sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cantando na Boate Plaza...

Novidades no blog ! Saiba mais aqui !
Olá Súditos !

Hoje cá estamos para relembrar o primeiro momento da carreira de Roberto Carlos, como ele mesmo considera: o tempo em que o nosso Rei cantou na Boate Plaza, badalada boate nos anos 50.

Quando entrou no Plaza, em fevereiro de 1959, o cantor estava à procura de uma rádio que quisesse tê-lo como parte do casting. Além disso, estava atrás de uma gravadora, para lançar algo (Nota: em julho, ele lançaria pela Polydor o primeiro compacto, um 78 RPM com as canções João E Maria e Fora Do Tom). Mas como não poderia ficar parado, Roberto foi contratado para trabalhar na boate que se localizava no Beco Das Garrafas, no Rio, que tinha gente como João Donato e Vadico como pianistas.

Para sorte de Roberto Carlos, um de seus primos era gerente dessa badalada boate. Tratava-se de Amaral Ribeiro, que prometeu ao cantor que, ao surgir uma vaga, esta seria dele. Dito e feito, em fevereiro de 1959, Roberto Carlos começou a cantar naquele espaço influente, que recebia muita gente importante.

Roberto considera isso o seu início de carreira, porque foi quando ele começou a ganhar dinheiro com música. A trabalhar profissionalmente. Seu salário? Seis mil cruzeiros antigos mensais.


"O primeiro dia que cantei na boate Plaza foi inesquecível.
Aquilo foi uma felicidade, uma maravilha, eu me senti um profissional. Pra mim, que tinha vindo de Cachoeiro, cantar naquele nightclub de Copacabana foi um negócio sensacional", afirma o cantor. "Ali eu não podia cantar rock. Mas fiquei à vontade cantando da maneira que fazia em casa, muito parecido com João Gilberto".

O crooner que mais tarde se tornaria Rei se apresentava uniformizado de terno e gravata, e era acompanhado pelo conjunto Bola Sete ou pelo conjunto do pistonista Barriquinha, cujo pianista era João Donato.
"Donato é um bicho muito louco, e ele me incentivava muito, me explicava as coisas, dizia: "Você tem que balançar um pouco mais, tá legal, afinadi-nho, mas tem que ter mais balanço", lembra Roberto Carlos. Em algumas noites, Roberto Carlos cantou acompanhado pelo piano de Vadico, ex-parceiro de Noel Rosa, que na época também trabalhava na noite.

No Plaza, os shows eram divididos em duas partes: a nacional e a
internacional. A primeira ficava a cargo de Roberto Carlos e de sua colega, a cantora Geny Martins. Os dois faziam blocos de meia hora, alternadamente, aquecendo o público para a principal atração da boate Plaza, o saxofonista americano Booker Pittman, que conduzia a parte internacional do show. Mas ali nada era muito rígido e, às vezes, Roberto cantava acompanhado pelo Booker Pittman ou fazia a parte internacional quando era dia de folga do músico americano. Depois que começou a trabalhar na boate Plaza, Roberto Carlos perdeu um pouco o contato com o pessoal da Tijuca. O cantor chegava em casa sempre ao amanhecer e passava o dia dormindo, se recuperando para à noite estar em forma outra vez. Isso quando não saía percorrendo rádios e gravadoras durante o dia.

Dessa forma, era difícil ir até a esquina da Rua do Matoso.

Mas num dia de folga, ele se encontrou com Erasmo, e contou as novidades de que estava trabalhando no Plaza. Contou tudo: com quem cantava, quem o assistia...
Erasmo ouviu tudo maravilhado e revelou que também tinha novidades: embora continuasse vocalista dos Snakes (banda que lançaram depois do fim dos Sputniks), ele era agora um compositor, autor de letra e música, e não apenas de rock. E mostrou para o amigo um tema que tinha acabado de compor: Maria e o samba. "O meu coração/ obedece a uma voz/ Maria, meu bem/ e o samba também..."

Roberto Carlos elogiou, pediu para ele cantar outra vez e anotou a letra numa folha de papel. Ao final do encontro, disse para Erasmo aparecer qualquer noite lá no Plaza para ouvi-lo cantar seu samba. E ele aceitou o convite, enfrentando um problema: Roberto esqueceu de dizer que só entrava no Plaza quem ia de paletó, e Erasmo foi de camisa esporte! Roberto pediu o terno reserva do porteiro emprestado, para que Erasmo pudesse entrar.

Já lá dentro, Erasmo questionou sobre preços, e Roberto disse que ali o negócio era meio caro, mas que garantiria, por sua conta, uma cuba-libre, que ficaria por sua conta.

Roberto cantava e, nos intervalos, ia até a mesa do amigo, para conversar. Até que em um dado momento, o crooner cantou a música de Erasmo Carlos. "Maria E O Samba" foi a primeira música de Erasmo Carlos que Roberto Carlos cantou. "Puxa vida, ele ficou radiante de ouvir a musiquinha dele cantada ali no Plaza", lembra Roberto. "Eu chorava. Pô!, era o meu samba", afirma Erasmo. E como já estava mesmo tarde demais, Erasmo agradeceu ao amigo, devolveu o paletó ao porteiro e voltou para casa feliz da vida.

Outra visita importante que o Rei recebeu no Plaza foi a de Carlos Imperial, com quem percorria gravadoras e emissoras de rádio antes de entrar no Plaza, e que havia voltado dos Estados Unidos. Imperial viu a foto de Roberto Carlos em um cartaz, na porta da Boate Plaza
. Era pouco antes das dez horas e naquele momento Roberto Carlos estava num canto, fazendo um pequeno aquecimento da voz, se preparando para subir ao palco. Imperial chegou por trás e bateu-lhe nas costas. "Ô, meu filho, o que faz você aqui no Plaza? Vi seu retrato na porta. O que está acontecendo?" Roberto Carlos informou-o então que havia deixado o rock e que agora era um cantor de bossa nova. "O quê? Bossa nova?", espantouse Imperial, emitindo uma sonora gargalhada. Imperial sentou-se a uma mesa e ficou ali para ver e crer. Naquela noite, acompanhado pelo conjunto de Bola Sete, Roberto Carlos desfilou mais uma vez canções do repertório de Dolores Duran, Tito Madi e de Tom Jobim, principalmente aquelas do primeiro álbum de João Gilberto. "Eu gostei, achei muito bacana ele cantando bossa nova", afirma Imperial. E naquela noite mesmo, Imperial vislumbrou que aquele garoto que ele conhecera imitando Elvis Presley poderia muito bem se tornar um novo João Gilberto. "Tá na hora de você gravar um disco, rapaz", disse-lhe Imperial já se oferecendo para produzi-lo. Roberto Carlos ficou feliz com a proposta.

Mas é importante lembrar que o emprego de Roberto na Boate Plaza só durou 9 meses. Quando Amaral Ribeiro, seu primo, que era gerente da casa, foi demitido, Roberto foi demitido também, e passou a procurar outras boates, como a Boate Bolero, que era um cabaré onde, além de música, eram oferecidos shows de mulatas vedetes. RC cantava na abertura da casa antes das grandes atrações da noite. Depois de dois meses de trabalho, o cantor também perdeu esse emprego. Trabalhou em outras, como a OK. Mas não era o que ele queria.

Não fazia mal... Ele já tinha lançado o primeiro 78 RPM, e logo, logo estaria fazendo parte da CBS.

Alguém discorda que Roberto lutou pra caramba, pra chegar onde chegou ?

Próxima Matéria
À próxima sexta, voltaremos com uma interessante matéria sobre
os pais na obra de Roberto Carlos. Vai querer perder?

Pós Escrito: Como não há nenhuma foto de Roberto Carlos no palco da Boate Plaza, optamos por colocar fotos de Roberto Carlos em outros lugares, na mesma época que trabalhava lá. Temos uma foto da porta da Boate Plaza no acervo, mas por falta de tempo, não foi possível colocar. Nem a boate nem o hotel Plaza existem mais. Essa matéria deu um trabalho impressionante, viu? kkkk


Observação importante: A partir da presente data, o nosso repórter Rafael Avena passará a fazer parte, oficialmente, da nossa equipe RCB. Mais um se junta ao grupo, e desejo pra ele, em nome de todos os outros da equipe, toda a sorte do mundo nessa nova empreitada. Boa sorte, Rafinha !

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

Esta matéria pertence ao projetoProjeto RC 50 Anos • Blog *Roberto Carlos Braga* Leia mais sobre esse projeto clicando aqui.

Domínio Próprio: Mais uma conquista !

Hoje (31/07/2009), graças a Deus, entra no ar o nosso endereço www.robertocarlosbraga.com.br ! Bem mais fácil de memorizar, sem falar que é domínio próprio, e não mais do blogspot. Gostaria de agradecer imensamente ao apoio impressionante e à infindável paciência do meu amigo fã do Rei e também WebMaster, HenryRoss, que faz um blog lindo sobre o Rei, o RCI. Amigo, muito obrigado !

Um forte abraço a todos e, o antigo endereço continuará trazendo-vos para cá sempre ! Breve, breve, mais novidades !
Novo CD de Eduardo Lages já está pronto !

O maestro Eduardo Lages anunciou há pouco que seu CD novo, "Nossas Canções", já está pronto, e que será lançado no comecinho de setembro. Agradecido pela participação ativa dos fãs na escolha do título do CD e do repertório do álbum, o maestro declarou que não se preocupa com a venda. "Já vendí muito CD, não me preocupo mais com isso. Só quero que voces gostem dele. [do novo CD]". Eis o repertório completo do CD:

Além Do Horizonte
Outra Vez
O Portão
Não Se Esqueça De Mim
Nossa Canção
Negro Gato
Não Quero Ver Você Triste
Canzone Per Te (Sugerida por nosso presidente, James Lima)
O Tempo Vai Apagar
Falando Sério
Custe O Que Custar
Confissão

Esperemos ansiosos por mais um grande lançamento esse ano !

8 comentários. Clique aqui para comentar!:

Coxah disse...

Rapaz, belissima matéria!
É bom destacar esse início de carreira do Roberto, o quanto ele ralou pra chegar onde chegou, bem brasileiro mesmo.
Um tapa na cara de quem fala que é um "produto" da Globo.

Continue assim cara, seu blog é show, um dos melhores sobre Roberto Carlos!

Rafael Avena disse...

Meu irmão James parabens pela matéria na minha opinião a primeira q passa as emocoes vividas pelo Rei na Boate Plaza, que ninguem da midia dah mto valor a essa fase da carreira do Rei, e ele foi importantissima pois foi praticamente um "estágio" para ele se tornar Rei. Ali pela primeira vez Roberto fez um "show" soh seu e ae realmente sentiu q era isso o q keria pro resto da vida (Graças a Deus) parabens mesmo
E eu naum poderia de dizer aki q eh uma honra pra mim agora fazer parte deste site maravilhoso, mto obrigado por suas palavras naum soh agora mas desde q nos conhecemos, obrigado por sua amizade e pela oportunidade de poder conhecer mais esse cara q eh um Deus pra mim Roberto Carlos o q seria de minha vida sem ele e suas canções?? acho q naum saberia amar, nem ser amado, nem respeitar, nem o q eh natureza, o q eh a amazonia, o q eh o progresso, kem eh Jesus Cristo e Nossa Senhora, o q eh a Fé o q são Traumas, o q eh Amigo o q eh um Amor sem Limite, oq eh uma verdadeira Proposta, o qeh o Gosto de Tudo oq eh a cavalgada com duplo sentido, enfim, naum saberia nda da vida...

Obrigado mais uma vez meu irmao e parabens pela materia...

Abraços

Cecilia Mendonza disse...

Hola que tal James:
¡¡¡Felicidades como siempre la mejor información,reseñas y videos estan en tu blog!!!,y !!!Mil felicidades a Rafael Avena!!! por ser parte del oficial del
equipo RCB,!!!Bienvenido Rafael!!!.
Que Dios los siga iluminando y los colme de bendiciones.
¡¡¡¡¡¡Un fuerte abrazo lleno de cariño!!!!!.

Rosario Mendoza disse...

Amigo James y equipo del blog:
Gracias por toda la información del Rey Roberto Carlos y las fotografías.
Y felicito a Rafael Avena por pertenecer al equipo del blog del
Rey Roberto Carlos, es el mejor blog del mundo.
Que Dios los siga bendiciendo siempre.
Un saludo afectuoso de:
Rosario Mendoza

Everaldo Farias disse...

Cara, muito legal visitar esse início de carreira e parabéns pelas novas conquistas!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Wanderley Diaz disse...

bicho!
que materia importante, fico muito feliz ao ver que nosso Rei esta sendo lembrado desde os promordios de sua belissima (e dificil inicio de)carreira, isso se faz importante pra calar a boca daaquelas pessoas q acha q ele chegoou aonde chegou de maneira facil.Parabens de verdade.

Santana de Parnaiba-SP agosto de 2009

Unknown disse...

Cara, que matéria porreta! Parabens, aliás voce codus esse blog como ninguem, não podia ser outra pessoa, sou fã do Rei nasci na mesma cidade, gosto de ler tudo que vejo sobre ele, descobri esse blog por acaso e desde então sempre que posso do uma olhada pra ver as novidades, parabens que Deus te abençoe.
Cipriano morador em Embu Guaçu- São Paulo.

Unknown disse...

sem comentarios,tudo que se refere ao rei ROBERTO CARLOS e de grande valor para nossos ouvidos e nossa gente também.