sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Roberto Carlos em fotonovelas!

Olá súditos!

Hoje, cá estamos para atualizar o Blog Roberto Carlos Braga, com uma matéria sobre as fotonovelas das quais o nosso Rei participou. Apesar de muita gente conhecer apenas a famosa Assim Quis O Destino, ou mesmo, nem essa conhecerem, Roberto participou de 4 fotonovelas. E é sobre elas que vamos falar aqui.

Imaginamos que seja válido explicar aos mais jovens, que não tiveram contato com esse tipo de cultura (como todos os membros da nossa equipe não tiveram). Fotonovelas são espécies de gibis, revistas em quadrinhos. Contudo, ao invés de desenhos, atores de carne e osso eram convidados para fazerem fotos. Trata-se de um grande representante da cultura do século XX.

Optamos por não reproduzir o conteúdo das fotonovelas na íntegra, por dois motivos. Primeiro, porque outros sites em homenagem a Roberto Carlos, de certa forma, já o fizeram. Além disso, não tivemos contato com os organizadores (ou ex organizadores) das revistas que publicaram as fotonovelas, para pedir autorização. Portanto, não publicaremos.

Trataremos, aqui, das fotonovelas em ordem cronológica. Senhoras e senhores, apertem os cintos!

• Assim Quis O Destino (1959)
No final dos anos 50, Roberto Carlos estava tentando fazer sucesso. E estava topando de tudo: foi até figurante em filme de cinema! E, também nesse tempo, aceitou fazer uma fotonovela. Publicada pela revista Sétimo Céu, em setembro de 1959, é a fotonovela mais conhecida da qual participou o cantor, pois, na época, ele era um mero desconhecido do público, e isso chama atenção, até hoje. Após a fama do Rei, ela foi republicada, em 1966, ainda pela Revista Sétimo Céu. A trama tem início quando um jovem milionário de nome Ricardo (Roberto Carlos) em uma de suas viagens, conhece, em uma festa de família, uma bela jovem chamada Liana (Ilka Monteiro), por quem se apaixona. Depois de muitos imprevistos, Ricardo acaba iniciando um romance com a amiga de Liana, a Rosinha (Mary Fontes). Curioso é que, ao final da fotonovela, Roberto Carlos beijou, na boca, a atriz que interpretava Rosinha, fato que poucas vezes repetiria artisticamente em sua carreira. Argumento: Mary Lee. Direção de fotografia: Victor Gomes.

• A Vida Gloriosa de Roberto Carlos
Em janeiro de 1967, a Sétimo Céu mais uma vez trouxe Roberto Carlos para as páginas de uma fotonovela. Mas dessa vez, segundo a própria revista, não era bem uma fotonovela... "Leitora amiga, é com prazer e orgulho que lhe entregamos (...) a vida gloriosa de Roberto Carlos. Não é uma fotonovela com o querido cantor (...), mas uma biografia pesquisada conscienciosamente entre os parentes mais próximos, os amigos mais íntimos, os companheiros e o próprio biografado" eram as palavras da primeira página da revista, que foi lançada em edição de luxo. Era, na verdade, uma fotonovela que contava a história de Roberto Carlos, desde os tempos de menino, em Cachoeiro do Itapemirim-ES, sua terra natal, até então (1967). Reportagem de Victor Gomes. Fotografias de Nelson Santos. Roberto interpretava a si mesmo.

• A Caminho Do Amor
Poucos fãs conhecem esta, que foi a 3ª fotonovela de nosso cantor. Roberto Carlos interpretava Brasinha, um rapaz que se apaixonou por uma moça, vivida por Débora Duarte. Depois de juntos, eles entravam em muitas disputas automobilísticas. Na história, Roberto se machucava, entrava em muitas confusões, e pilotava vários carros. Apesar de poucos dados acerca desta fotonovela, sabemos que foi publicada no Jornal Notícias Populares, em capítulos, do dia 6 de fevereiro ao dia 2 de junho. Texto e direção Hugo Cortez. Fotografia Ademar Gardiman.

Foto: Fred Jorge, Roberto Carlos e Mário Cafiero, amigos do Rei e funcionários da Revista Melodias
• O Natal Do Brasa
Nos anos 60, Roberto tinha um grande amigo, que, inclusive, aparece como compositor em sua obra: Fred Jorge. Fred trabalhava em uma revista, a Melodias, onde eram publicadas muitas fotonovelas. No final de 67, surgiu a oportunidade de fazer uma fotonovela com o Rei. Decidiu-se que seria um conto de Natal. Segundo pessoas que trabalharam na produção, foi uma coisa muito rápida: tudo foi fotografado em um dia, no apartamento de Roberto Carlos, que não quis sair de casa, para evitar o assédio das fãs. O enredo conta a história de um menino de 4 anos que tem o sonho de conhecer Roberto Carlos realizado. Detalhe curioso é que o nome do personagem do garoto é o mesmo nome dele na vida real, Samuel, e a mãe dele, na fotonovela, era mãe dele na vida real, dona Alzira. O Rei fez a fotonovela sem cobrar um centavo, por causa da amizade com Fred Jorge. Publicada na Revista Melodias nº 124, de janeiro de 1968. Direção Fred Jorge. Fotografia Nicanor Martinez.

Agradecimento especial: João Francisco (BA) e Júlio José (DF)

Próxima Matéria
Após uma mudança de planejamento, anunciamos que sexta-feira que vem, publicaremos matéria sobre a canção Coisa Bonita, com fotos, vídeos, a música, e curiosidades que, na certa, você ainda não sabe.

Ele está pra chegar...
Sábado, 14 de agosto de 2010 - 12:15
O show que reuniu os maiores nomes da música sertaneja chega, em breve, em DVD! O DVD traz as canções do Rei interpretados pelos convidados, e um final emocionante, digno de Roberto Carlos!

O anúncio está no site da gravadora do cantor, a Sony Music. Conforme havíamos anunciado, o DVD seria lançado ainda em agosto. Assim que estiver em pré-venda, o Blog RCB anunciará. Pode esperar.
Calhambeque que nada! Roberto Carlos compra Ferrari, diz jornal
O cantor teria comprado um possante vermelho da marca italiana.
Fonte : EGO
Quarta-Feira, 18 de agosto de 2010 - 20:40

Roberto Carlos ficou famoso por causa de seu calhambeque, mas, para seu dia-a-dia, o Rei optou por um veículo mais moderno. Segundo a coluna de Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", o cantor acaba de comprar uma Ferrari vermelha, abandonando sua mania pela cor azul e preferindo o estilo do amigo Erasmo Carlos, famoso pela música "Meu carro é vermelho".

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

3 comentários. Clique aqui para comentar!:

Vinícius Faustini disse...

É engraçado ver Roberto Carlos com cabelo de Exército fazendo figuração em telenovela antes da fama. Mal ele esperava que ia fazer fotonovelas no papel de... ROBERTO CARLOS!

A segunda fase das fotonovelas de RC parece mais questão comercial, pra valorizar o nome dele, associá-lo ao produto. E comprova que a superexposição da mídia na época da Jovem Guarda não era restrita à televisão.

BOA, JAMES!

Vinícius Faustini

Derbson Frota disse...

Curiosamente, em sua primeira fotonovela, "Assim quis o destino", apesar de desconhecido, Roberto atuou já como protagonista da história. Na segunda em diante, nosso rei já era o ídolo de nosso país, tornando a busca por essas produções uma constante entre os fãs!
Hoje, essas fotonovelas são "A menina dos olhos" de quem as tem!

Derbson Frota
Tianguá CE

Sonia Moscardi disse...

Hoje li este tema extraordinário e fiquei pensando o que escrever sobre o assunto... 1959 é o ano em que eu estava nascendo...! Veja, me fez voltar ao passado e não precisaria ser uma grande observadora para perceber que RC trilhou este brilhante caminho permanecendo cada vez mais lapidado com o passar dos anos.
Desejei escrever uma mensagem para o Blog, mas pensei...O que escrever?Que mensagem poderia enviar?
E de repente uma luz acendeu dentro do meu coração, e as palavras vieram rapidamente em forma de poesia.
Transformei imediatamente em texto e enviei minha mensagem :
Este espaço existe para que pessoas possam expressar opiniões, tornando-se assim um encontro sagrado, um intercâmbio envolvendo público e artista, e isso é um compromisso sério para com os fãs , e principalmente para o próprio Roberto que tem sua imagem imaculada e transparente durante décadas de sucesso ,com respeito pela humanidade mantendo seu caráter sublime, incontestável... num país onde poucos famosos conseguiram manter-se com tamanho brilhantismo ,postura impecável e compromissado com o respeito ao seu próximo por tantos anos. “Não é a- toa que ocupa lugar de destaque no meio em que atua”
Não posso deixar de expressar aqui minha admiração e respeito por este Blog, por este trabalho sem maquiagem, digno de nosso querido artista.
Acredito e “observo” que o público alvo aguardava por um canal de comunicação desse gênero, com transparência e personificado ao que envolve o tema Roberto Carlos.
É um compromisso que vai além de corpos físico, emocional e mental,mídia ou glamour, é um espaço onde o fã torna-se o espelho de cada próprio pensamento.
Conseguimos ver e sentir nos dirigentes do blog a verdade daquilo que os fãs desejam saber, com transparência e simplicidade... palavras ditadas com admiração e amor.
Um espaço onde permite-se a expressão da verdade sem rodeios e com respeito aos seus leitores !
Roberto ,vc merecia algo assim...Simples...Verdadeiro...
Respeitoso...um espaço onde DEUS tb pudesse entrar e falar contigo!


Recorda a canção :“Quando eu quero falar com Deus”, eu apenas falo!
Quando eu quero falar com Deus, às vezes me calo...

DEUS tb deseja falar contigo...SEMPRE OUÇA A VOZ DE SEU CORAÇÃO! É simplesmente aí que você o ouvirá... ”NO SEU CORAÇÃO"...como sempre foi...nada mudou...basta olhar para dentro de si e confirmar... “ QUANTA PAZ, QUANTA LUZ“...

“ É!!!...Muitos anos se passaram desde a primeira fotonovela...muitas situações se transformaram...nosso País cresceu e evoluiu... RC obviamente tb cresceu e evoluiu de geração em geração... Mas continua sendo o Cantor do coração brasileiro”

Abraço...Sonia Moscardi Oliveira