique aqui para comentar!:

Vinícius Faustini disse...

"Os Beatles cantavam "Yesterday", e Erasmo Carlos cantava sua "Gatinha manhosa"...". Roberto Carlos já disse tudo sobre a Jovem Guarda, e como o jovem caubói atirando balas de açúcar chamado Erasmo Carlos foi importante para sua vida e para esta revolução musical. Valeu, bicho, ótima pedida esta gatinha que segue fazendo manha há mais de 40 anos.
Abraços!
www.flogao.com.br/emocoesrc

8/02/2008 - 15h31m

Fabiano Cavalcante disse...

Beleza James....
Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net
.

8/02/2008 - 15h38m

Paula (Portugal) disse...

Oi Mascote!...
Esta série sobre Erasmo Carlos está a ser um sucesso. Obrigada por indicares os vídeos qe completam a série. "Gatinha manhosa" é uma canção bem engraçada. Aguardo ansiosa o próximo post, pois desconheço os pormenores do tema que irás tratar.
Abraços da madrinha

8/02/2008 - 21h51m

Leda Martins disse...

Muito linda a reportagem! Mas acho que o Ronnie Von não fez parte de jovem guarda. Ele diz que sim; mas pelo contrário, foi para outro programa concorrer com a jovem guarda e perdeu naturalmente. Mas viva a JOVEM GUARDA! Lindas a foto e a canção.
Parabéns, James!

9/02/2008 - 10h10m

Gilson Guedes disse...

Muito boa sua matéria Amigo James,
Parabéns pela dedicada e minunciosa pesquisa que traz para os dias de hoje a importande a história de sucesso de um dos maiores astros da musica mundial, o Rei Roberto Carlos!
Grande Abraço a todos!
Gilson Guedes - Porto Velho - RO

9/02/2008 - 06h25m

Milagros disse...

James,mais uma vez trazes aqui no que cabe a carreira de Roberto Carlos, factos do que foi a Jovem Guarda, destacando desta vez Erasmo Carlos e Wanderléa. Ideia original a tua pôr as musicas, " Vem quiente que estou fervendo" música que eu acho muito engraçada e Devolve-me com Wanderleia.
Muito bom este te Flog, te felicito....
abraços....

9/02/2008 - 13h16m

Everaldo Farias disse...

Gosto muito dessa canção, inclusive o Eduardo a gravou em tom instrumental, é claro, no cd com amor! Abraços, James! www.everaldofarias.blogsp
ot.com

9/02/2008 - 08h55m

Rosângela Amorim disse...

Olá James!!!
Muito boa matéria! Adorei!
Parabéns!!!

10/02/2008 - 15h12m