sexta-feira, 22 de maio de 2009

Análise De Discos III - 1984 (Coração)


Olá Súditos do Rei Roberto Carlos! Essa semana foi muito corrida aqui no RCB. James está enrolado, e terça feira me falou que essa análise teria de ser pra hoje. Normalmente demoro de 3 semanas a 2 meses pensando em cada música para analisar o disco. Tive 2 dias e meio. Normalmente escrevo a análise em 2 dias. Tive 4 horas pra escrever essa. Então perdoem qualquer erro e aproveitem a leitura!

Roberto Carlos continuou romântico como sempre neste disco, lançado em 1984, mas também flertou com a música country, ("O Caminhoneiro"), e fez uma linda versão de "And I Love Her (Eu Te Amo)", dos Beatles, que foi outro destaque desse trabalho.

O disco começa com a bela Coração, que nada mais é do que uma música que fala sobre o que Roberto e Erasmo fazem: canções de amor que acabam entrando em histórias de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Tudo isso entoado a uma linda declaração de amor.

Faixa 2, segue Eu E Ela, uma das poucas músicas de uma conotação mais sensual que não é de autoria da dupla Roberto Carlos &Erasmo Carlos, mas de Mauro Motta; Robson Jorge e Lincoln Olivetti. Roberto valoriza a letra com um interpretação leve e bonita, enquanto os arranjos da tranquila melodia ficaram por conta do coautor Lincoln Olivetti que assina várias arranjos do disco.

Seguimos com uma obra prima de Roberto e Erasmo, Aleluia. Uma linda 'pintura' que vai retratando todas as maravilhas do nosso mundo feitas por Deus e que estão debaixo de nossos narizes, e muitas vezes não percebemos. Destaque para o coro com americanos em sua formação, aonde fica possível perceber uns 'Haleluia'. Ficou bonito. Os arranjos ficaram por conta de Eduardo Lages (Base) e Charles Calello (Cordas e Metais)

Lua Nova é uma das músicas que estão meio perdidas na discografia de Roberto. Você não ouve ninguém falando dela. Uma pena. Com arranjos de Chiquinho de Morais (Base) e Artie Butler (Cordas e Metais), aparece um Roberto meio crooner. É uma música bem simples... Parece ser feita para se ouvir a dois em um jantar como música de fundo. E talvez, por essa 'especificação', não seja muito lembrada.

Chegamos em uma homenagem meio oculta desse disco. Cartas De Amor versão de Love Letters que é uma música famosa na voz de...
ELVIS PRESLEY! O que dá para perceber observando muitas músicas lançadas no fim da carreira do King of the Rock 'n' Roll, é que, sem saber, ele estava seguindo o mesmo caminho de seu súdito Roberto Carlos no Brasil (lembrando, RC é super fã de Elvis). Músicas como Love Letters, Love Me Tender, Unchained Melody (aquela que ficou famosa como tema do filme Ghost, e foi a última música que Elvis cantou em um palco) são muito românticas como as que o nosso Rei começou a fazer e a cantar a partir do final dos anos 60. Cartas De Amor (Love Letters) de Edward Helman e Victor Young, versão de Lourival Faissal, é pura, e até emociona corações partidos.

A poeira e a estrada entram no enredo da música número 6 do disco. Clássico instantâneo Caminhoneiro (Gentle On My Mind) foi executada 3.287 vezes no dia de seu lançamento, e é responsável por vários fios brancos nas cabeças de Roberto e Erasmo. Gentle On My Mind é uma famosa música gravada por Elvis Presley, como também por Frank Sinatra, Glen Campbell, Dean Martin, e outros. Acontece que em 84 Caminhoneiro não foi lançada como uma versão. E alguns anos depois algum representante de John Harford, entrou com o processo por plágio. Eu ouvi uma vez Gentle On My Mind cantada pelo autor John Harford. Achei muito diferente de Caminhoneiro. Ela é dançante, parece uma música de festa junina. As duas primeiras notas da introdução são parecidas. E Roberto começou a compor Caminhoneiro sentado no piano, tocando uma melodia que veio a cabeça, e que lembrou a velocidade.
Ouvindo Caminhoneiro, você entra mesmo no universo da boleia do caminhão. Quando a gente ouve parece que o tempo está passando mais devagar, e cada imagem descrita se forma com facilidade na mente. Está ai a abertura do Especial de 1984, com o clipe de Caminhoneiro, disponibilizado pelo nosso Blog, no YouTube.


Versão declarada mesma e feita pelo próprio Roberto, Eu Te Amo (And I Love Her), versão livre para um dos (muitos) sucessos dos Beatles, de Lennon e McCartney.
(Nota do autor: engraçado, quando meu pai tinha uns 19, 20 anos ele tinha esse LP do Roberto de 1984. Ele trocou ele por um álbum duplo dos Beatles [The Beatles 1967-1970 também conhecido como o Álbum Azul lançad0 em 1973]. Até um bom negócio pro meu pai que não é fã de Roberto, trocar 1 LP por 2. Só que roubaram o álbum dele. Se alguém tiver um Álbum Azul disponível queria dar de presente de dia dos pais pra ele. [Desculpe James, prometo que não vou interromper mais a matéria]). Nota do James: kkkk. Só o Diego mesmo.

Dizem que Paul McCartney iria gravar essa música com Roberto. Mas por falta de concordância em sua agendas, não aconteceu. A letra linda, os arranjos idem... Não tem como descrever a beleza de Eu Te Amo. Então mais um vídeo, também do especial de 84, qualidade não é das melhores, mas isso não é tão importante:


Sabores, é a seguinte e segue um estilo de música que esteve sempre presente nos anos 80, muito bonita, tem referências parecidas com as utilizadas em Coração, mas é diferente, fala de amor de uma maneira mais próxima. Pena algumas rimas bobas como 'hortelã' e 'colant', que quebraram a poesia da música de Mauro Motta e Claudio Rabello, na minha sincera opinião. Os arranjos, que me lembram alguma música do disco de 81 em inglês, já analisado por mim, são de Lincoln Olivetti.

As Mesmas Coisas de Maurico Duboc e Carlos Colla fecha, muito bem, esse grande disco de Roberto. Lembra um pouco a música Você de 1974, mas é mais longa. Falando do 'ontem' e do 'hoje' do casal, parece se encaixar em muitas histórias por aí da vida das pessoas. É o tipo de música que faz Roberto ser tão querido: Fala o que a gente, quer e/ou precisa ouvir. Sem comentários sobre os arranjos de Eduardo Lages.

Bem pessoal depois de muito suor e esforço, termina aqui essa análise.
Um abraço e até semana que vem com mais uma matéria muito show sobre RC.
Valeu!
Diego Bachini Lima
Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil
Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

Dia 31 de maio a Rede Globo irá transmitir o show Elas cantam Roberto em comemoração aos 50 anos de música do cantor. Depois do Fantástico, não perca !

Nossa próxima matéria irá ao ar no sábado (30 de maio) sobre o show Elas Cantam Roberto.

Pós escrito 1: Roberto Carlos estará presente, no dia 27/06, no programa Caldeirão do Huck, segundo o Jornal O Globo. A atração abrirá espaço para fãs que queiram cantar a canção Emoções junto à banda do cantor. A melhor apresentação em vídeo será escolhida para ir ao ar, e o cantor, para ir ao palco do Caldeirão. Em Breve, mais detalhes ! CONFIRMADO PELO SITE OFICIAL RC

Pós escrito 2: Show de Roberto Carlos em Jaguariúna é cancelado, diz TV Globo.
Tumulto no local do show deixou 4 mortos e 11 feridos.
A produção oficial do Rodeio de Jaguariúna se pronunciou sobre o assunto em seu Site Oficial. Leia, clicando
aqui.

Pós escrito 3: Roberto Carlos participará do seriado A Grande Família, e deverá gravar sua participação no dia 16 de junho. Além disso, pode ir ao Domingão do Faustão, dia 05 de julho, e ao Caldeirão do Huck, dia 27. Dentre os 3, apenas o último foi confirmado pelo Site Oficial RC.


Esta matéria pertence ao projetoProjeto RC 50 Anos • Blog *Roberto Carlos Braga* Leia mais sobre esse projeto clicando aqui.

5 comentários. Clique aqui para comentar!:

Vinícius Faustini disse...

Diego,

poxa, legal essa análise do disco-chave pra eu gostar de Roberto Carlos. Eu tinha 1 ano quando vi esse clipe do "Caminhoneiro". Meu pai tinha gravado o especial, e em vez de ver programas de TV da época eu vinha RC no caminhão.

Tem uma curiosidade sobre este disco. Roberto Carlos iria fazer o dueto com Paul McCartney na música "Eu te amo". Ele cantaria em português e o ex-Beatle a letra original de "And I love her". Infelizmente, não houve coincidência de agendas.

Abraços a você e ao enrolado do Piauí,

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.otempoeoplacar.blogspot.com

Ocenilda disse...

Parabéns pela excelente analise do disco do Rei de 1984 que tem "O caminhoneiro" como musica-chave do disco. Lamento também uma maior divulgaçao da cançao "Lua Nova" que é de uma poesia como so o Roberto mesmo sabe fazer. "Cartas de amor" e "Eu te amo" sao duas pérolas respectivamente do Presley e da dupla Lennon e McCartney que o Rei gravou e deu uma interpretaçao impar, sem comentarios. O que dizer das outras cançoes? "Eu e ela", maravilhosa! Em "Aleluia", o lado mistico e religioso do Rei dao asas à nossa fé e emoçao. "Sabores", "As mesmas coisas", "Coraçao" e "Caminhoneiro" so vem confirmar que Roberto Carlos, além do maior cantor do Brasil e, por que nao do mundo, de todos os tempos, é também o maior intérprete. A sua veia poética emerge e nos encanta em cada uma de suas interpretaçoes.
Parabéns, Diego, apesar do pouco tempo, a sua analise foi impecavel.
Um grande abraço para você e o James.

Ocenilda, Verviers - Bélgica

Cecilia Mendonza disse...

Hola que tal James:
¡¡¡¡¡Excelente el análise del disco de 1984!!!!! de Roberto Carlos,que bien realizado el trabajo de Diego Bachini apesar de que él comenta que tuvo muy poco tiempo.
Tanta información tan detallada y los videos tan lindos, a mi me gusta mucho esas dos canciones "Caminhoneiro" y "Eu te amo".
Estaré muy al pendiente de la próxima semana.
Un fuerte abrazo lleno de cariño!!!!!.

Rosario Mendonza disse...

Amigo James y equipo del blog:
Gracias Diego Bachini Lima, me gusto mucho tu análise del disco Coraçao y la información tan completa.
Gracias por los videos del Rey Roberto Carlos los disfrute mucho.
Simplemente felicidades por tan completa información.
Un saludo afectuoso de:
Rosario Mendoza

nelson disse...

OI QUERIDIDOS, VENHO PARABENIZAR PELO EXCELENTE TRABALHO DE ANÁLISE DESTE LINDO CD, NA ÉPOCA LEMBRANDO VINIL. TODAS MÚSICAS DESTE TRABALHO SÃO INÉSQUECIVEL. EM PARTICULAR ESTE ALBÚM ME TRAZ LEMBRANÇA DO MEU SAUDOSO IRMÃO, QUANDO EU COMPREI ESTE, ELE CHEGA EM CASA E BRINCA COMIGO, E FALA ASSIM: MAS VOCÊ SÓ SABE COMPRAR ROBERTO CARLOS. E EU DISSE SIM.(SINTO SAUDADES E TRISTEZA QUASE CHORO QUANDO LEMBRO.
PARÁBÉNS PELO LINDO TRABALHO AMIGO JAMES, E DIEGO.
ABRAÇOS AMIGO NELSON.