domingo, 23 de janeiro de 2011

Julio Iglesias - Série "Outras Celebridades"

Esta matéria contém :
. Julio Iglesias - Série "Outras Celebridades"
. Roberto Carlos recebe Troféu Samba de Primeira.
. Roberto Carlos e cantora mexicana Yuri podem fazer dueto no Chile.
. Morre ex-professora de Roberto Carlos.
. Beija-Flor ensaia na terra do Rei Roberto.

Olá Súditos!


Hoje, mais um domingo, o novo dia de atualizações deste blog, cá estamos para dar continuidade à Série "Outras Celebridades", que estamos promovendo neste janeiro de 2011, falando de artistas famosos, e de sua relação com Roberto Carlos, em uma espécie de continuação da Série Celebridades, que fizemos em 2007. Já falamos sobre Xuxa e Chitãozinho E Xororó, e hoje, chegou a vez do espanhol Julio Iglesias.

Um dado curioso do nosso blog é que já falamos sobre Julio na primeira edição desta série. Mais precisamente dia 18 de junho de 2007. Contudo, julgamos que ainda havia muito a falar sobre ele e sobre os encontros que sua carreira teve com a do Rei da Música Latina. Então, com vocês, Julio Iglesias!

Julio José Iglesias Puga De La Cueva nasceu dia 23 de setembro de 1943, em Madrid, capital da Espanha. Já foi jogador de futebol (jogou no Real Madrid de 1958 a 1963) e atualmente, é cantor e empresário. Ao lado de Roberto Carlos, Julio Iglesias é um dos artistas de maior sucesso no mercado latino.

As carreiras dos dois maiores ídolos latinos de todos os tempos se encontraram diversas vezes. Eles se conheceram no início dos anos 70, mas o primeiro encontro no palco, registrado aconteceu no ano de 1976. Naquele ano, o apresentador mexicano Raúl Velasco, que apresentava o programa Siempre En Domingo (no qual o Rei sempre se apresentava quando ia ao México), teve a ideia de fazer uma homenagem a Don Pedro Vargas, importante cantor mexicano, pelos seu aniversário de 70 anos: um programa transmitido ao vivo do Madison Square Garden, em Nova York, com a participação de grandes nomes da música latina. E Raúl decidiu convidar os dois maiores cantores da música latina naquela época: Roberto e Julio.

Foram dois domingos de homenagens. Em um deles, Julio encerrou o show. No outro, Roberto encerrou. No dia de Roberto, Julio subiu ao palco, e cantou, ao lado do Rei, La Distancia, canção do professor de amor do Brasil, lançada nos países hispânicos em 1973, se tornando um de seus maiores sucessos lá fora.

Julio disse que não sabia falar "brasileiro", e que ia tentar cantar em espanhol mesmo. Com um papel na mão, ele cantou ao lado do Rei, ali, no Madison Square Garden, em 1976. A foto deste momento, você confere ao lado. Uma captura da transmissão da Televisa.

Ainda no México, Roberto Carlos se encontraria com Julio Iglesias outras vezes. No mesmo programa, o Siempre En Domingo, em dezembro de 1989, durante outra homenagem a Pedro Vargas, desta vez, pela sua morte (em outubro do mesmo ano), os dois cantaram juntos a canção Solamente Una Vez, gravado por ambos, e também por Don Pedro. Antes de cantar, Roberto disse: "A Don Pedro, que estará sempre vivo em nosso coração". O vídeo, você vê clicando no Play.



Como artistas latinos super bem sucedidos, Roberto e Julio foram convidados várias vezes para projetos coletivos. Em uma matéria de 2009, do Projeto RC 50 Anos (que relembrou toda a carreira de Roberto Carlos em 50 matérias no nosso blog) falamos sobre todos os projetos coletivos dos quais ele participou. Dentre eles, o projeto Hermanos, com a canção Cantaré Cantarás, em 1985, e o projeto Voces Unidas para as Olimpíadas de Atlanta, em 1996, com a canção Puedes Llegar. Em ambos, Julio também participou.

Clique aqui para saber mais sobre estes projetos coletivos.

Em 1978, Julio gravaria, em alemão, a canção Sentado À Beira Do Caminho. No idioma da Alemanha, a canção ganhou o título de "Du Bist Die Sonne In Meinen Augen", que, traduzido literalmente para o português, significa "Você É O Sol Dos Meus Olhos". A faixa está inclusa no disco Und Das Meer Singt Sein Lied, lançado por Iglesias em 1978.

16 anos depois, em 1994, Julio gravaria também em português aquele que é, segundo o próprio Erasmo, o maior sucesso da parceria com Roberto. A versão de Julio Iglesias para Sentado À Beira Do Caminho em português foi inclusa no álbum Una Leyenda Viva, e você pode ouvir clicando no PLAY.



A aproximação dos dois era muito grande. A cada dia que passava, tanto Julio quanto Roberto faziam mais sucesso mundo afora. E isso fez com que, em 1987, o cantor espanhol fizesse uma proposta ao Rei do Brasil: a de gravarem um disco juntos. Roberto topou a ideia, e até falou sobre isso em várias entrevistas, como à Rede Globo e à Revista Manchete. Nesta última, disse RC: "O disco deve ser lançado mundialmente em março do ano que vem [1989]. É um disco de clássicos da canção popular, e eu e o Julio já estamos ouvindo milhares de canções. Vamos escolher 10 para esse trabalho. Além disso, ele poderá ter duas canções inéditas. Talvez uma do Erasmo e eu e outra escolhida pelo Julio. Tudo ainda depende muito, mas até o final do ano estaremos com tudo acertado."

Infelizmente, como é do conhecimento de todos, este disco nunca saiu. Mas quem sabe não saia qualquer dia? Tudo bem que o projeto já tem quase 25 anos, mas além dessa parceria não ter idade, muitas coisas que Roberto faz hoje, ele tinha planejado fazer há muito tempo atrás. Não custa nada sonhar, não é mesmo?

Além de tudo isso, Julio Iglesias é amigo pessoal de Roberto Carlos. Os dois têm uma amizade muito grande, a ponto do espanhol telefonar para o nosso Rei na época do falecimento de sua esposa, Maria Rita, em 1999, e conversar por mais de uma hora. Além disso, Iglesias já afirmou diversas vezes que é fã de Roberto Carlos, e que ele só não tem mais sucesso lá fora (apesar de já ser o artista latino de maior projeção mundial), por não investir mais na sua carreira em locais como a Europa, e no Oriente, coisa que Julio já faz há muito tempo.

Na época em que cogitaram fazer um disco juntos, inclusive, Iglesias recomendou a Roberto uma firma de publicidade americana, a Roger's & Cowan Inc, que cuidava da divulgação de muitos artistas famosos mundialmente, dentre eles o próprio Julio. Roberto chegou a trabalhar certo tempo com a firma.

Em 1991, na comemoração dos 50 anos de idade de Roberto Carlos, Julio disse que Roberto tem um fraseado natural na sua voz, quando canta, pelo qual é reconhecido em todo o mundo. "Quando se liga o rádio e ouve-se a voz de Roberto, imediatamente, todo mundo sabe que é o Roberto". Além disso, durante o documentário O Ídolo, uma homenagem a Roberto Carlos transmitida na TV dia 19 de abril de 1994, há outra declaração do cantor espanhol: "Roberto Carlos é o Rei. Eu sou apenas um príncipe. Ele sim, é o rei, o maior de todos."

O mais recente encontro de Julio Iglesias com Roberto Carlos aconteceu fora dos palcos: na festa de aniversário de 80 anos de Hebe Camargo, dia 8 de março de 2009. Não restam dúvidas de que essa dupla deu (e ainda vai dar) o que falar, não é mesmo?
Próxima Matéria
Próximo domingo estaremos de volta, com uma matéria sobre Jô Soares. Imperdível!



Gostaríamos de agradecer ao fã Fabiano Cavalcante por ter nos ajudado em alguns dados do dueto de Roberto e Julio em 1976. Muito obrigado!




Gostaríamos também de anunciar que hoje, dia 23 de janeiro de 2011, Pedro Mülbested (SC) está entrando para a Equipe do Blog RCB. Ele vai escrever resenhas de discos, e ajudar a equipe na cobertura de eventos ligados a Roberto Carlos, e em todas as outras dificuldades. Seja bem vindo, Pedro!


Roberto Carlos recebe Troféu Samba de Primeira
Ana Luiza - 25/01/2011 - 13:25hrs
Foto: EGO(RJ)

Ontem, dia 24 de janeiro, aconteceu a entrega do 25º Troféu Samba de Primeira. O evento foi realizado na casa de shows no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio.

Um dos homenageados foi nosso Rei, Roberto Carlos. O troféu foi entregue por Jorge Perlingeiro, apresentador do evento.


Foto: Ricardo Leal/PhotoRioNews

No palco, RC disse: "Tenho certeza que o desfile da Beija-Flor, na madrugada de Terça-Feira de Carnaval na Marquês de Sapucaí, no enredo em que serei homenageado, será a maior emoção da minha vida."

Nos bastidores do evento, Roberto Carlos também conversou com a porta-bandeira da Beija-Flor, Selminha Sorriso. "Disse a ele que nós o amamos muito, que a escola está muito confiante na conquista do título, e que tudo vai dar certo." disse Selminha ao Rei. "Já deu certo, Selminha. É nosso!" respondeu RC. Regina Casé, Jorge Aragão, Dario Conca e Zeca Pagodinho também tietaram o Rei.

Foto: Cleomir Tavares/divulgação
Dario Conca, jogador do Fluminense, disse ao site do Globo Esporte que realizou seu sonho de conhecer RC. "Admiro muito o Roberto Carlos, principalmente sua humildade. Não é a toa que é um verdadeiro rei. Foi muito emocionante para mim encontrar com ele, que tem uma energia diferente de todas as outras pessoas." disse o argentino.


Fotos: Felipe Assumpção e Alex Palarea / AgNews
Roberto Carlos e cantora mexicana Yuri podem fazer dueto no Chile

Ana Luiza - 25/01/2011 - 22:30hrs


Desde que o Blog RCB noticiou que RC ia ao festival de Viña 2011, muitos outros fã clubes e sites sobre o Rei tem investigado notícias sobre isso. E, claro, nós também. E foi assim que descobrimos que a cantora mexicana Yuri deve fazer um dueto com o Rei no festival.

Na Rádio Fórmula, do México, Yuri disse que fará show no mesmo dia que Roberto Carlos, no dia 21 de fevereiro, no festival Vinã del Mar. Ela disse também que ela e o Rei devem fazer um dueto inédito no mesmo dia.

Assim que o dueto for confirmado, nós do BlogRCB divulgaremos. Fiquem atentos!


Morre ex-professora de Roberto Carlos


BlogRCB - 26/01/2011 - 09:40hrs

Foto: Pedro Jr.

Na madrugada desta segunda-feira(24), morreu em Cachoeiro de Itapemirim,Elaine Manhães, aos 76 anos. O corpo foi enterrado na tarde do dia 24, no cemitério do bairro Coronel Borges, em Cachoeiro.

Elaine Manhães era professora de piano e dona do Conservatório de Música de Cachoeiro.
Foi no Conservatório que Roberto Carlos,ainda criança, teve aulas com a professora Elaine Manhães. O Rei foi o aluno mais ilustre que esteve no Conservatório de Música.

Nós do BlogRCB desejamos que dona Elaine descanse em paz, e fica aqui nosso pesar pelo falecimento de uma das pessoas mais marcantes na carreira e vida do nosso Rei.

BEIJA-FLOR ENSAIA NA TERRA DO REI ROBERTO

Folha do E.Santo - 28/01/2011
Publicado no BlogRCB - 28/01/2011 às 13:40

Foto : Folha do E.Santo

A escola de samba Bei­ja-Flor, de Nilópolis, realiza um ensaio aberto ao público, e fora de sua sede, para mostrar ao cachoeirense o enredo sobre a vida e car­reira de Roberto Carlos.

Neguinho da Beija-Flor vai cantar em Cachoeiro de Itapemirim-ES, no pró­ximo dia 11 de fevereiro, o samba-enredo em ho­menagem ao cantor Ro­berto Carlos que sua esco­la de samba vai defender na Sapucaí este ano.

O conhecido intérpre­te vem à cidade, acom­panhado por mestre-sala, porta-bandeira e músicos da bateria da agremiação carioca, para fazer um en­saio aberto em plena Li­nha Vermelha, a partir das 20h30.

A terra natal de Roberto Carlos, Cachoeiro é cita­da na letra do samba “A Simplicidade de um Rei” e será retratada no desfile Beija-Flor de Nilópo­lis. Para os cachoeirense será uma grande oportu­nidade de conhecer o tra­balho da agremiação azul e branco, do município fluminense, que destaca o filho ilustre de Cacho­eiro.

Além do samba dedica­do ao Rei, Neguinho da Beija-Flor também vai apresentar ao público al­gumas de suas composi­ções de sucesso.

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

2 comentários. Clique aqui para comentar!:

Everaldo Farias disse...

Zé,

Muito bom falar dessas estrelas. Eu também, em breve, falarei desse encontro mais que perfeito! Mas, você foi dez!

Se você me permite, até onde eu sei, a canção Sentado à beira do caminho foi gravada em português pelo Julio no início dos anos 70 e não em 94, como mencionado! Talvez a remasterização ou o lançamento em cd só tenha acontecido em 94.

Quanto ao disco que gravaríam juntos, o Julio fez o Romances ou Raizes em 89 que apresentava a ideia do que seria o disco dos dois. Talvez no Canciones que amo, do Roberto, também tenha algo que os dois gravariam, inclusive há canções que também estão presentes no Romances, do Julio.

Julio sempre ressaltou que sonha em gravar com Roberto. Em 2004, a Amaury Jr., Roberto falou que esse disco demoraria muito para estar pronto, o que deixaria o projeto meio inviável!

Mas, para fãs como eu, sonhamos com esse encontro ao menos em uma faixa de um disco ou quem sabe em um show como foi com o Pavarotti.

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Dulce Helena Pironi disse...

Obrigada James
Deus lhe abençoe por continuar a nos releembrar as lindas emoções que o nosso rei teve com outros astros

muito grata

Dulce