segunda-feira, 3 de maio de 2010

Retrospectiva - Projeto RC 50 Anos


Olá súditos!

Hoje, sem dúvida, é um dia muito emocionante pra nós. Depois de todo esse tempo, encerramos o Projeto RC 50 Anos. Desde janeiro de 2009, o nosso Blog Roberto Carlos Braga se dedicou, exclusiva e exaustivamente, a relembrar toda a carreira de Roberto Carlos, para comemorar o marco dos 50 anos. Praticamente todas as matérias que foram publicadas no período, faziam alusão a algum fato ocorrido, relembravam com detalhes, ou tratavam de fazer análises.

O Projeto RC 50 Anos iniciou, como já dito, em janeiro de 2009. A primeira matéria a fazer parte dele foi sobre os especiais de fim de ano dos anos 1970. A matéria inaugurou a Série Momentos Que Eu Não Me Esqueci, que relembrou os especiais por décadas. Portanto, também falamos dos anos 1980, 1990 e 2000.

Em fevereiro, demos continuidade, falando sobre a história da canção Pra ser só minha mulher, e relembramos a homenagem da Unidos do Cabuçu a Roberto Carlos, no carnaval carioca de 1987.

Análises de discos também estiveram presentes no projeto. A primeira veio em março, sobre o disco em inglês de 1981. Relembramos as telenovelas que trouxeram Roberto como cantor ou compositor em sua trilha sonora, na matéria Roberto Carlos e as telenovelas, e também falamos dos filmes que o Rei participou.
Relembramos o Festival De San Remo, os cruzeiros Emoções em alto mar, e, no dia do aniversário do Rei, começamos a falar sobre os shows mais importantes de sua carreira. Demos destaque a "O Grande Encontro", show com Luciano Pavarotti, ao show em comemoração aos 450 anos de São Paulo, ao show que comemorou os 50 anos de idade do Rei, no Ibirapuera, em SP, ao show Elas Cantam Roberto, ao show Pra sempre no pacaembu, ao show En Vivo en Miami, ao show do Maracanã e ao show do Bondinho do pão de açúcar em 2002, além de falar sobre outros, que tivemos menos informações.

Nesse período, também falamos sobre As Mães Na Obra de RC, Os Pais Na Obra de RC, analisamos o disco de 1984, e contamos detalhes bem pequenos sobre o tempo em que RC trabalhava na Boate Plaza, no comecinho da carreira.

Falamos sobre os 44 anos da Jovem Guarda, e até mesmo sobre Teresina na obra de RC, a cidade sede do nosso blog. O disco Louco Por Você foi analisado em setembro. A única peça teatral da qual Roberto participou, transmitida pela Record, foi Os 3 Porquinhos. Roberto fazia o papel do Lobo Mau, e também falamos dessa peça aqui no blog.

Falamos dos discos ao vivo do Rei, e dos duetos memoráveis nacionais e internacionais. Falamos sobre Projetos Coletivos Solidários com Participação do Rei, e analisamos o disco Pra Sempre. Os antológicos shows na cidade Viña Del Mar, no Chile, também nos renderam uma matéria, assim como uma que bombou: Roberto Carlos em Lisboa (Portugal) em 1982.

Os programas de TV dos quais RC participou foram tema de uma matéria no início de dezembro. E entrando 2010, mais matéria ! A gente falou sobre os "Criança Esperança" que Roberto Carlos participou, e sobre a relação do Rei com o papa João Paulo II.

A discografia do cantor foi analisada rapidamente, a cada duas dácadas. Anos 50 e 60 e Anos 70 e 80.


Ufa! Quanta coisa ! Muito cansativo, mas muito emocionante. Esse foi o Projeto RC 50 Anos. O Projeto acaba aqui, mas o blog não!

Próxima Matéria
Sexta que vem estaremos de volta, falando sobre o show que Roberto Carlos fará no Peru, amanhã, dia 4 de maio.
Dia 4, o Rei volta à turnê, em um show, em Lima. Falaremos sobre o concerto, no Twitter (@BlogRCB), no dia seguinte, e faremos uma matéria sobre ele, que irá ao ar dia 7 de maio.

Pós-escrito: Essa semana, eu (James) tive uma emoção muito grande. Descobri que a foto de Roberto Carlos que ilustra a lata do panetone comemorativo de 50 anos e que promove a turnê internacional (portanto, uma foto escolhida a dedo pelo cantor) foi tirada em Teresina, minha cidade, e cidade sede deste blog. Gostaria de deixar registrado isso, e o tamanho da minha felicidade.

Roberto Carlos será tema do samba-enredo da Beija-Flor

Os carnavalescos Ubiratan Silva, Fran-Sérgio, Laíla e Alexandre Louzada durante encontro com Roberto Carlos
Foto: isaac ismar/Terra

Carnavalescos falam sobre escolha de Roberto Carlos para desfile

Foi batido o martelo. Roberto Carlos, o cantor mais popular do País, será homenageado no maior espetáculo da Terra: o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. E caberá à Beija-Flor de Nilópolis preparar a festa para o Rei, que completou 50 anos de carreira em 2009.

O título do enredo, A Simplicidade do Rei, também já foi definido e contou com a aprovação do astro. Roberto recebeu uma comitiva da agremiação, com a presença dos cinco carnavalescos responsáveis pelo desenvolvimento do tema, na última segunda-feira (3), em São Paulo. Na ocasião, os sambistas apresentaram a proposta de homenagem, que para surpresa deles foi aceita de imediato pelo cantor. "A ideia é homenagear o Roberto Carlos contando a sua vida e obra na Marquês de Sapucaí. Ele já sabia do interesse da Beija-Flor. Durante o encontro, o Roberto demonstrou interesse na história do enredo. Foi encantador, uma pessoa maravilhosa... Ficou lisonjeado e emocionado com a homenagem. Além disso, é torcedor da Beija-Flor", contou Fran-Sérgio, um dos carnavalescos.

No encontro de duas horas e meia, Roberto comentou que a admiração pela Beija-Flor vem de longa data, disse que pretende acompanhar os preparativos do desfile bem de perto, e não fez nenhum pedido ou exigência aos carnavalescos na criação do espetáculo.

Para o diretor de carnaval da azul-e-branca, Luís do Carmo Laíla, o aspecto mais marcante deste primeiro contato com Roberto Carlos foi a simplicidade. "O Roberto é de uma simplicidade que impressionou a todos da comissão. Ele disse que está à disposição da escola e que os carnavalescos podem ligar direto pra ele quando quiserem tirar alguma dúvida na hora de fazer a pesquisa do enredo. Em determinado momento da conversa, ele perguntou se a gente tinha certeza que a história dele daria um enredo que pudesse levar a escola a ser campeã. Foi a hora que todos nós ficamos sensibilizados", revelou Laíla, acrescentando que Roberto Carlos pediu que, se fosse possível, gostaria de estar presente à entrega da sinopse aos compositores do samba-enredo, que deve acontecer na segunda quinzena de junho, na quadra da escola, em Nilópolis, município da Baixada Fluminense.

Na conversa com os integrantes da comissão de carnaval Roberto Carlos afirmou que pretende compor um samba-exaltação para a escola. A confecção dos carros alegóricos e das cerca de quatro mil fantasias provavelmente será bancado pela Nestlé, podendo chegar a R$ 3 milhões em apoio financeiro. A fabricante de chocolates também patrocinou a turnê comemorativa que Roberto Carlos fez no ano passando, quando ele festejou em várias cidades do País os seus 50 anos de carreira. Se as negociações sobre essa questão financeira não avançarem, a escola de samba contará com a subvenção de seu patrono, o bicheiro Aniz Abraão David, mais conhecido como Anísio, fã do Rei e um dos principais incentivadores da ideia. O contraventor foi preso pela Polícia Federal na Operação Hurricane, em 2007, sob a acusação de ter comprado os jurados do carnaval carioca para que dessem boas notas à sua escola de samba.

A notícia de que Roberto Carlos virou enredo de escola de samba também foi confirmada por uma integrante da equipe do Rei. "O namoro da Beija-Flor com o Roberto é antigo. Ele sempre pensou se essa homenagem renderia um bom enredo para a escola. Agora que tudo foi fechado, o Roberto está muito feliz e deu a autorização para o enredo antes de seguir a turnê pela América Latina", revelou Léa Penteado.

Nesta terça-feira (4) Roberto viajou para Lima, no Peru, dando continuidade a apresentações pelo continente americano. Em breve ele fará shows na Guatemala, nos Estados Unidos e no Canadá.

Esta não será a primeira vez que Roberto Carlos será homenageado no Sambódromo. Em 1987, a Unidos do Cabuçu contou a história do cantor no carnaval, cujo enredo era "Roberto Carlos na Cidade da Fantasia".

Fonte : Terra

Roberto Carlos será enredo da Beija-Flor no carnaval 2011
Diretor de escola diz que Rei já compôs o refrão do samba.
Enredo vai falar da vida e dos 50 anos de carreira do cantor.


O cantor Roberto Carlos será o enredo da Beija-Flor no carnaval carioca de 2011. Após dois anos de negociação, os diretores da escola de samba de Nilópolis, na Baixada Fluminense, receberam o "sim" do Rei nesta terça-feira (4). A informação foi confirmada pela escola e pela assessoria de imprensa do cantor.

De acordo com Laíla, um dos diretores da Beija-Flor, Roberto Carlos está empolgado com a homenagem e até compôs um refrão. Em junho, a ala de compositores da escola vai receber a sinopse do enredo, batizado inicialmente de “A simplicidade de um Rei”. O objetivo é começar a escrever o samba ainda no primeiro semestre deste ano.

A aproximação de Roberto Carlos com a escola de Nilópolis é antiga. O cantor é amigo do intérprete Neguinho da Beija-Flor e já declarou ser fã da rainha de bateria, Raíssa. Até as cores da agremiação, o azul e o branco, são as preferidas do Rei. Um grupo de ritmistas e passistas da escola também acompanham Roberto Carlos no cruzeiro “Emoções em alto mar”.

A Beija-Flor espera conquistar mais um campeonato com o enredo sobre a vida e os 50 anos de carreira de Roberto Carlos. Uma empresa do ramo alimentício adiantou que vai doar R$ 3 milhões para a confecção das alegorias e fantasias.

Fonte : G1


Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

3 comentários. Clique aqui para comentar!:

mabel disse...

roberto todo lo mejor para esta noche a cielo abierto en peru...besossss tu fans mabel.

Aangelo.gabriel disse...

EETÁ ÓTIMO.QUEM NÃO É FÃ DO ROBERTO CARLOS? PENSO, SÃO POUCOS BRASILEIROS!ROBERTO VOCE É UM SHOW!

UM ABRAÇO DO AMIGO, GABREIL - COVER DO RC
RIO REAL BAHIA, 07/05/2010

miriam oliver disse...

Te amo roberto, vc é uma pessoa abençoada, simples, humilde, a imagem e semelhança de JESUS
JESUS te abençôe e sonhe todos os seus sonhos, e chova chuvas de bênçãos sobre vc
Mriam Oliver - santo andré sp