quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Projeto Emoções em Alto Mar 2014 - A COLETIVA


Olá Súditos!

Depois de trazermos todas as notícias sobre o embarque de Roberto Carlos, no Porto De Santos, estamos de volta para noticiar a coletiva de imprensa que aconteceu a bordo, na tarde do domingo, dia 9 de fevereiro, a bordo do MSC Preziosa. A despeito dos demais meios de comunicação, o Blog RCB optou por abordar a coletiva de uma maneira diferente: transcrevemos, aqui, todas as perguntas e respostas dadas na coletiva, além de trazermos cada detalhe, que não escapa aos olhos dos fãs.

O trabalho de transcrição foi realizado por Ana Luiza Machado, da equipe deste blog, e são dela, também, todas as fotos que ilustram essa matéria. A ela, fica aqui nosso aplauso. A matéria foi corrigida e supervisionada, como de costume, por James Lima.

Pela primeira vez, em 10 anos, o nosso Blog esteve a bordo do Projeto Emoções em Alto Mar. Estivemos na coletiva, e, além disso, fizemos uma pergunta a Roberto Carlos. O presidente de nosso Blog, James Lima, se dirigiu a Roberto, como você verá a seguir.
A coletiva foi apresentada por Luís Carlos Miele, amigo de longa data de Roberto Carlos. Miele, em um tom bastante humorístico, que já é sua marca, apresentou três novos projetos de Roberto Carlos. O primeiro: de um megashow em Las Vegas, no dia 6 de setembro. O show será nos moldes do apresentado em Jerusalém em 2011.
A segunda novidade foi o Collector's book "Roberto Carlos", da Editora Toriba. O livro, acompanhado de perto por Roberto Carlos, terá tiragem única de 3.000 exemplares, e é uma espécie de grande álbum de fotografias, entremeado com trechos de canções de Roberto. O lançamento oficial será em abril deste ano, mês do aniversário do Rei, e, daí então, este livro nunca mais será reeditado. Quem falou do projeto foi o presidente da editora, Pedro Sirotsky:
“Antes de falar dessa novidade, eu preciso dizer a vocês que vivendo mais uma nova experiência na minha vida, que é estar no Projeto Emoções em Alto Mar. Já vi vários shows do Roberto, estive em Jerusalém, mas o que eu estou vivenciando nessas 24 horas no navio, eu nunca tinha visto na minha vida. Essa energia de vocês, de fissura, de alegria e, sobretudo de paixão por um ídolo é algo impressionante.

Quando apresentei a ideia do livro ao empresário do Roberto, ele disse ‘esse é o tipo de projeto que o Roberto gosta de se envolver pessoalmente’ A intenção era lançar no natal de 2009, mas o Roberto é esse cara que vocês conhecem por essa característica, por esse conceito de detalhismo. Tudo que ele faz passa por sua sensibilidade pessoal, pelo seu talento, pela sua visão, pela sua intuição. E com isso o livro que seria lançado em 2009, será lançado aqui no Projeto Emoções em Alto Mar 2014. Foram cinco anos que valeram a pena, porque tivemos o privilégio de observar a visão do Roberto para cada uma das páginas desse livro. ” – disse o presidente da Toriba.
Ao terminar seu pronunciamento, Sirotsky abriu o livro, e mostrou ao público e jornalistas presentes algumas páginas, levando a plateia ao delírio.

A última novidade foi apresentada pelo presidente da Smiles, Leonel Andrade. A companhia de acúmulo de milhas aéreas anunciou, na ocasião, uma parceria inédita com Roberto Carlos. Nesse contrato, as milhas acumuladas com o programa poderão ser trocadas por ingressos de shows do Rei. Uma grande novidade para a empresa, que celebra com essa parceria inédita, 20 anos de sucesso.

Depois das apresentações, chega a vez do Rei subir ao palco e dar início à coletiva.
“Boa tarde a todos, que prazer estar aqui com vocês. Obrigado por esse carinho, por esse amor, essas coisas que eu digo no show e repito pra vocês sempre. Quero dizer que eu tô bem melhor do TOC, porque eu estou sentando numa cadeira roxa e não me avisaram nada. A próxima deve ser marrom (risos)” brincou o cantor.



 Confira todas as perguntas e respostas abaixo.

1 - Repórter: Roberto, você em 2006 falou em uma entrevista que estava pensando em volta a comer carne e em 2009 você voltou a falar no assunto. E agora, você está comendo carne?
RC: Estou. Em 2006 eu falei aquilo, mas não comecei a comer não. Depois em 2009 falei de novo e ai há pouco tempo comecei a comer carne.

2.   2 - Repórter: Qual seu real envolvimento com esse livro da Toriba que será lançado esse ano?
RC: Nesse livro meu envolvimento é total, trabalhei junto com o Carlos e toda a equipe dele. Esse livro eu estou muito empenhado nele, pode ter demorado muito, mas eu demoro mesmo pra entregar as coisas, às vezes em nem entrego, eu abandono né? Fico trabalhando, mexendo e opinando. Felizmente tenho um grande respeito das pessoas que trabalha comigo, que respeitam minhas opiniões e me dão outras opiniões também. A primeira vez que vi a ideia desse livro eu fiquei emocionado. O livro é muito bonito, acho que vocês vão gostar.

3.  3 - Repórter:  Nesses 10 anos do Projeto Emoções, queria saber o que você gosta de fazer quando você está no navio. E sobre o livro, o que te chamou atenção para participar desse projeto.
RC: Bom, vou começar pela segunda pergunta. Na verdade esse livro é um livro que retrata, é um livro de fotografias e não uma biografia. Realmente, esse livro eu acho que nem precisava da minha autorização ou qualquer coisa parecida, mas mesmo assim me perguntaram sobre todas as fotos e tudo que foi publicado ali. Tudo foi visto por mim e aprovado em conjunto. Então não tem nada a ver com uma biografia, mas mesmo assim ele (o presidente da Toriba) teve todo esse cuidado especial. Eu acho que é o melhor que todo mundo devia ter.

Sobre o que eu gosto de fazer no navio, eu gosto de tudo. Gosto de fazer meu show, de entrar no karaokê e entregar o prêmio pra quem venceu. Gosto de ir ao cassino (público brinca: 'que horas?'), enfim, da entrevista coletiva, de estar com vocês...
4.  4 - Repórter: Você sempre tem seu nome ligado a várias artistas, várias famosas. Essa relação amorosa que eles fazem te incomoda? E hoje, você está namorando?
     RC: Não me incomoda de jeito nenhum, às vezes até me envaidece algum comentário. Mas acontece que não é assim como dizem. E não, não estou namorando não...Namoraaaandoo, namoraaando não tô não.
     5 -  Repórter: Roberto, eu fiquei sabendo que  a Laura Muller (sexóloga do programa Altas Horas) está dando uma palestra aqui no navio. Se você vier a participar, você faria alguma pergunta sobre sexo?
RC: Olha, eu tenho um amigo que queria fazer umas perguntas....(risos). Claro que esse amigo sou eu mesmo né? Mas sim, vou sim fazer algumas perguntas, mas vou fazer pra ela.

6 6 - Repórter: Depois que passou o calor do momento da história das biografias, gostaria de saber sua opinião sobre essa questão.
RC: Acho que o grande problema da biografia é equilibrar o direto à privacidade e a liberdade de expressão, acho essas duas coisas importantíssimas. Mas é importante que isso seja solucionado de uma forma que uma não prejudique a outra né.  A liberdade de expressão é importante, mas o direto a privacidade também é uma coisa importante. É preciso uma solução que atenda às duas partes, esse é o ponto principal. Muitas coisas têm que ser analisadas nessa questão. Por exemplo, eu me considero dono da minha história, eu vivi minha história, eu criei a minha história. Ninguém criou a minha história, um biógrafo por melhor que seja, ele escreve o que eu vivi e não o que ele imagina estar criando. É uma criação minha, e o biográfo escreve aquilo que eu vivi. A minha história é minha propriedade.

7.  7 -  Repórter: O fã tem sempre aquela necessidade, uma avidez de ouvir uma nova música do Roberto. Em 2014 teremos o disco de inéditas?
RC: Esse ano eu pretendo mesmo lançar um disco de inéditas. Isso não quer dizer que seja totalmente de inéditas, porque qualquer disco que eu lançar terá ‘Esse Cara Sou Eu’ e mais alguma coisa que possa acontecer daqui pra frente. Sempre escolho uma canção pelo que ela me causa, tenho gravado muitos compositores e o importante quando eu gravo aquela canção é se eu sinto aquilo que a música está dizendo. Pra mim é muito importante acreditar naquilo que eu canto, porque não gosto de dizer uma coisa que não seja a minha verdade.

8.  8 - Pergunta do BlogRCB – Feita por James Lima: Em 1995 você lançou uma canção chamada Romântico e nessa letra você diz que o cara romântico é o cara que enxuga seu pranto quando você chora. Em 2012, quando você lançou Esse Cara Sou Eu, na letra também tem essa frase. Você lembrou quando você compôs? Você copiou?
RC (rindo): Sinceramente, não lembrei não. Mas depois realmente eu notei que tinha citado numa canção anterior, mas feita por mim mesmo, então fiquei à vontade. Já disse antes e como continuo com a mesma opinião posso dizer de novo. A canção é minha, a frase é minha, minha e do Erasmo. Afinal de contas, o cara de antes é o mesmo cara de agora, né?

     9 - Repórter: Como foi esse trabalho para lançar o novo CD Remix?
    RC: Na verdade isso não foi um trabalho meu. Foi um trabalho que os Djs fizeram esses arranjos que eu acho maravilhosos e totalmente diferentes dos que eu poderia imaginar para uma canção minha. Fiquei muito contente pelo trabalho, porque além de tudo tem uma roupagem totalmente nova, absolutamente jovem a essas músicas que já têm tanto tempo, antigas. E provavelmente vamos lançar mais um disco inteiro, com mais outras 5 músicas, de outros DJs.
    
   10 - Repórter: O que passou na sua cabeça, qual o sentimento que você teve ao ser homenageado duas vezes pelas escolas de samba Unidos do Cabuçu em 1987 e Beija-Flor em 2011?        
      RC:  Realmente é uma homenagem muito especial que você tem em um desfile de escola de samba. Uma coisa que a gente fica sem saber o que dizer, foi fantástico e eu fiquei emocionadíssimo quando fui convidado pela primeira vez e pode parecer que por eu ter tido essa grande emoção na primeira vez, eu não tenha tido essa mesmo emoção na segunda vez. Não, foi realmente uma grande emoção ser convidado pra ser tema da Beija-Flor. Foi um dos grande momentos da minha carreira. Estar ali na avenida sendo homenageado daquela forma, com um samba-enredo falando da gente, é uma coisa que não tem palavras pra dizer a emoção.

      11.   Repórter: O que você achou do beijo gay da novela?
RC: Achei que foi feito com muita elegância e não me chocou porque na verdade eu vejo as coisas com naturalidade. Acho que se os dois se amam, se beijam na boca. E os gays têm direito à essa alegria porque não fazem mal a ninguém.Todo ser humano merece esse direito à felicidade, às alegrias da vida. Pessoas que se amam se beijam na boca.
   
      12.   Repórter: Você já recebeu algum convite para sua história virar peça de teatro?
RC: Já ouvi falar nisso e existem algumas ideias sobre isso. Mas eu tenho pensado com cuidado e logicamente pode ser que eu tope uma parada dessas mas não sei exatamente quando vai acontecer. Eu pretendo escrever, já estou escrevendo minha biografia. Uma coisa que queria ter dito sobre as biografias é que ninguém vai contar minha história melhor do que eu, porque dizem que não vou dizer algumas coisas mas que não vou esconder, vou dizer tudo e ninguém vai contar as coisas que me aconteceram, que eu vivi, sofri, as alegrias e tristeza, mas principalmente as alegrias, ninguém vai dizer melhor do que eu. Então quem estiver pensando em escrever uma biografia minha, eu vou escrever e já comecei. E isso pode ser em seguida um filme ou um seriado e até uma peça de teatro.
   13.   Repórter: Como formador de opinião, gostaria de saber de você qual seu posicionamento frente às manifestações da forma que está acontecendo.
RC: Logicamente que o propósito  dessas manifestações a gente tem que respeitar, são propostas realmente relevantes e o triste disso é o vandalismo que está acontecendo junto. As manifestações são boas, bem intencionadas pra mudar muita coisa no nosso país. Mas alguma coisa deve ser feita pra acabar com esse vandalismo, essa violência, que prejudicam o propósito e a intenção dos manifestantes bem intencionados. As autoridades têm que tomar uma medida séria para que as pessoas não sofram essas consequências.

     14.   Repórter: Nesse tempo de facebook, instagram, whatsapp... qual sua relação com a tecnologia, com redes socias?
RC: A minha relação não é de um cara que vive em cima de um computador não. Eu olho, tenho meu site né. Olho pra ver o que está acontecendo, gosto de ler aquilo que estão dizendo, mas não sou aquele cara que fica duas três horas por dia na internet, não. Uso realmente para as minhas consultas, coisas que quero saber do mundo porque realmente é uma fonte de informação muito rápida e prática. É assim que eu vejo, não tenho muito tempo mas respeito quem faz, é legal.

15.   Repórter: Sobre o projeto em Las Vegas, gostaria de saber qual sua relação com a cidade. Também sobre o show na Itália, a ideia continua?
RC: Continua, depois de Las Vegas. A ideia de Las Vegas foi do Dody. Eu já estive lá umas duas ou três vezes vendo shows maravilhosos que acontecem lá. Realmente é uma coisa maravilhosa para um artista gravar em Las Vegas.

16.   Repórter: Sobre a biografia, você já escolheu alguém pra escrever e qual a previsão de lançamento?
RC(rindo): Calma, eu estou gravando e editando pra entregar a uma pessoa que realmente vai administrar, vai escrever numa linguagem apropriada, mas ainda não vou dizer quem. Isso tudo está começando agora, já escrevi até os meus 25 anos. Faltam mais dois terços (risos)

17.  Repórter: Como você se sente agora, completando 10 anos do Projeto Emoções em Alto Mar?
RC: Me sinto muito contente com tudo isso. Quando começamos a fazer esse projeto, pensava que faríamos durante cinco anos e, pra minha alegria, fiz agora o décimo ano. É uma coisa que eu adoro fazer, cada vez que eu saio do navio, eu olho e falo assim ‘caramba, estou voltando à realidade’, por isso aqui são quatro dias realmente de sonho mesmo. Aqui eu esqueço celular, problemas, pressões, datas, discos que eu tenho eu entregar. Nunca pensei que fosse tão bom antes de fazer e fazer 10 anos é  uma alegria que eu nem tenho como dizer com palavras. E sinceramente, eu aproveito tudo que faço aqui. Principalmente o clima de amor que existe nesse navio. Sinto que estou vivendo na mesma casa, no mesmo teto, só não dormimos na mesma cama né?
18.  Repórter: Você já fez algumas parcerias com cantores de funk e gostaria de saber se há algum projeto de um disco no ritmo do funk.
RC: Se eu pretendo fazer um disco de funk? O funk é um ritmo maravilhoso, que mexe realmente com as pessoas e tem uma pancada muito forte, contagia, não há quem não se mexa quando toca um funk, não precisa rebolar até o chão, mas mexe com a gente. A primeira vez que cantei funk foi com o MC Leozinho que foi uma experiência maravilhosa, a música é linda, é um funk melody. E quando fiz Furdúncio com o Erasmo fiz nesse formato, nesse ritmo. Mas isso não quer dizer que eu vá fazer um disco de funk.

19.  Repórter: Porque você não volta a tocar um Rock’n’roll?
RC: Eu sou apaixonado por rock. Enfim, eu acho uma música riquíssima e quem tem contribuído com umas coisas novas, som, arranjos novos. Sempre que gravo gosto de dar um toque de rock em algumas canções que faço, que admitem esses sons. De certa forma é uma balada com características conservadoras, com um aspecto mais moderno e mais jovem, Gosto da ideia de gravar um disco Rock’n’roll.

20.  Repórter: Nesse ponto da sua carreira, quais são seus sonhos?
RC: Olha, são muitos. A gente ficaria aqui muito tempo. Eu acho importante sonhar, eu sou um sonhador. E eu digo sempre que o grande sonhador sonha acordado né? Mas eu sempre falei de um sonho de fazer uma canção de amor que falasse do amor da melhor forma, da forma mais linda e mais lírica. Às vezes penso que já posso ter feito, mas se fiz quero fazer ainda mais. Esse é meu sonho. Fazer sempre mais do que eu já fiz. Eu tô tentando, eu chego lá.
21.  Repórter: Eu queria saber em que momento você se sente livre, uma pessoa totalmente distante de um ídolo que você é, e o que você faz. Recentemente numa entrevista, o Silvio Santos disse que lava louça. E você?
RC: Não tenho lavado louça não viu? (risos) Mas não tenho nenhum problema em fazer coisas comuns, naturais. Eu sei fazer todas essas coisas. Sei lavar roupa, louça, sei passar. No início da minha carreira eu viajava e precisava passar minha roupa pro show, porque não tinha pessoa pra fazer isto e eu fazia, tinha um ferrinho portátil.

22.  Repórter: Roberto, nós vemos muitos casos de maus tratos com os animas. Assim como você disse que ‘eu queria ser civilizado como os animas’ na música O progresso, você acha que estamos longe de ser civilizados como os animas?
RC: Esses maus tratos, realmente têm pessoas que não têm respeito pelos animais. Eu sou totalmente contra isso. Essas coisas que estão acontecendo ai, pessoas usando animais para testes, eu sou não sou a favor.
23.  Repórter: Qual a influência do rádio na sua carreira?
RC: Muito importante. O rádio é importantíssimo na minha carreira e acho que na carreira de qualquer artista, principalmente de música. É um trabalho de divulgação importante. Eu comecei minha carreira com meu disquinho embaixo do braço, indo de rádio em rádio pedindo pra tocar meu disco e sempre fui muito bem atendido, bem recebido pelos disc jockeys e discotecários, enfim, que me atenderam e me ajudaram muito na minha carreira. Eu acho que até hoje o rádio está sendo um fator importantíssimo na divulgação e informação e vai continuar assim. Hoje em dia com a televisão a gente pensou que o rádio não teria a importância que tinha e o rádio é tão forte que continua com a mesma importância que sempre teve e terá sempre. Eu agradeço muito ao rádio por tudo.
PERGUNTAS FEITAS PELO INSTAGRAM OFICIAL DE ROBERTO CARLOS
   1 - Fã: Qual seu sentimento em saber que um fã, no momento de subir ao altar há 10 anos, eternizou o momento com a canção “Como é grande o meu amor por você”?
RC: Bicho, pra mim é uma emoção muito grande. Eu gosto de saber que as pessoas usam minhas músicas em acontecimentos assim, principalmente em casamentos, que é a celebração do amor. Fico muito feliz, obrigado por ter usado minha canção no seu casamento.

2.  2 - Fã: Você gosta  de ser o comandante do seu coração ou gosta de ser comandado?
RC: Vou dizer um negócio que a música diz né. No amor um é o dono do outro, então essa questão de comandante, lógico que gosto de comandar. Sempre de acordo com o comando da pessoa que a gente ama. A gente não pode impor né, a gente tem que andar junto, comandar junto.

3 -  Fã: De todos os sonhos que você realizou qual você achou que seria impossível?
RC: Eu sempre digo que o impossível só demora um pouco mais. A gente luta e acaba conseguindo. Mas tem várias coisas realmente que não estão em nossas mãos, no esforço da gente. Quando achamos que uma coisa é impossível, temos que lutar pra ser possível e fim de papo.

4 - Fã: Roberto, quando você nos recebe no camarim você está sempre pé. Você tem medo de alguma fã mais assanhadinha sentar no seu colo?
RC: Imagina se eu tenho medo de alguma fã sentar no meu colo. Vai ser difícil é tirar do meu colo. Porque eu não vou deixar! (risos)

5 -  Fã (criança): Me conta o que você faz para as pessoas da minha geração gostem tanto de você e das suas músicas? Me conta o segredo.

RC: Não tem segredo meu amor. Eu faço aquilo que sei fazer, procuro fazer muito bem feito. Trabalho muito, gosto muito de trabalhar e eu sou o que sou não forço nada não. Enfim, só tenho a agradecer que os fãs tenham gostado daquilo que eu faço.

6.    6 - Fã: Como surgiu a música Detalhes e porque é sua preferida?

     RC: Detalhes é uma canção de amor, uma história que fala de uma pessoa, uma namorada que eu tive que me lembrei dela em um determinado momento e comecei a fazer a canção imaginando que uma história daquela poderia acontecer. Tem muito de verdade nela. É uma das canções que eu mais gosto do meu repertório, mas aí a inspiração vem, e a gente começa a trabalhar nela. Comecei a fazer a música sozinho e mostrei depois ao Erasmo pra continuarmos.

7.   7 - Fã: Roberto, você já sentiu vontade de voltar a cantar “Quero que vá tudo pro inferno”?
     RC: Já. Talvez esse ano. Muita gente tem reclamado ‘porque você não canta essa canção que foi tão importante na sua vida?’. Agora lutando contra o TOC quem sabe. Eu acho que logo logo eu vá cantar essa canção, ‘Eu quero que vá...” né?

8.     8 - Fã: O que você faz com os presentes que você recebe?
RC: Eu guardo todos os presentes que ganho. Eu tenho presentes, durante todos esses anos, em tudo quanto é lugar. Na minha casa, no meu estúdio, no meu apartamento em São Paulo. Enfim, eu tô pensando até em inventar um local pra colocar todos os presentes que eu ganho. Tenho muito respeito, muito carinho e muito amor por essas manifestações de amor que eu recebo através desses presentes. Estão guardados com muito carinho, em um lugar muito especial. Tem alguns na minha casa que eu vejo todos os dias e no meu estúdio também muitos que vejo todos os dias. Isso pra mim representa muito.

Final da coletiva, o Rei agradece a toda à imprensa pela coletiva.
“Obrigado. Espero que eu tenha respondido tudo que vocês esperavam, de forma clara. Aproveitem, divirtam-se e vivam esse sonho. Obrigado, um beijo pra todos. Eu amo vocês, obrigado!”
Próxima Matéria
Em breve, voltaremos com os detalhes e fotos do show! Imperdível!

Saiba mais
• Saiba tudo sobre o projeto emoções em alto mar 2014 clicando aqui.
• Saiba tudo o que aconteceu no embarque de Roberto Carlos no navio clicando aqui.
• Saiba tudo o que aconteceu na coletiva de imprensa, e leia todas as perguntas e respostas da entrevista, nesta matéria.
• Saiba tudo sobre o show no navio e a participação do Rei nos eventos a bordo: karaokê, show de Tom Cavalcante, e palestra da sexóloga Laura Muller, clicando aqui.


Roberto Carlos faz show no Recife em abril
Diário de Pernambuco - 13/02/2014 às 20:21
Ana Luiza Machado no BlogRCB - 13/02/2014 às 22:00



O cantor Roberto Carlos vem ao Recife no mês de abril para fazer um show no estádio do Arruda. A informação é da Luan Promoções & Eventos, responsável por trazer o Rei à cidade. Ele vai se apresentar no dia 12 de abril, dias antes de completar 73 anos (no dia 19). A ideia era fazer um show de aniversário, mas a data precisou ser antecipada em função do feriado da Semana Santa. 


De acordo com a Luan Promoções, o Rei manifestava interesse de fazer um show especial na capital pernambucana e já havia demonstrado Luiz Augusto Nóbrega, diretor da empresa e amigo do cantor. A cidade havia, por isso, sido propositadamente excluída da turnê anterior dele pelo Nordeste no ano passado. 

A pretensão dos organizadores é fazer um show diferente do apresentado pelo cantor nos últimos anos, com a mesma estrutura utilizada pelo ex-Beatle Paul McCartney em passagem pela cidade em 2012. A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, novo espaço para apresentações de porte internacional, teria sido preterida porque a Luan tem uma parceria com o estádio do Santa Cruz.

A pré-venda dos ingressos será entre os dias 18 e 22 de fevereiro - apenas para clientes Credicard, por meio do site www.ingressorapido.com.br, das lojas Esposende e do telefone (81) 4003-1222. Somente no dia 24, a comercialização dos tíquetes será estendida para o público em geral.

A plateia deverá ficar acomodada em cadeiras, no gramado, e nos anéis do Arruda. Haverá três zonas de ocupação: a parte azul, na dianteira, a amarela, no meio, e a branca, atrás. O local da arquibancada será dividido em plateia superior e inferior, com utilização das cadeiras cativas. Uma equipe da Luan Promoções e do staff do Rei Roberto Carlos fez uma vistoria, nesta tarde, no estádio José do Rêgo Maciel para verificar a estrutura do local. O último show dele no Recife ocorreu em dezembro de 2012.

3 comentários. Clique aqui para comentar!:

Anônimo disse...

Nesta entrevista Roberto confirmou que voltou a comer carne...Pra mim ele retrocedeu.Uma cantor que canta o amor tem composições lindíssimas em favor DA VIDA e da NATUREZA e que diz cantar tudo aquilo que ele viveu ou que acredita dá várias entrevistas dizendo que AMA OS ANIMAIS deixar de ser vegetariano pra mim é de uma incoerência revoltante.Quem ama os animais não mata e se come é conivente com a matança. A pecuária é a grande responsável pela degradação do planeta. Infelizmente em todos esses anos que acompanho Roberto e sempre o admirei como cantor e como homem, esta mudança de atitude foi uma grande decepção...Qualquer pessoa tem direito de escolher seu caminho em vários aspectos desde que não venda um produto na qual não acredita...decepcionadaaaaaa!!!

Anônimo disse...

Nesta entrevista Roberto confirmou que voltou a comer carne...Pra mim ele retrocedeu.Uma cantor que canta o amor tem composições lindíssimas em favor DA VIDA e da NATUREZA e que diz cantar tudo aquilo que ele viveu ou que acredita dá várias entrevistas dizendo que AMA OS ANIMAIS deixar de ser vegetariano pra mim é de uma incoerência revoltante.Quem ama os animais não mata e se come é conivente com a matança. A pecuária é a grande responsável pela degradação do planeta. Infelizmente em todos esses anos que acompanho Roberto e sempre o admirei como cantor e como homem, esta mudança de atitude foi uma grande decepção...Qualquer pessoa tem direito de escolher seu caminho em vários aspectos desde que não venda um produto na qual não acredita...decepcionadaaaaaa!!!

Anônimo disse...

Quem poder ir navegar com o REI que vá pois é uma emoção que nunca se esquece .Ali se esquece tudo se vive um momento lindo .Parabéns ROBERTO .