sábado, 26 de maio de 2007

Matéria especial - Show Em Miami

Meus amigos,

Muitas pessoas visitaram nosso blog na postagem passada, e isso me honra muito. Parei aqui a série Celebridades (na próxima postagem voltarei com uma homenagem a Regina Durte) pois tenho que falar do show do rei em Miami. Nos dias 24 e 25 de maio Roberto Carlos fez dois shows em Miami. Abaixo o repertório dos shows:

01 · Abertura
02 · Emociones
03 · Que será de ti
04 · Cama y mesa
05 · Detalles
06 · Desahogo
07 · Mujer Pequeña
08 · Mi cacharrito - com direito a calhambeque inflável no palco
09 · Acróstico - uma canção bastante aplaudida e inédita no mercado latino
10 · Aquarela do Brasil
11 · Propuesta
12 · Concavo y Convexo
13 · Insensatez
14 · El gato que está triste y azul
15 · Cavalgada - interpretada em português
16 · El dia que me quieras
17 · La distancia
18 · Amigo
19 · Jesus Cristo

Roberto Carlos ainda retornou, aplaudido de pé, para um bis de duas músicas.

20 · Amada amante
21 · Yo quiero apenas

RC participou ainda de uma coletiva de imprensa onde respondeu a maior parte das perguntas em espanhol.

Astros da música hispânica, como El Puma e El Buki, foram conferir show do brasileiro na quinta à noite no Ziff Ballet Opera House, que esteve lotado.

Nas primeiras filas, os colegas da música popular hispânica vieram prestar tributo. Reconhecidos pelo público, abraçam-se frente aos flashes o ator e cantor venezuelano José Luiz Rodríguez (conhecido como El Puma), e o cantor mexicano Marco Antonio Solís (conhecido como El Buki). Muitas câmeras para a gravação de um DVD, uma grua que passeia pelos camarotes, dezenas de fotógrafos. A platéia torna-se mais alvoroçada. "No te olvidamos, Roberto!", grita uma senhora lá dos camarotes.

Depois do tradicional pot-pourri de sua orquestra, às 20h30 da quinta-feira, 24, entra enfim no palco do Ziff Ballet Opera House, em Miami, o cantor brasileiro Roberto Carlos, após quase 10 anos de ausência do cenário internacional. Ele inicia o show com Emociones (versão em espanhol de Emoções), e segue com repertório totalmente dedicado aos hispânicos da platéia, que parecem maioria - colombianos, chilenos, argentinos, mexicanos, cubanos.

Seguem-se Cama y Mesa, Detalles, Desahogo, Mujer Pequeña, Mi Cacharrito (La carcachita). Roberto acompanha as letras no teleprompter, mas quase nunca erra - às vezes diz "nós", em vez de nosotros, e coisas menos graves. Repete as piadas que diz nos shows no Brasil, agora transcritas para o espanhol.

Quando canta O Calhambeque, em português, a parte da platéia composta de brasileiros inicia uma espécie de grito de emancipação, que prossegue durante outros números na língua natal: Insensatez (Tom Jobim) e Aquarela do Brasil (Ary Barroso).

Na parte "picante" do show, Roberto alterna canções de motel (Propuesta, Côncavo y Convexo) com a versão de Um gato em la Oscuridad. Para a mais safada dessa fase, ele retorna ao português, em Cavalgada. Depois, uma interpretação cortante de El día en que me quieras (Carlos Gardel/Le Pera).

Após interpretar Acróstico, ao piano, enquanto num telão acima de sua cabeça iam surgindo os versos da música (cujas iniciais formam a frase Maria Rita, Meu Amor), Roberto foi aplaudido de pé por todo o teatro, ainda não familiarizada com a canção que ele fez para homenagear a mulher, morta em 1999.

"Hey, hey, hey, Roberto é nosso rei!". O coro iniciou-se timidamente e logo tomou toda a audiência. Em seguida, os seguranças do sisudo teatro de ópera são instruídos a não reprimirem o ritual do final do show, quando Roberto atira rosas brancas e vermelhas para suas fãs mais extremadas, que saem das cadeiras. Roberto começa sua missa funk com Amigo, em espanhol, e emenda Jesus Cristo. Nessa altura, as fãs já tomaram todas as primeiras filas, engalfinhado-se pelas rosas. Ele ainda volta para dois bis, como Amada Amante e Yo Solo Quiero (Un Millón de Amigos).

O carioca William Chagas, já fora do teatro, lembra da última vez que Roberto teria vindo aos Estados Unidos. "Eu tinha acabado de chegar a Nova York. Ele cantou no Radio City Music Hall, e a brasileirada depois saiu reclamando que ele cantou tudo em espanhol. Hoje, pelo menos, cantou umas quatro em português", festeja Chagas. Em português, das 21 canções do repertório, Roberto cantou Aquarela do Brasil, Acróstico.

Ao final do show, no pequeno metrô de superfície de Miami, na linha Omni, duas senhoras de Goiânia conversam com uma garota de Rondonópolis, que viu Roberto pela primeira vez essa noite. A senhora de Goiânia, adotando um ar filosófico, diz à garota de Rondonópolis: "Quando a gente vê um teatro como esse, lotado, vê que as pessoas aqui vieram porque estão em busca do amor, uma coisa simples, mas que muita gente esquece de seu verdadeiro valor."

Há muitos outros valores em jogo. O cantor deve lançar seu novo DVD em setembro e fazer uma turnê pela América Latina a partir de março de 2008, na qual deve incluir Argentina, México e Chile.

É muito bom ver que nosso rei está ainda fazendo muito sucesso lá fora.

Comentem, pois na próxima postagem voltaremos com uma homenagem a Regina Duarte e, se possível, com a entrevista coletiva completa.

A música que vc está ouvindo agora é Emociones, versão em espanhol de emoções, e que abriu o show de Miami. Segue a letra...

Emociones (Emoções)
Roberto Carlos - Erasmo Carlos (versão: Luiz Gomez Escolar)

Cuando estoy aquí
Yo vivo este gran momento
Mirándote así
Tantas emociones siento

Son tantas ya vividas
Son momentos que no olvidaré
Detalles de una vida
Historias que aquí conté

Amigos yo gané
Tristezas yo sentí partiendo
Y a veces conseguí
Mi llanto disfrazar sonrriendo

Conozco el amor
Lo que me puede dar
A veces sufrí
Y no dejo de amar
Si lloré o si reí
Lo importante es que
Emociones viví

Son tantas ya vividas
Son momentos que no olvidaré
Detalles de una vida
Historias que aquí conté

Pero yo estoy aquí
Viviendo este gran momento
Estando frente a tí
Nuevas emociones siento

En paz con la vida
Siguiendo yo voy
Con fé y con amor
Optimista yo soy

Si lloré o si reí
Lo importante es que emociones viví.
Si lloré o si reí
Lo importante es que emociones viví.

Queria aproveitar a oportunidade e agradecer aos amigos que aqui registraram presença na postagem passada: Paula, Armindo, Jean Baptiste, Rosângela, Vinícius, Everaldo e Luci. Obrigado de coração.

Abraços,
James Lima
Teresina-PI-Brasil

4 comentários. Clique aqui para comentar!:

Rosângela Amorim disse...

Olá Mascote!
Seu flog ta muito legal! Gostei de saber que a Regina Duarte vai ser a próxima homenageada! Eu adoro ela!!!
Um abraço!

26/05/2007 - 17h20m

Vinícius Faustini disse...

Eu quero esse DVD! O regresso aos palcos estrangeiros foi muito emocionante. Segundo Eduardo Lages, o Roberto estava feliz como uma criança. Ele merece fazer um show perfeito como este, e faço votos de que algumas destas canções selecionadas - como "Cama e mesa" e "O côncavo e o convexo", além de "Aquarela do Brasil", venham para os shows daqui. Uma curiosidade: esse refrão em castelhano de "Emociones", RC traduziu para o português e cantou de improviso em seu especial de 1990. Ótimo pos

27/05/2007 - 12h03m

Vinícius Faustini disse...

Dá uma olhada no post novo, com a foto que você me cedeu.
Abraços!

29/05/2007 - 13h09m

Fabiano Cavalcante disse...

Continue mandando ver no flogão bicho.
Fabiano Cavalcante

29/05/2007 - 15h36m