sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ibirapuera, 50 anos de idade (1991) - Série 'Quantos Momentos Bonitos'

Show em comemoração aos 50 anos de idade, no Ibirapuera, 1991 - Blog *Roberto Carlos Braga*Olá súditos !

Hoje, cá estamos, dando continuidade à Série Quantos Momentos Bonitos, que tem relembrado os mais emblemáticos shows de Roberto Carlos, em toda a sua carreira. E, depois de falar de muitos shows recentes, falaremos de um realizado em 1991, em comemoração aos 50 anos de idade de Roberto Carlos, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

E o dia 19 de abril de 1991, coincidiu de, justamente, ser uma sexta feira, dia de, além de visitar o Blog RCB, ver na TV Globo o programa Globo Repórter, que sempre trata de maneira bastante interessante sobre determinados temas. Pois bem, àquela sexta feira, aquele Globo Repórter foi dedicado a Roberto Carlos, mostrando suas origens, seus amigos, sua carreira, em um programa pra lá de especial ! Ao término do programa, o telespectador foi presenteado com parte do show que vamos comentar agora, transmitido ao vivo.

Show em comemoração aos 50 anos de idade, no Ibirapuera, 1991 - Blog *Roberto Carlos Braga*Na plateia, importantes celebridades, como a apresentadora Hebe Camargo, a cantora Wanderléa, Paulo Ricardo, Luciana Vendramini, Nair Bello, Roberta Miranda, a então ministra da economia, Zélia Cardoso de Mello, os cantores Ed Carlos e Jerry Adriani, da Jovem Guarda, o político Emílio Zuritta, Angélica, César Filho, os filhos de Roberto (Luciana é filmada várias vezes durante o show), entre outros. O show apresentado, dirigido por Ronaldo Bôscoli e Luís Carlos Miéle, era o emocionante Coração (1991), em sua primeira fase aquela que ainda não tinha o Robertinho Carlos (saiba mais lendo a matéria sobre o show Coração, clicando aqui.).

Antes do show, Roberto deu entrevista à jornalista Glória Maria, a quem disse que não tinha visto o Ibirapuera, mas já havia ouvido falar sobre. E ao ser perguntado sobre o que diria para os fãs nesta data, Roberto não pestanejou: "Eu diria 'muito obrigado'. Diria não, eu digo, 'obrigado'.

O show passeou por um repertório fantástico. Cenário, Se Você Disser Que Não Me Ama, Meu Ciúme, Outra Vez e Tolo estiveram na lista de canções interpretadas. E o histórico pout porri de Detalhes também esteve presente, levando o público ao delírio, em certos pontos.

Show em comemoração aos 50 anos de idade, no Ibirapuera, 1991 - Blog *Roberto Carlos Braga*Amante à moda antiga e Música Suave foram interpretadas em medley, mostrando um Roberto Carlos extremamente feliz, extremamente sorridente, e extremamente engraçado. "Posso dançar, com sua licença, com você, como no passado", foi um dos versos modificados pelo Rei lá mesmo, em cima do palco.

Depois dessa canção, diferentemente do que aconteceu no Show em comemoração aos 450 anos de São Paulo, Roberto fez uma demorada e divertida apresentação dos músicos, o que rendeu boas gargalhadas, tanto a ele quanto ao público.

Além Do Horizonte veio logo depois, seguida de Aquarela Do Brasil. "Quando a gente passa muito tempo lá fora, é que a gente começa realmente a saber o país que tem. E aí, quando a gente começa a cantar essa canção, quando a gente se surpreende cantando essa canção em todos os lugares... No carro, na rua, em casa, sei lá, no palco... Aí a gente começa a saber que realmente tá na hora de voltar, porque nenhum lugar é melhor pra um brasileiro viver que o próprio Brasil, e isso sem dúvida alguma", foi o depoimento do nosso Professor de Amor, antes do clássico de Ary Barroso. Depois, foi a vez de Café da manhã.

"As cores me fascinam, e todas elas são importantes pra mim. Tá certo que eu tenho minhas preferências, como todo mundo tem, né? Dá pra notar... {Olha para o terno, que é azul claro.} As cores tem estado sempre presentes em todas as canções que eu canto, de uma forma ou de outra. O azul, nas minha cenas mais íntimas. A violência no vermelho, que denuncia a matança das baleias. O verde... No verde eu mostro nas canções ecológicas". Este texto precedeu a canção Amazônia que esteve naquele mesmo arranjo do dueto com Chitãozinho e Xororó, no DVD Duetos.

Show em comemoração aos 50 anos de idade, no Ibirapuera, 1991 - Blog *Roberto Carlos Braga*Depois disso, uma indescritível apresentação de Quero Paz. Quem vê Roberto apresentando esse número não consegue ficar sem rir, do seu jeitinho de cantar, de ficar se mexendo e, até mesmo, de se manter em pé no palco ! Roberto parece estar cantando arrastadinho, o que torna o número hilário !


Pois bem, em seguida, Roberto Carlos faz um pout-porri meio desconexo, mas estupidamente bonito ! Amigo, As Curvas Da Estrada De Santos, Emoções e Ele Está Pra Chegar fizeram parte desse medley. Depois dessa última, o coral RC-3 começou a puxar Como é grande o meu amor por você, Pepe entrou no palco com um bolo de aniversário, e vários amigos (incluindo os famosos da plateia) subiram ao palco, para abraçar o amigo Roberto Carlos. O show encerrou-se com o instrumental de O Show Já Terminou.

Como já dito, o show trouxe um Rei muito engraçado, animado, e amigo dos fãs. "Eu quero que vocês saibam que cada um de vocês terá sempre um lugar, um espaço aqui {aponta o coração}, num lugar chamado Roberto. Qual seu número preferido deste show? Responda pelo comentário !

Fiquem de olho ! Próxima sexta, matéria sobre mais um show emocionante de Roberto Carlos !

Esta matéria pertence ao projeto
Projeto RC 50 Anos • Blog *Roberto Carlos Braga*
Leia mais sobre esse projeto clicando aqui.
James Lima e seus ingressosPós escrito 1: Já possuo, em minhas mãos, 4 ingressos (corresponde a uma mesa do setor B), que custaram 680 reais, para ver Roberto Carlos em Teresina, dia 08 de junho. Quem acompanha esse espaço, sabe o quanto esse homem me fascina, e o quanto gosto de ver um show dele. O Show será na segunda feira, mas na sexta, você já sabe onde encontrar aqueles detalhes que só fãs veem, né? Aqui mesmo, no Blog RCB !


Pós escrito 2: Roberto Carlos já encerrou o show que estava realizando, gratuitamente (o único gratuito da turnê) em comemoração aos 30 anos do Grupo RBS, em Florianópolis-SC. O Rei abandonou o novo terno perolizado e voltou ao velho azul, e foi destaque, ao vivo, no Jornal Nacional. O vídeo, você confere acima.

Pós escrito 3: Confirmado pelo Site Oficial RC ! O Show que reunirá as 20 maiores divas da canção Brasileira em torno da Obra de Roberto Carlos (Elas Cantam Roberto) transformar-se-á em DVD e será transmitido pela TV Globo. A lista dos nomes das cantoras também foi divulgada: Ana Carolina, Alcione, Adriana Calcanhoto, Celine Imbert, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Fernanda Abreu, Fafá de Belém, Hebe Camargo, Ivete Sangalo, Luiza Possi, Marília Pera, Marina Lima, Mart´nália, Nana Caymmi, Paula Toller, Rosemery, Sandy, Wanderléa e Zizi Possi. Roberto não sabe se encerrará o show com Emoções ou É Preciso Saber Viver, e fez a exigência de que as cantoras deixem os cabelos à mostra, e não presos.
Pós escrito 4: (20 de maio, 20:06) Confirmado pelo site oficial ! A Rede Globo irá transmitir no domingo, 31 de maio de 2009, após o Fantástico o show Elas cantam Roberto.

Pós escrito 5:
(22 de maio, 11:33) Diego Bachini Lima: Pessoal James está enrolado e terça-feira me pediu pra escrever uma análise de disco
pra hoje. Só que eu não tive tempo de terminar. Por isso se você está esperando a atualização de sexta, não se preocupe, vou terminar ela ainda hoje no máximo até 16:00.

6 comentários. Clique aqui para comentar!:

Vinícius Faustini disse...

Bicho, meu número preferido é a "forma diferente" de interpretar "Detalhes". As citações a "Não quero ver você triste", "Como é grande o meu amor por você", "Sentado à beira do caminho" e "Fera ferida" tornaram o número sensacional. Lindo show!

Abraços,

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.otempoeoplacar.blogspot.com

Cecilia Mendonza disse...

Hola que tal James.
Que fantastico resumen de "Ibirapuera,50anos de idade de Roberto Carlos",como cada viernes nos haces transportarnos a las emociones más lindas de la vida de Roberto Carlos.
Aquí no transmiten en ningun canal de televisión esos maravillosos programas, asi que no lo vi,pero al estar leyendo en tu blog hasta parece que lo estoy viendo.
gracias por toda la información y estaré muy al pendiente la semana próxima.
Un fuerte abrazo lleno de cariño.

Rosario Mendonza disse...

Amigo James y equipo del blog:
Gracias por las fotografias y toda la información,yo no he tenido la felicidad de ver ese especial. Todas las canciones me gustan mucho,gracias por la información tan completa.
Un saludo afectuoso de.
Rosario Mendoza

Ocenilda disse...

Parabéns, amigo James, por nos fazer recordar esses tantos momentos bonitos que o nosso Rei tem nos proporcionado durante todos esses 50 anos de carreira e o show dos 50 anos dele foi um momento inesquecivel e que ficou marcado para sempre em nossa memoria. O aniversariante foi o Rei, mas quem ganhou o maior presente fomos nos seus fans e suditos, como a cada ano de vida do Roberto Carlos. Longa vida ao Rei!
Um grande abraço.

Ocenilda, Verviers - Bélgica

Everaldo Farias disse...

James

Obrigado por seus comentários lá no blog e obrigado também por essa brilhante reportagem sobre esse evento histórico. Tomara que esse ano tenha algo assim!

A parte que mais gosto desse show é o medley Amante à moda antiga/Música Suave. O rei estava demais. Também parabéns pelas notícias atualíssimas!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Rafael Avena disse...

Olá Meu irmão james... por pouco não comento sobre essa materia hehehee

Esse show eh mto importante pra mim pois eh a 1ª lembrança q tenho de ter uma vontade mto grande de assistir e kerer gravar um show de ROberto Carlos lembro da expectativa de meu pai e isso me cativou e motivou a ser assim pelo resto da minha vida, sou sincero em dizer q naum me lembro de mta coisa pois tinha apenas 3 anos quase 4 faria dia 18 de maio então não me lembro de muita coisa, mas me lembro desse marco na minha vida, pois a partir desse show convenci meu pai a comprar um video cassete e gravei meu 1º especial gravado por mim mesmo q foi o de 1991. Então por isso dou tanta importancia para esse show,o q naum ker dizer q se não fosse ele eu naum sei seria fã do Rei, jamais, porém poderia ser q demorasse um pokinho mais, pq eu jah gostava, mas esse show teve algo a mais q eu naum sei dizer oq era mas soh a expectativa de ver e assistir de meu pai me fizeram entender o q eh esse MITO na Musica Popular Brasileira!!

Ah quanto ao número favorito, não posso dizer mta coisa, mas "teoricamente" foi esse pout pourri do final fikei super curioso de saber como eh!!

Abraçao James e parabens mais uma vez!!!

Fika com Deus