sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Teresina Na Obra de Roberto Carlos !

Roberto Carlos canta em Teresina, durante a turnê '50 Anos De Música', no dia 08 de junho de 2009. Foto exclusiva.
Olá Súditos !

Hoje cá estamos para homanagear a cidade de Teresina pelos seus 157 anos, e mostrar a relação que esta calorosa cidade tem com o cantor mais caloroso do Brasil.

Primeiro, porque Teresina é a sede de nosso blog. Dos 5 membros da equipe, um já morou em Teresina, e dois moram atualmente, entre eles, o próprio presidente, James Lima.

Em segundo lugar, porque Teresina sempre teve um carinho especial por Roberto Carlos, e, como em toda cidade, tem algumas histórias para contar relacionadas ao maior ídolo de todos os tempos da música brasileira. Saibam que, sem dúvida alguma, essa foi a matéria que mais deu trabalho, que mais precisou de pesquisa, e que mais vai me deixar feliz ao vê-la no ar.

Pois bem, a primeira vez que Roberto Carlos esteve em Teresina foi no ano de 1964. O Rei cantou no Teatro Quatro de Setembro, tradicional Teatro da cidade desde 1894, até hoje, e cantou também no Clube Marquês de Paranaguá, que, também, até hoje é muito usado, embora não mais para shows.

A Miss Teresina 1964, Sônia Façanha. Roberto Carlos teve namoricos com ela...Nessa época, Roberto chegou a namorar a Miss da cidade, Sônia Façanha, cuja foto você vê ao lado. Ela foi também segundo lugar no concurso Miss Piauí, perdendo para a candidata de Floriano. O empresário artístico que trouxe o jovem Rei para Teresina chamava-se Raimundo Magalhães.

O show apresentado na época era baseado em canções dos discos de 63 e 64, uma vez que nem mesmo na Jovem Guarda Roberto estava ainda !

Na estreia do filme "Roberto Carlos em ritmo de aventura", no dia 03 de fevereiro de 1968, uma tia minha, tia Rita, e muitos outros tios, estiveram presentes. Até hoje eles lembram da gritaria e dos choros no Cine Royal.

Durante a Jovem Guarda, não sabemos se Roberto esteve alguma vez em Teresina, mas, muito provavelmente, sim. Voltou em 1972, com o show A 200 km por hora, que emocionou, entre outros milhares, uma jovem fã do Rei, a Conceição. Conceição é uma das mais antigas fãs de Roberto Carlos aqui em Teresina. Quando eu nasci, ela já era fã há muito tempo ! Ela foi ao show, segundo ela, como um presente pelos seus 15 anos de idade. É fã do Rei desde 1968, mas segundo ela, é fã "desde que nasceu", e ela foi uma das melhores fontes de pesquisa para esta matéria ir ao ar.

Depois de 1972, o Rei voltou a Teresina, em 1977, com o show Concerto, e lá estava a Conceição de novo. Roberto desceu do avião e pegou um carro para ir até o hotel. Muitos fãs o aguardavam no aeroporto, e 4 deles correram para um táxi, ordenando que o motorista seguisse o carro de Roberto. Detalhe: Os 4 não se conheciam, e uma deles era a Conceição, da qual estamos falando. O táxi seguiu e, enquanto estava parado num sinal, viu o carro de Roberto Carlos passar à frente, cruzando-os. Correram tanto que, depois de pagar o táxi, a Conceição torceu o pé, e desistiu. Estava ali, dentro do hotel, mas não sabia onde estava Roberto Carlos. Entrou no elevador e, adivinha quem estava dentro do elevador? Ele mesmo ! Roberto, com um repórter, para quem estava dando entrevista, e com a Conceição, para quem deu um autógrafo, que ela tem plastificado até hoje.

Roberto Carlos canta em Teresina, no Estádio Alberto Silva, promovendo o 'Projeto Emoções', em 1983.Em 1980, o Rei apresentou o show Palhaço, e em 1983, voltou com o Projeto Emoções, cantando no Estádio Alberto Silva, o Albertão, que até hoje é palco de fortes emoções nos jogos daqui. Temos, no nosso acervo, alguns vídeos (esses são tão raros, que dá medo de comentar kkkk) dessa apresentação, que também foi destaque no Fantástico. Antes do Rei cantar, os fãs teresinenses já cantavam suas canções no hotel.

Depois de uma apresentação que lavou a alma dos piauienses em 1983, Roberto passou um longo tempo sem vir à cidade, voltando em 1992, com o show Coração. A partir daqui, meu pai e minha mãe viram todos os shows de Roberto Carlos em Teresina (assim como a Conceição, que viu todos desde 1972). Meu pai mora em Teresina desde 1981, e minha mãe, desde 1962. O show ocorreu no Ginásio do Verdão, e meu pai lembra, como se fosse hoje, da apresentação de "Robertinho" com "Robertão." Não sabe do que estamos falando? Releia a matéria do show "Coração", que você vai entender...

Roberto Carlos de boné, na mesma época em que o Ginásio Verdão desabou.Em 1996, Roberto Carlos tinha outra apresentação do show Luz (o "Amor" não tinha estreado ainda) marcada em Teresina, para o dia 22 de janeiro de 1996, no Ginásio do Verdão. Roberto esteve no Ginásio à tarde para passar o som. 15 minutos depois da saída de Roberto Carlos do local, o teto do Ginásio desabou. Roberto, por pouco, escapou de algo mais trágico, mas os equipamentos da banda e da equipe do cantor foram completamente destruídos. O assunto foi destaque em vários telejornais, incluindo Jornal Hoje e Jornal Nacional. Roberto até abriu uma exceção, e concedeu entrevista à TV local sobre o fato ocorrido. Um dos que entrevistou Roberto Carlos se chama Amadeu Campos, e até hoje é um importante jornalista no Piauí. O show foi remarcado em outro local, para o dia 01 de fevereiro de 1996, no Pavilhão de Eventos Guilherme Melo.

Em 1997 e 1998 o Rei voltou a Teresina, com os shows Amor e Romântico. E em 25 de novembro de 2003, apresentou o show Acústico aqui. Esse foi o primeiro show que eu quis ir de Roberto Carlos. Em relação aos outros, ou eu não era nascido, ou era muito pequeno. E esse foi justamente o motivo de eu não ir ao show de 2003. Chorei, esperneei, mas não deixaram. Meu pai e minha mãe foram sozinhos.

Mas ele voltou ! Dia 25 de maio de 2006 ele trouxe Orquestra e Coral pra cá, e eu fui ! Levei um cartaz, vi o Wanderley bem de perto, mas fiquei muito longe de Roberto, e peguei uma chuva impressionante. Eu tinha medo de dar um ataque, ou de ficar louco, ou até mesmo de desmaiar ao vê-lo. Graças a Deus não aconteceu, mas a primeira vez que o vi, entrando no palco, chovendo, e eu ali, chorando e suando... Aquilo foi demais pra mim. Eu berrava, berrava alto mesmo. E ainda levei um cartaz que, infelizmente, só serviu para nos proteger da chuva. O Roberto não chegou a ver.

Roberto traz o show 'Orquestra e Coral', em 27 de agosto de 2007. Foto exclusiva, na qual RC olhou pra nossa câmera !Em 2007 ele veio mais uma vez com Orquestra e Coral, ainda na primeira fase. Não cheguei a assistir a segunda fase ao vivo. Desta vez, fiquei mais próximo do palco, em uma mesa. Chorei muito e gravei o show inteiro em áudio. A gravação é muuuito ruim, mas sempre que escuto, tenho vontade de chorar, ao lembrar das emoções que vivi naquele dia. Por pouco não vou ao camarim, e peguei uma rosa branca. Neste show, o governador do Piauí, Wellington Dias, esteve presente, indo ao camarim cumprimentar Roberto Carlos ao fim do show. Disse que entrou acompanhado da esposa e do pediatra Telmo Freitas que, empolgado, começou a cantar um iê-iê-iê. Roberto Carlos olhou para o médico e disse: "Qual é, cara! Isso deve ser do meu avô!", provocando risadas entre os presentes.

James Lima e Roberto Carlos, após show realizado no dia 08 de junho de 2009.Em 2009 ele trouxe a turnê atual, a 50 Anos De Música, e foi o show mais lindo dos três que já vi de Roberto Carlos. Além disso, depois do show, consegui entrar no camarim, eu e a Conceição, que já havia entrado duas vezes. A narrativa do meu encontro, você já leu, mas se quiser reler, clique aqui.

E, se Deus quiser, Roberto Carlos continuará, por muitos e muitos anos, cantando e encantando os Teresinenses.

Um Forte Abraço
James Lima
Equipe RCB
Teresina - Piauí - Brasil

Parabéns, Teresina, pelos seus 157 anos !
Roberto Carlos durante show da turnê '50 Anos De Música', em Teresina. 08 de junho de 2009.
Esta matéria pertence ao projetoProjeto RC 50 Anos • Blog *Roberto Carlos Braga* Leia mais sobre esse projeto clicando aqui.

Perdoem algum erro de data ou de informação nessa matéria. Deu muito trabalho fazê-la. Algumas das fotos dessa matéria são exclusivas do Blog RCB.

*Atenção !!! Sexta que vem não teremos matéria ! Nossa matéria será sobre o show de Roberto Carlos em SP, sábado, e será publicada no domingo

*Atenção !!! A matéria que seria publicada sexta (21) sobre a Jovem Guarda foi adiada para o dia 28/08, o que não vai tirar o brilho. Aguarde

7 comentários. Clique aqui para comentar!:

Vinícius Faustini disse...

E viva Teresina, terra do mestre James... Muito legal este panorama da obra de Roberto Carlos através da capital piauiense.

Abraços,

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.otempoeoplacar.blogspot.com

Cecilia Mendonza disse...

Hola que tal James:
¡¡¡¡Mil felicidades por el aniversario de la ciudad de Teresina!!!,que cumpla muchos muchos años más y que Dios las siga prosperando a esa gran ciudad.
Que linda reseña hiciste sobre las presentaciones que ha tenido Roberto Carlos a lo largo de su carrera en esa hermosa ciudad.
¡¡¡Un fuerte abrazo lleno de cariño!!!.

Rosario Mendoza disse...

Amigo James y equipo del blog:
¡Felicidades por el aniverdario de Teresina!,y por toda la información y
las fotografías del Rey Roberto Carlos.
Que Dios los bendiga y los acompañe siempre.
Un saludo afectuoso de:
Rosario Mendoza

Everaldo Farias disse...

Legal Zé Jeimis, esse traçado é sem dúvida muito emocionante, principalmente porque culminou em seu merecido encontro com o rei! Parabéns Teresina e Parabéns Zé Jeimis!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Patricia Guimarães disse...

Parabéns, Teresina! Gostei do post, não apenas pela curiosidade em torno da Miss Teresina, mas também por suas aventuras que culminaram com o tão sonhado encontro com o Rei.
Beijos da @guimaraespaty.

Derbson Frota disse...

É isso aí, bicho! Teresina faz parte da vida de nosso ídolo, assim como a capital mundial do rei, Fortaleza! Aqui no Nordeste RC é especialmente amado!

Viva o rei!

Derbson Frota
Tianguá CE

Unknown disse...

PÔ JAMES SOU DE PEDROII-PI,QUERO LHE CONHECER SOU FÂ DE ROBERTO CARLOS DESDE DE SEMPRE,MEU TELEFONE É94151012.88418542.ME LIGUE CARA TENHO MUITAS HISTÓRIA DE VIDA.UM ABRAÇO.