sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Série: O nosso amigo Erasmo Carlos. Parte 4

Olá amigos ...

Já nos acostumando a postar apenas nos dias de sexta feira, trago a vós uma notícia bombástica: Dia 22 de abril, segundo Ancelmo Góis, é a data especulada para o lançamento do novo CD de Roberto Carlos, num grande show, no Parque La Luna, na Argentina... É esperar pra conferir.

Outra novidade é o Rei no Big Brother Brasil. A casa mais vigiada do Brasil verá seu Big Fone tocando, e quem atender tem o direito de escolher um acompanhante para ir ao Cruzeiro Emoções em Alto Mar ver o show de Roberto.

Enfim, as novidades estão surgindo, e nós aqui, com esta tremenda série. Tremenda porque é feita em homenagem ao nosso amigo, o Tremendão Erasmo Carlos.

E nós do Flog *Roberto Carlos Braga* não podemos deixar passar em branco a única briga que houve entre Roberto e Erasmo. Em 1967, no auge da Jovem Guarda, havia uma convenção de que Roberto Carlos era apenas cantor, não tinha competência suficiente para compor as canções que cantava. Já Erasmo era a sua fábrica-de-música, e fazia as músicas para ele. Ocorreu então que Erasmo foi receber um prêmio como compositor, no programa "Show em Si... Monal", apresentado por Wilson Simonal. Mas em nenhum momento Erasmo disse que aquelas canções eram feitas com Roberto Carlos. Roberto não viu o programa, mas não gostou do que o amigo fez, e ambos ficaram brigados.

Apresentavam o programa (Jovem Guarda) juntos, faziam as mesmas brincadeiras de antes, mas logo depois que saíam dali, não se falavam mais. Wanderléa, testemunha da briga, pôde ver o quanto ambos sofriam.

Pode-se observar por exemplo que no disco de Erasmo Carlos lançado em 1967, não há sequer uma canção feita em parceria com Roberto Carlos. O mesmo ocorreu no disco de Roberto (Em ritmo de aventura, já analisado aqui no flog. Se quiser reler, clique aqui !!!) De todas as faixas do disco, apenas a primeira (Eu sou terrível) foi feita em parceria com o tremendão. E foi essa música que uniu novamente os amigos. "Erasmo, eu já te desculpei, meu amigo. To precisando de uma letra que você faz em 10 minutos. É pro meu novo filme. É um cara que se diz terrível, que sua caranga é máquina quente." Palavras do próprio... Fazer o que, né???

Mas eu, como fã do Erasmo, não posso deixar de citar o seu maior sucesso, na minha opinião: Sentado à Beira do Caminho.

Em 1969 a Jovem Guarda já havia chegado ao fim, e isso fez com que Erasmo Carlos não fosse mais aquele tremendo sucesso que era antes. Não era mais bem recebido em gravadoras, não era mais o mais tocado das rádios... E isso fez com que Erasmo mergulhasse numa "bebedeira", como diriam os nossos nordestinos, e tomou muita cachaça. Mergulhou na cachaça de cabeça.

Roberto, visando tirar seu amigo daquela crise, disse a ele que ambos iriam compor uma canção que o iria fazer voltar so sucesso. E ambos começaram a compor. Essa é a história de Sentado à beira do caminho, que Erasmo conta, mas com um pequeno detalhe: O refrão (Preciso acabar, logo com isso. Preciso lembrar que eu existo... Que eu existo... Eu existo ...) Não saía de jeito nenhum. Depois de muito tempo pensando, chegaram ao início. "Preciso acabar logo com isso." e pararam aí. Então, no meio da madrugada, Roberto disse que iria dormir um pouco, pois estava muito cansado. Essa "dormidinha" do Roberto se transformou na dormidinha mais famosa da história da música popular brasileira. Quando acordou, Roberto disse o refrão. Erasmo até hoje acha que o rei sonhou com a música.

"E sabe o que ele disse pra mim??? Dorme de novo que a gente é capaz de terminar a música desse jeito....(risos)" relembrou Roberto Carlos no especial de 1998.

E é com essa canção que você vai ficar... Segue a letra...
Sentado à beira do caminho
Erasmo Carlos
Roberto Carlos - Erasmo Carlos

Eu não posso mais ficar aqui a esperar
Que um dia de repente você volte para mim
Vejo caminhões e carros apressados a passar por mim
Estou sentado à beira de um caminho que não tem mais fim

Meu olhar se perde na poeira desta estrada triste
Onde a tristeza e a saudade de você ainda existe
Esse sol que queima no meu rosto um resto de esperança
De ao menos ver de perto seu olhar que eu trago na lembrança

Preciso acabar logo com isso
Preciso lembrar que eu existo
Que eu existo, que eu existo ....

Vem a chuva molha o meu rosto e então eu choro tanto
Minhas lágrimas e os pingos dessa chuva se confundem com meu pranto
Olho pra mim mesmo, me procuro e não encontro nada
Sou um pobre resto de esperança na beira de uma estrada

Carros, caminhões, poeira, estrada, tudo tudo se confunde em minha mente
Minha sombra me acompanha e vê que eu estou morrendo lentamente
Só você não vê que eu não posso mais ficar aqui sozinho
Esperando a vida inteira por você sentado à beira de um caminho

Na próxima sexta voltaremos com o 5º post em homenagem a Erasmo Carlos. Desta vez, adrentaremos nos anos 70, falaremos da carreira do tremendão nessa época, e dos especiais que este participou, fazendo um resumo de cada especial.

Esperamos por você !!!
Um forte abraço
James Lima
Teresina - Piauí - Brasil

8 comentários. Clique aqui para comentar!:

Leda Martins disse...

Uma linda canção! E essa "dormidinha" do Rei; é bem famosa; pois a citou também em 1989 em seu especial.
Roberto Carlos e Erasmo Carlos_Os maiores compositores do mundo.

15/02/2008 - 16h40m

Vinícius Faustini disse...

Obrigado, James, por ter passado lá no fotolog. E o pequeno grande amigo prossegue fazendo as honras da casa em ótimos posts sobre o amigo Erasmo Carlos. Sempre é bom vir aqui pra ver se eu aprendo a escrever. Rapaz, essa "briga" ocorreu em especial porque a produção do programa falhou em não creditar. Depois, fizeram fofoca pro Roberto, e aí por pouco não perdemos esta grande dupla. Sobre "Sentado à beira do caminho", o dueto de 1980 ficou tão clássico que eles cantaram várias vezes juntos.

15/02/2008 - 17h46m

C. Marley disse...

Nobre colega James, no caminho dessa dupla muita gente fica sentada aplaudindo a sua passagem.
Um abraço

15/02/2008 - 20h41m

Paula (Portugal) disse...

Mascote, muito obrigada por teres desvendado o "mistério" (para mim, é claro) dessa briga que eu já tinha ouvido falar mas não sabia na realidade de que tratava. "Sentado à beira do caminho" é uma canção linda, com uma letra espectacular que bem ilustra o fim dessa famosa briga. Na verdade, como poderiam esses dois grandes amigos continuarem zangados ? E aquela da "dormidinha", adorei!...
Um beijo da madrinha!...

15/02/2008 - 20h23m

Everaldo Farias disse...

James, essa música tem uma importância muito grande para mim, além de ser uma das mais bonita deles! Eu canto um pouquinho e estava com um grupo me apresentando com vários cantores anônimos como eu! De repente eu comecei a cantar e todo mundo estava cantando comigo e me aplaudiram ao final... Até então ninguém tinha sido aplaudido, é claro que consegui a façanha graças a música e ao rei!
Um forte abraço! www.everaldofarias.blogsp
ot.com

16/02/2008 - 15h03m

Milagros disse...

James, como não podia deixar de ser, a homenagem a esta dupla inaseparável, RobertErasmo.
A briga, como humanos que somos, uma briga sempre existe, mas quando a amizade é grande como no caso deles, a reconciliação vem a seguir.
Essa história da dormidinha, Erasmo já tinha contado em dois especiais de Roberto."Sentado à beira do caminho",uma das músicas brilhantes de Roberto e Erasmo Carlos...
Parabéns foi uma homenagem bem merecida.
Abraços

16/02/2008 - 14h40m

Fabiano Cavalcante disse...

E quis o destino que os dois se chamassem...Carlos.
Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net
.

21/02/2008 - 16h28m

André Melo disse...

James o mascote querido do portal, um abraço.

22/02/2008 - 12h35m